O Coronavírus matou neste sábado (23) à tarde, aos 62 anos, o ex-deputado estadual, ex-vereador constituinte de Caucaia, Ted Pontes.
28 de outubro de 1958 e, em 2021, completaria 63 anos de idade.
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), deputado estadual Fernando Santana (PT) e o prefeito de Caucaia, Vitor Valim (Pros) decretaram luto oficial de três dias.
A morte de Ted Pontes foi confirmada pelo ex-prefeito de Caucaia, Naumi Amorim (PSD).
Ted Luiz Rocha Pontes estava internado há 25 dias em estado grave no Hospital Antônio Prudente em Fortaleza.
Ted Pontes foi vereador constituinte de Caucaia, presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC) e eleito deputado estadual pelo PL em 1994 com 12.276 votos. Era torcedor do Fortaleza ardoroso e praticante de corrida de rua. Foi diretor do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace). Deixa viúva Germana Pontes. Empresário e pesquisador de Caucaia. Era de família de políticos de Caucaia: ex-prefeitos Juaci Pontes, Domingos Pontes e ex-deputado estadual Lianderson Pontes. Ele nasceu em Caucaia em 28 de outubro de 1958 e morreu em Fortaleza neste sábado (23 de janeiro de 2021).
Repercussão
- Vice-prefeito de Caucaia, Deuzinho Filho (Republicanos) - Perdemos um Grande Caucaiense TED PONTES... Neste momento me junto a seus familiares e amigos nesse momento de dor. Prefeito Vitor Valim decretará LUTO na cidade. Siga em Paz Grande Ted".
- Secretária de Desenvolvimento Social de Caucaia, Ana Natécia Campos de Oliveira:
- Carol Lucas - Amigo ex-vereador, ex-deputado grande professor e liderança da política de Caucaia. Que Deus possa lê receber na sua morada eterna! Meus sinceros sentimentos a toda Família Pontes"
- Jornalista Pedro Sampaio - Um dia de janeiro que nós Caucaienses somos marcados pela dor da saudade que fica, pela partida de Ted Pontes Ex Deputado Estadual e Vereador Constituinte de nossa Caucaia. Mais uma vida ceifada pela ação miserável do COVID-19. Confrade imortal Acadêmico da Academia de Letras e Artes de Caucaia (ALAC). A esse querido amigo que será inesquecível para nós, por seu carinho e incentivo ao nosso trabalho externarei sempre minha gratidão seu abraço e sorriso ficará conosco, já que você foi: "Ao Encontro do Pai". Lutou Caucaiense tão Guerreiro. E a sua luta encerrou-se hoje aqui. Foi encontrar, com Pai Herói, amigo verdadeiro. O Prefeito imortal, nosso amado Juaci. Ted herdou, do seu Pai grande legado. Abraçando a política com decência e amor. Honrou Caucaia como digno Deputado e Constituinte, foi nosso Vereador. Na nossa Alac um Confrade tão querido com seu Fardão jamais vai ser esquecido. Mesmo habitando, hoje em outra dimensão. Recebas Ted, nossas preces com carinho Te lembraremos por todos os caminhos. Pois viverás eternamente em cada CORAÇÃO".
- Jornalista Cláudio Teran - Ele estava internado desde dezembro passado em estado grave, em um hospital particular de Fortaleza. A COVID 19 levou Ted Rocha Pontes neste sábado (23). Ex-vereador de Caucaia, e ex-deputado estadual, Ted era uma figura afável e muito conhecida do mundo político, torcedor do Fortaleza, e habilidoso articulador. Eu o conheci nos corredores da Assembleia Legislativa, e sempre era agradável ouvi-lo pois Ted, além de bom de copo e de papo, sabia das coisas, e sempre fazia suas colocações em tom calmo, irônico e fundamentado. Não cobri o período em que ele foi deputado, mas Ted dizia que a política era sempre a mesma, adaptada e de acordo com o tempo presente, afirmava. "E nunca muda", perguntei certa vez. "Muda sim" disse ele, "muda sempre para pior, e consertar depois dá um trabalho que leva tempo e nunca é reconhecido". Além dos familiares, Ted Pontes deixa os muitos amigos que colecionou em vida, por seu estilo agregador. Que Deus o acolha...
