Confira o Arquivo Nirez para 30 de janeiro na História de Fortaleza:
1912 - Em todo o Estado eleições para escolha de um senador e dez deputados federais.
1924 - Inaugura-se, às 18 horas, a Fábrica de Gelo Cristal, da firma J. Sidou & Companhia Ltda., proprietária do Restaurante Moderno na Rua Major Facundo, 230 (atual 604), na Praça do Ferreira, vizinho ao Cine Moderno. Ficou depois conhecida como Sorveteria Cristal ou Confeitaria Cristal.
1927 - Chega a Fortaleza, a bordo do navio “Bahia”, o ex-presidente do Ceará general Benjamin Liberato Barroso.
1928 - Nomeado para chefiar a delegação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o advogado Álvaro Bomílcar da Cunha.
1930 - No prédio da Associação dos Merceeiros são instaladas as Escolas Reunidas da Praça Gonçalves Ledo. Na ocasião falaram Moreira de Sousa, Helena Gomes de Matos e Leandro Lira. A Praça Gonçalves Ledo é a atual Praça do Carmo.
1938 - Sai a revista mensal Edificadora, ano I, nº 1, econômica, técnica e literária, editada pela Edificadora do Norte Ltda., com Redação na Rua Barão do Rio Branco, 235, com edição de 10 mil exemplares.
1939 - O ministro da Viação assina o Decreto 3.613 que autoriza a instalação do canteiro de obras do Porto do Mucuripe.
1942 - O dia amanheceu chuvoso e por várias vezes o sol tentou aparecer, mas foi coberto por nuvens de chuva. Após várias “tentativas”, por fim o sol apareceu nos céus e os presentes na Praça do Ferreira o saudaram com uma ruidosa vaia que ficou famosa. Ficou famosa porque foi noticiada em jornal (O Povo), mas o fato sempre aconteceu naquela praça em todos os períodos chuvosos. Neste sábado (30 de janeiro de 2021) o sol ainda não apareceu em Fortaleza que registra chuva desde cedinho.
1942 - Surge mais uma agremiação no carnaval cearense, Os piratas do Ar, contribuição do Aero Club do Ceará, o bloco é constituído por um grupo de senhoritas da nossa melhor sociedade e de animados foliões, ostenta uma fantasia original e possui todo um "infinito" de entusiasmo, vibração e Aerodinamismo.
1947 - Morre, em Fortaleza, o arquiteto Jacinto Gomes de Matos, presidente do Sindicato dos Construtores Civis.
1951 - Toma posse como presidente da República eleito pelo povo, Getúlio Vargas.
1954 - Inaugurados o Instituto de Previdência do Município-IPM e a Praça Nossa Senhora de Nazaré, comemorando o terceiro aniversário da administração de Paulo Cabral de Araújo.
1954 - Encerramento da Festa da Imprensa, oitava edição, organizada pela Associação Cearense de Imprensa-ACI, que todos os anos se realiza no Parque da Liberdade, para adquirir fundos destinados à construção da Casa do Jornalista. Uma das maiores atrações foi sem dúvida, o concurso para a escolha da Rainha da Imprensa, Concorreram ao pleito duas candidatas: senhorinhas Maria Mirza Alcântara e Maria da Glória Rocha Moura, vencendo a primeira.
1955 - Inaugurado, no Campo de Aviação, hoje Aerolândia, o Grupo Escolar Edite Braga, pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. Hoje denomina-se Escola de Ensino Fundamental Edite Braga, na Rua Capitão Vasconcelos 1.061, Aerolândia.
1962 - Assume o comando do 23º Batalhão de Caçadores-23BC, o coronel Adolfo Roca Dieguez, substituindo o coronel Luís Abner de Sousa Moreira.
1962 - Iniciada a demolição do Matadouro Modelo no bairro do Jardim América para no local ser construído o prédio do Ginásio Municipal que sairá da Praça do Carmo. Foi construído no local o Colégio Paulo VI.
1963 - Muda de comando, a Base Aérea de Fortaleza, entrando o tenente-coronel aviador Bertholino Joaquim Gonçalves Neto e saindo o coronel aviador Carlos Júlio Amaral da Cunha.
1965 - Instalação, em Fortaleza, do 1º Encontro dos Radioamadores do Norte e Nordeste do Brasil.
1966 - Morre, em Fortaleza, o farmacêutico Dionísio de Oliveira Torres, comerciante e proprietário de imóveis. Foi proprietário do sítio Estância Castelo, que loteado é hoje bairro com seu nome e do Laboratório Malvyl. Nascera em 18 de fevereiro de 1887 em Mossoró-RN.
1967 - Transitam nas linhas que lhes são destinadas, os sete ônibus elétricos adquiridos pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, em caráter experimental.
1967 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará-EAM o capitão de fragata Afrânio de Paiva Moreira, substituindo o capitão de corveta Mário Campos da Silveira.
1974 - Agraciado com a Medalha da Abolição, o marechal do ar Casemiro Montenegro Filho. A comenda é entregue pelo governador César Cals, na presença do ministro da Aeronáutica, tenente brigadeiro Joelmir Campos Araripe Macedo.
1975 - Instala-se no Centro de Convenções, a II Jornada de Neurologia e Neurocirurgia do Nordeste, em solenidade presidida pelo governador César Cals.
1985 - Assume a direção da Casa de Cultura Raimundo Cela a artista plástica Maria Quintela de Almeida, substituindo o artista plástico Rubens de Azevedo. Hoje chama-se Centro de Cultura Raimundo Cela.
1987 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza, o coronel-aviador Alfredo Severo Luzardo, substituindo João Carlos de Oliveira Castro, do mesmo posto.
1993 - Morre em Fortaleza o empresário José Pessoa de Araújo, sendo sepultado no dia seguinte no Cemitério Parque da Paz. Nascera em Taquara, Maranguape, a 24 de maio de 1919. Foi um dos fundadores da Rádio Uirapuru.
1994 - A modelo Mônica Matias é eleita Rainha do Carnaval Cearense na Barraca Cuca Legal na Praia do Futuro, ocasião em que foi anunciado o rei momo Djanir Pinheiro Landim.
1998 - A Companhia de Telecomunicações do Ceará-Teleceará é dividida em duas empresas independentes, a Teleceará e a Teleceará Celular.
1999 - Morre, em Fortaleza, aos 77 anos de idade, a Irmã Alice, que atuava no Padre Andrade e adjacências. Era pernambucana e chegou em Fortaleza em 1972, quando iniciou seus trabalhos de evangelização dos excluídos. Foi ela a responsável pela criação do Projeto Pequeno Mundo. Foi sepultada no Cemitério Parque da Paz.
2002 - Morre em Fortaleza o engenheiro agrônomo Inácio Ellery Barreira, cearense de Quixadá nascido a 26 de fevereiro de 1906.
2004 - Morre, em Fortaleza, o jogador de futebol Gerardo Ribeiro Maciel, que atuou no Ceará e Fortaleza.
2017 - Morre, aos 93 anos de idade, em Fortaleza, o bibliófilo João Carlos Neto, que foi por muitos anos dedicado funcionário do Departamento de Correios e Telégrafos-DCT era colecionador de moedas ou numismata além de possuir uma rara coleção de livros sobre o Ceará que organizou durante toda a vida e no Centenário da Academia Cearense de Letras-ACL, em 1994, organizou uma exposição com seus livros raros que em seguida doou para aquela instituição.
Comentários
Postar um comentário