Após tomar posse como prefeito de Fortaleza na Câmara Municipal, José Sarto (PDT) recebeu o cargo do agora ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) na noite desta sexta-feira (1), durante cerimônia de transmissão no Paço Municipal. Sarto voltou a afirmar que trabalhará pela redução de desigualdades e destacou Vacinação, retorno seguro às aulas e retomada econômica como prioridades. O vice-prefeito Élcio Batista (PSB) também participou do ato simbólico.
Sarto em entrevista coletiva revelou que pretende fazer uma reforma administrativa na Prefeitura aumentando para 23 secretarias, mas sem custo a mais para os cofres públicos.
Serão enviadas para Câmara Municipal mensagens em primeiro de fevereiro criando as secretarias de:
- Primeira Infância.
- Juventude.
- Proteção Animal.
Logo no início da cerimônia, o ex-prefeito Roberto Cláudio fez discurso de despedida em tom de gratidão e esperança, e entregou a faixa de prefeito a Sarto.
- Foi um privilégio ter sido prefeito da cidade em que cresci e nasci. Agradeço a cada cidadão, às comunidades, lideranças, colaboradores e secretários de uma gestão vanguardista, além da imprensa e das instituições da cidade”, disse Roberto Cláudio, mencionando ainda membros da família, o vice Moroni Torgan, o ex-governador Cid Gomes e o governador Camilo Santana.
Para Roberto Cláudio, a Capital cearense passa a ter como gestor um homem público de profunda responsabilidade à frente do desafio de liderar a cidade. “Fortaleza convocou o que há de melhor: experiência, liderança, sabedoria, inteligência e espírito público marcam a história de Sarto e marcarão, com toda certeza, o seu mandato. Ele usará todo o seu talento para fazer uma histórica gestão. Além de um vice-prefeito talentoso sério e muito criativo, o Élcio Batista”, destacou.
Após receber a faixa de prefeito, Sarto se pronunciou ressaltando o período histórico de crise no qual foi eleito pelos fortalezenses para exercer a gestão da cidade.
Diante desse cenário, o prefeito colocou como prioridades para a gestão garantir a vacina contra a Covid-19, o retorno seguro das aulas presenciais e a criação de crédito para capacitação de mulheres e jovens. “No primeiro dia do ano vou dar o melhor da minha experiência e olhar para quem mais precisa, para a periferia. Propiciar crédito, capacitação, garantir a saúde e sermos os primeiros a adquirir a vacina, oportunizá-la a todos e todas em Fortaleza. Vamos proteger, em primeiro lugar, a vida das pessoas”, finalizou.
Enfatizou que Fortaleza foi reconhecida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) como a capital que mais reduziu desigualdades, mas ainda há desafios a serem enfrentados.
- Tenho a missão de ter como norte a performance que o Roberto Cláudio teve e continuar a ajudar Fortaleza, uma cidade vanguardista, progressista e com muitas demandas. Nosso compromisso é traçar alternativas para oferecer à população segurança alimentar, qualidade de educação, acesso à saúde, condições de empregabilidade, e não é um desafio pequeno”, discursou Sarto.
Segundo Escalão - Sarto deve nomear os integrantes do Segundo Escalão na próxima semana. Os cargos ainda vagos são 17:
- Central de Licitações da Prefeitura de Fortaleza.
- Procon - Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor
- Coordenadoria de Fomento à Parceria Público Privada e Concessões
- Coordenadoria Especial de Programas Integrados
- Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental
- Instituto de Previdência do Município (IPM)
- Instituto de Pesos e Medidas (IPEM)
- Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova)
- Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci)
- Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh)
- Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (URBFor)
- Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor)
- Coordenadoria Especial de Participação Social
- Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas
- Coordenadoria Especial de Relações Internacionais e Federativas
- Coordenadoria de Comunicação Social
- Coordenadoria do Terceiro Setor e Instituições Religiosas.
Comentários
Postar um comentário