- Jornalista Luzenor Oliveira - A política do Ceará está de luto com a morte, neste sábado, do ex-deputado estadual Ted Pontes que, nos anos 90, ganhou destaque na atuação parlamentar ao comandar a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa. Ted é mais uma vítima fatal da Covid-19. O mandato de Ted, como presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, foi marcado pelo lançamento do Tele Denúncia na gestão do então presidente Luiz Pontes (PSDB) e pelas investigações sobre a chamada máfia do seguro obrigatório. O Tele Denúncia – uma linha direta para os consumidores que se sentiam lesados em seus direitos, atraiu queixas de homens e mulheres do Interior do Estado e da Grande Fortaleza que encontravam no serviço uma porta aberta para ver injustiças corrigidas e os seus direitos assegurados. O canal de denúncias contribuiu para a descoberta de um esquema de desvio de dinheiro do seguro obrigatório – benefício que era pago a familiares que tinham parentes vítimas em acidentes de trânsito. O dinheiro nem sempre chegava ao bolso dos seus verdadeiros donos e acabava sendo desviado por atravessadores. As queixas sobre o desvio do seguro obrigatório – o DPVAT, feitas pelo Tele Denúncia, chegaram à Polícia Civil, ao Ministério Público Estadual e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), foram transformadas em inquéritos e, em muitos casos, obrigaram advogados a devolverem o dinheiro do seguro obrigatório para as famílias das vítimas de trânsito. Todo esse trabalho foi realizado nos dois anos do mandato de Ted Pontes como presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa. Filho do ex-prefeito de Caucaia, Juaci Pontes, Ted herdou do pai a veia política, sendo vereador e presidente da Câmara Municipal. Prefeito nos anos 70, Juaci foi assassinado no dia 5 de abril de 1981. Ted conquistou dois mandatos de vereador o – primeiro mandato em 1982, e o segundo, com a maior votação nas eleições de 1988. Dois anos depois, elegeu-se, pelo Partido Liberal, à Assembleia Legislativa, com apenas 6.349 votos – a menor votação entre os 46 parlamentares eleitos. O PL elegeu, também, naquela eleição, o médico Fernando Hugo, que somou 7.766 votos. Em 1994, Ted se reelegeu com 12.276 votos – quase o dobro do número de votos da eleição anterior. A disputa acirrada e os altos custos da campanha o fizeram desistir da corrida pela reeleição em 1998. Decidido a se afastar da vida parlamentar, Ted, então presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, passou a trabalhar pela pré-candidatura do então presidente da Assembleia Legislativa, Luiz Pontes, ao Senado. Com esse gesto, Ted criou uma agenda para todas as ações com visibilidade na Comissão de Defesa do Consumidor serem capitalizadas por Luiz Pontes. O gesto ajudou a caminhada do então presidente da Assembleia Legislativa que, em 1998, conquistou a cadeira de senador pelo PSDB.
- Caucaia Esporte Clube vem a público lamentar a morte do ex-deputado Ted Pontes, político, filho de Caucaia e um dos sócios e co-fundadores do clube. Em inúmeras ocasiões, Ted Pontes se fez presente, de maneira ativa nos primeiros anos de fundação da Raposa Metropolitana. Assim, desejamos os nossos mais sinceros sentimentos à família e aos amigos de Ted Pontes. O diretor executivo do Caucaia, Roberto Gois, declarou luto oficial e já solicitou junto à Federação Cearense de Futebol uma homenagem póstuma na partida desta segunda-feira (24), diante do Campo Grande, pela Taça Fares Lopes, no Estádio Raimundo Oliveira.
Comentários
Postar um comentário