Confira o 20 de fevereiro na História do Ceará, segundo o Arquivo Nirez:
- 1854 - Toma posse, como Presidente da Província, o conselheiro padre Vicente Pires da Mota, nomeado em 12 de janeiro de 1854. Foi o 20º presidente do Ceará.
- 1900 - O Decreto 3.602 passa para o encargo do Governo as obras do Porto do Ceará, que eram contratadas com a Ceará Harbour Corporation Limited. Era a construção do paredão de pedras com o viaduto separando-o da praia.
- 1913 - Fundado o Centro Médico Cearense, que se instala solenemente no dia 25/03 do mesmo ano, inspiração do Guilherme Chambly Studart (Barão de Studart). Funcionou em prédio na Rua Pedro I nº 997 e na Rua Sena Madureira nº 853. A primeira diretoria do Centro Médico Cearense foi composta por: Presidente - Barão de Studart; 1º Vice Presidente - Francisco de Paula Rodrigues; 2º Vice Presidente - João Marinho de Albuquerque Andrade; 3º Vice Presidente - Eduardo da Rocha Salgado (Eduardo Salgado); Secretário Geral - Manoel Teófilo Gaspar de Oliveira; 1º Secretário - Afonso de Pontes Medeiros; 2º Secretário - Rodolfo Bezerra de Menezes; Tesoureiro - Gentil Pedreira; Oradores - José Lino da Justa e Álvaro Otacílio Nogueira Fernandes (Álvaro Fernandes); Presidente Honorário - Rufino de Alencar Rodovalho.
- 1921 - Realiza-se em todo o País, eleições para senador e deputado, sendo os mais votados em Fortaleza João Tomé de Saboia para o senado e Hugo Carneiro para a câmara.
- 1928 - Grande incêndio em pleno carnaval destrói completamente três casas comerciais na Rua Floriano Peixoto, na Praça do Ferreira, as lojas A Capital, de Braga & Irmão, Estiva & Miudezas, de J. Leopoldino da Silva e Casa Germânia, de José Cabral Ribeiro.
- 1934 - O Museu Antropológico do Estado (atual Museu do Ceará) adquire, da Casa Boris, a cadeira em que desembarcaram o Conde D’Eu e o Núncio Dom Júlio Tonti, no porto de Fortaleza, quando era o molhe de desembarque.
- 1943 - Realiza-se, sob o patrocínio da Sociedade de Assistência aos Cegos, no Teatro José de Alencar, um recital do violonista cego Levino Albano da Conceição (Levino Conceição).
- 1945 - Morre, às 23h45, aos 64 anos de idade, no bairro Damas, vítima de derrame cerebral, o bacharel em Direito Manuel Sátiro, ex-deputado em 1934-1937. Era cearense de Jaguaruana, antiga União, nascido a três de maio de 1880. Hoje é nome de bairro em Fortaleza.
- 1946 - Morre, em acidente aviatório, no Rio de Janeiro, o capitão aviador Hugo Linhares Uruguai, que esteve servindo na Base Aérea de Fortaleza de 1941 a 1944, sendo transferido para a Capital Federal. Hoje existe na Aerolândia a Rua Capitão Uruguai em sua homenagem.
- 1952 - Festa pré-carnavalesca oficial com presença da Banda de Música do 23º Batalhão de Caçadores - 23BC e da Banda de Música da Polícia Militar do Ceará - PMC, doze blocos carnavalescos e, em palanque armado junto à Coluna da Hora, o prefeito Paulo Cabral de Araújo discursa fazendo entrega da chave simbólica da cidade ao Rei Momo Luís Cândido da Costa Filho (Luisão I e Único). Em agradecimento falou o jornalista Daniel Carneiro Job, o “Profeta da Cova”, secretário real de sua majestade. Do local seguiram para o Palácio da Luz onde os esperava o governador Raul Barbosa e o comandante da 10ª Região Militar, general Edgardino de Azevedo Pita e o Secretário de Polícia e Segurança Pública coronel Aldenor da Silva Maia (Aldenor Maia). Da sacada do Palácio novos discursos foram proferidos.
- 1953 - Transita por Fortaleza o brigadeiro Eduardo Gomes, em viagem de inspeção às Bases Aéreas do Nordeste.
- 1955 - Primeiro dia de carnaval, chega a Fortaleza a Orquestra de Ruy Rey, contratada para animar as festas do Sport Club Maguari.
- 1959 - Lançado à venda o livro A Praça do Ferreira, de autoria do escritor, professor e sociólogo Abelardo Fernando Montenegro (Abelardo Montenegro).
