A Universidade Federal do Ceará (UFC) é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Nasceu como resultado de um amplo movimento de opinião pública. Foi criada pela Lei 2.373, em 16 de dezembro de 1954, completando nesta quarta-feira (16) 66 anos. A UFC foi instalada em 25 de junho de 1955.
No início, sob a direção de seu fundador, Prof. Antônio Martins Filho, era constituída pela Escola de Agronomia, Faculdade de Direito, Faculdade de Medicina e Faculdade de Farmácia e Odontologia.
Sediada em Fortaleza, Capital do Estado, a UFC é um braço do sistema do Ensino Superior do Ceará e sua atuação tem por base todo o território cearense, de forma a atender às diferentes escalas de exigências da sociedade.
A Universidade é composta de sete campi, denominados Campus do Benfica, Campus do Pici e Campus do Porangabuçu, todos localizados no município de Fortaleza (sede da UFC), além do Campus de Sobral, Campus de Quixadá, Campus de Crateús e Campus de Russas.
A Universidade Federal do Ceará, que há 66 anos mantém o compromisso de servir à região, sem esquecer o caráter universal de sua produção, chega hoje com praticamente todas as áreas do conhecimento representadas em seus campi.
Eunício Oliveira - O presidente de MDB-Ceará, há 66 anos, nascia a Universidade Federal do Ceará, que ao longo desse período se consolidou como a melhor universidade pública do Norte e Nordeste. Parabéns a todos aqueles que construíram e constroem essa linda história de educação, ciência, pesquisa e inclusão. São milhares de profissionais formados anualmente, além de pesquisadores extremamente qualificados. Vida longa à universidade pública, gratuita e de qualidade!
Comentários
Postar um comentário