A Prefeitura Municipal de Fortaleza segue estimulando o protagonismo da juventude da Capital. Respeitando as orientações sanitárias previstas em decreto, o prefeito Roberto Cláudio entregou, nesta quarta-feira (16), o quarto Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) da Cidade. O equipamento, instalado no bairro José Walter, promoverá formação cultural e inclusão social por meio de práticas esportivas e cursos em diversos campos.
- Os jovens precisam de oportunidades para fazer florescer os seus talentos. Isso demanda espaço, estrutura, apoio e pessoas qualificadas para descobrir, aprimorar e valorizar esses potenciais. O Cuca cumpre esse papel. Situado em área central, além do José Walter, serão contempladas as comunidades próximas, como Cidade Jardim, Planalto Ayrton Senna, Passaré e Parque Dois Irmãos”, introduziu o Prefeito durante visita simbólica ao equipamento, realizada de forma restrita para evitar aglomerações.
Construído em área superior a 8 mil metros quadrados, o ambiente irá democratizar a ocupação do espaço público pela população. Piscinas, teatros, salas de artes marciais, skatepark, coworking, biblioteca, banheiros e copas compõem a organização estrutural do prédio recém-entregue. A formação de novos talentos conta com anfiteatro e ambientes audiovisuais e artísticos.
Já as práticas esportivas, realizadas em Areninha, quadra coberta, piscinas cobertas bicicross e campo de areia, estão ampliadas, ainda, pela implantação do CrossCuca, adequado à prática de Cross Training.
“Aqui, haverá espaço para descobrir atletas, esportistas, artistas, atores, dançarinos, bailarinos e profissionais da área da cultura. A estrutura oferecida é superior a ambientes particulares da Cidade”, considerou o coordenador de Políticas Públicas de Juventude de Fortaleza, Luís Fernando de Freitas.
Paralelamente, diversas salas multiuso, incluindo ambientes informatizados, asseguram espaço profissional a novos empreendedores. “Com o espaço para co-working, jovens empreendedores terão computadores, softwares, internet gratuita a apoio administrativo à disposição para gerarem novos negócios”, informou Roberto Cláudio.
O investimento direcionado à infraestrutura inaugurada, superior a R$ 38 milhões, será revertido em benefícios intersetoriais.
Cursos de formação - Os cursos de formação e as práticas esportivas serão destinadas, prioritariamente, a jovens entre 15 e 29 anos. No entanto, serão disponibilizadas vagas exclusivas para todas as idades, tornando a Rede Cuca um espaço para toda a família, onde crianças, adultos e idosos possam se apropriar, ainda mais, dos espaços públicos fortalezenses.
Distribuídas em oito áreas, as capacitações incluem qualificações em audiovisual, fotografia, informática, Libras, inglês, música, dança e teatro. A partir da conclusão de carga horária de, no mínimo, 20h/a, os alunos recebem certificados.
Novas inscrições e matrículas - Durante a visita, o prefeito Roberto Cláudio antecipou o cronograma estipulado para a admissão de novos alunos.
“Cumprindo todas as regras sanitárias em virtude da covid-19, esta semana, o Cuca José Walter estará aberto a visitações e a novas inscrições. Algumas atividades serão iniciadas, também seguindo rigorosos protocolos, a partir da próxima semana. A estrutura oferecida inclui cinema, laboratórios de TV, de rádio e de fotografia. Isso ajudará, inclusive, a treinar carreiras técnicas”, acrescentou.
Nesse sentido, a partir desta quinta-feira (17), serão realizadas visitas guiadas das 8h às 20h. Para evitar aglomerações, serão permitidos grupos de apenas 10 pessoas por vez obedecendo ao uso de máscaras.Já a partir da próxima terça-feira, serão ofertadas aulas experimentais de práticas esportivas. Estão inclusas as modalidades futsal, voleibol, handebol, judô, karatê, capoeira, cross training, treinamento funcional e dança. O acesso à biblioteca e ao espaço ao ar livre também será permitido mediante o cumprimento de protocolos.
As matrículas destinadas às práticas esportivas e aos cursos de formação do mês de janeiro serão iniciadas em 5 de janeiro de 2021.
Atividades paralelas - A Rede Cuca oferta, ao longo do ano, programações culturais, festivais, mostras, exposições e habilitações na área da Comunicação.
Também há o incentivo à leitura por meio de bibliotecas, compostas por acervo superior a 11 mil livros, onde são realizadas atividades como “Venha jogar”, “Leitura compartilhada” e “Hora pintada”.
Os ambientes dispõem, ainda, das gibitecas, locais especialmente destinados aos gibis, que buscam incentivar a leitura deste movimento artístico que reúne códigos de imagem e texto.
Direitos Humanos - Na área da promoção aos direitos humanos, são realizadas, em toda a Rede, atividades de educação em saúde, testagens rápidas de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), atendimento psicossocial, atividades de educação em Direitos Humanos, mediação de conflitos e articulação comunitária.
Os jovens ainda podem utilizar os espaços do Cuca por meio do Comunidade em Pauta, projeto que disponibiliza as salas de artes cênicas, ginásio e campo de areia.
Destaque nacional - Fortaleza é a Cidade que mais investe em políticas públicas de juventude do País. A iniciativa garante acesso a vivências e aprendizados que estimulam, também por meio do lazer, a participação dos jovens na sociedade. Em 2019, a Rede Cuca registrou mais de 500 mil atendimentos.
Ampliação da Rede Cuca - Além do Cuca do José Walter, Fortaleza conta, hoje, com três outros equipamentos similares, situados na Barra do Ceará, no Mondubim e no Jangurussu. A partir de 2021, o bairro Pici receberá a quinta unidade da Rede.
O vereador eleito Júlio Brizzi, ex-coordenador de Políticas Públicas de Juventude de Fortaleza, enfatizou a importância dos investimentos realizados ao longo dos últimos oito anos pela atual gestão.
“Roberto Cláudio é o prefeito que mais investe na juventude em Fortaleza e no Brasil. Em 2013, quando assumiu a Prefeitura, só havia o Cuca Barra. Hoje, são diversos equipamentos, incluindo os Cucas José Walter, Mondubim e Jangurussu. A Rede está expandida. Em 2021, o Cuca do Pici irá fortalecer esse cenário. Isso inclui ambientes físicos, com mais oportunidades, além de projetos e programas, a exemplo do Bolsa Jovem e do Juventude Sem Fronteiras. Isso enriquece o legado da gestão e garante a inclusão dos nossos jovens, que irão transformar a nossa Cidade em um lugar melhor”, concluiu Júlio Brizzi.
Comentários
Postar um comentário