- 1962 - Morre, em Fortaleza, às 6h30, Jacob Elias Romcy, titular da firma Jacob Elias & Filhos. Era natural de Tripoli, na Síria. Iniciou abrindo a loja “A Capital” e depois o “Magazine Sucesso”. Foi sepultado no Cemitério de São João Batista.
- 1973 - Realiza-se o 1º vestibular da Universidade de Fortaleza-Unifor.
- 1973 - Assume o comando do 23º Batalhão de Caçadores - 23 BC, o tenente-coronel Flares Guedes Henriques de Araújo, em substituição ao major José Gerardo Farias, que respondia interinamente. O ato contou com a presença do governador César Cals de Oliveira Filho, do vice-governador Humberto Bezerra, do presidente da Assembleia, deputado José Adauto Bezerra de Menezes, e o do general Oscar Jansen Barroso, comandante da 10ª R.M.
- 1976 - A Capitania dos Portos do Ceará muda de comando quando assume o capitão de fragata Paulo Gustavo da Silva Castro Pinto, substituindo Yvancy Buarque Quintiliano, do mesmo posto.
- 1980 - Deixa o cargo de diretor do Centro de Ciências Agrárias, antiga Escola de Agronomia do Ceará o professor Antônio de Albuquerque Sousa Filho, sendo substituído pelo professor José Paiva Braga.
- 1981 - Grava depoimento para o Museu Cearense da Comunicação (Arquivo Nirez), entrevistado pelo pesquisador Jairo Severiano, o compositor Pedro Caetano, em sua residência, no Rio de Janeiro.
- 1981 - Toma posse no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o professor Manuel Lima Soares (Néo).
- 1982 - Inauguradas, as estações ferroviárias de São Miguel, antigo quilômetro 10, Conjunto Ceará e Jurema, nos bairros respectivos. 1989 - Suicida-se, às 17 horas, com um tiro no ouvido, aos 50 anos de idade, o jornalista Francisco Ezaclir Pereira, que assinava-se Ezaclir Aragão. Foi sepultado no Cemitério Parque da Paz.
- 1995 - Toma posse no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o professor Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes.
- 1999 - Morre, aos 72 anos de idade, o jornalista e professor Nemésio Dias Silva, vítima de parada cárdio-respiratória, na Casa de Saúde São Raimundo. Foi sepultado no dia 21 no Cemitério Parque Bom Jardim. 2002 - Entra em funcionamento, em Messejana, uma agência de trabalho da Delegacia Regional do Trabalho-DRT, onde serão prestados diversos serviços à população como, emissão de carteira de trabalho e habilitação do trabalhador ao seguro-desemprego. O atendimento ao público é feito por servidores da SER VI. treinados para desenvolver as suas novas atribuições e funcionários da DRT que irão prestar as orientações trabalhistas à população. Fica na Rua Santa Rosália, 27, em Messejana.
- 2002 - Morre, aos 72 anos de idade, vítima de complicações renais, na UTI do Hospital Cura D’Ars, o publicitário Guilherme Araújo Nogueira Filho (Guilherme Filho), ex-jogador de futebol, sendo sepultado no Cemitério Parque da Paz no dia seguinte. Era maranhense de São Luís, jogou na Seleção Paraense de Futebol antes de vir para o Ceará a convite da Seleção Cearense, onde se destacou pelo talento e disciplina.
- 2008 - Eclipse Lunar total ocorre, com início às 22h43, reunindo no Colégio Christus mais de 100 pessoas. O final é às 3h17 do dia seguinte, quando a Lua sai totalmente da penumbra. Segundo o astrônomo Saulo Machado, integrante do Clube de Astronomia de Fortaleza-Casf, o último eclipse lunar aconteceu em três de março do ano anterior. Entretanto, não foi possível visualizá-lo, já que no momento estava chovendo em Fortaleza.
- 2010 - Falece, no Hospital Israelita Albert Sabin, no Rio de Janeiro-RJ., com problemas renais, aos 91 anos de idade, um dos maiores juristas do País, o cearense José Maria Othon Sidou (José Maria Sidou), jornalista e doutor em Direito pela Faculdade de Direito do Recife. Fundou, em 1975, a Academia Brasileira de Letras Jurídicas e publicou cerca de 80 títulos relacionados com o mundo jurídico, além de escrever o Dicionário de Letras Jurídicas. Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, entre os anos de 1975 e 1987; também foi diretor-tesoureiro, presidente da Terceira Câmara da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Nascera em Fortaleza Era cearense de Fortaleza.
Comentários
Postar um comentário