No Dia Internacional contra a Corrupção, celebrado nesta quarta, 9 de dezembro, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) confirma mais uma parceria educacional: o curso de Especialização em Combate à Corrupção, com a Universidade de Fortaleza (Unifor).
O lançamento ocorreu no auditório da sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ). As inscrições devem começar na próxima semana e as aulas, no início do primeiro semestre de 2021.
Estiveram presentes no evento:
- Procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro.
- Diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), promotor de Justiça Plácido Barroso Rios.
- Coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), promotora de Justiça Luciano Aquino.
- Procuradora de Justiça e Coordenadora da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), Vanja Fontenele Pontes.
- Vice-reitora da Unifor, Lília Maia de Morais Sales.
- Coordenadores da Escola de Direito da Pós-Unifor, Elisberg Francisco Bessa Lima e Paulo Roberto Meyer Pinheiro.
- Nós acabamos de celebrar um contrato para ofertar aos membros e servidores do Ministério Público a possibilidade de participar de um curso de Pós-Graduação sobre Anticorrupção. Então, para nós, é algo marcante que, no Dia Internacional Contra a Corrupção, possamos oferecer aos membros e servidores da instituição a oportunidade de formação em alto nível sobre técnicas de investigação e as melhores práticas nacionais e internacionais nesta área”, comemora o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro.
Segundo Plácido Rios, diretor-geral da ESMP e promotor de Justiça, a parceria inédita com a Unifor foi realizada a quatro mãos.
- A Unifor é uma das maiores universidades do Brasil, tem um corpo docente da mais alta qualificação técnica e vai nos possibilitar uma imersão profunda, para que possamos conhecer todo fenômeno da corrupção, para que, nos assenhorando bem da matéria, possamos combatê-lo com bastante eficácia e agilidade. Não tenho dúvidas que a sociedade cearense terá um novo patamar depois desses dois anos de imersão no conhecimento, nas técnicas, na habilidade e no manejo de todo cabedal que nós dispomos no combate à corrupção”, declara.
Para a vice-reitora da Unifor, Lília Maia de Morais Sales, a Universidade de Fortaleza tem um papel institucional de observar problemas e desafios que existem na sociedade, a fim de desenvolver projetos, ideias e produtos, por meio da ciência e do conhecimento.
- Elaboramos com o Ministério Público um curso para discutir um tema muito importante para a nossa sociedade, que é o combate à corrupção. São temas relevantes, com matérias, disciplinas, muito interessantes e inéditas que a gente traz para o curso e pode melhorar a capacitação e o desenvolvimento de vários profissionais da área jurídica para que a gente possa realmente trazer impacto para a sociedade”, ressalta.
A Especialização será na modalidade Educação à Distância (EaD) e é voltada para membros e servidores do MPCE. A pós será custeada pelo participante e pelo MPCE. O valor mensal é de R$ 428, sendo que a PGJ proverá mensalmente metade dessa quantia (R$ 214), durante os 21 meses de duração do curso, que terá carga horária de 369 horas/aula. Com periodicidade quinzenal, as aulas serão às quintas e sextas-feiras, das 19 horas às 22h30 e, aos sábados, das 8 às 12 horas. As matrículas poderão ser feitas pelo site www.unifor.br ou presencialmente na Secretaria da Divisão de Pós-Graduação Lato Sensu da instituição.
A grade curricular da Especialização conta com disciplinas como Cooperação Internacional no Combate à Corrupção, Operações Cambiais, Legislação Cambial e Combate à Lavagem de Dinheiro, Tecnologia da Informação no Combate à Corrupção, Técnicas de Entrevista, Observação Comportamental e Linguagem Corporal, Dispositivos Anticorrupção Nacional e Internacionais e Medidas de Compliance.
SERVIÇO
- Especialização em Combate à Corrupção na Unifor
- Mais informações: latosensu@unifor.br / (85) 3477-3178, 3477-3174, 3477-3215 e 3477-3114
- Inscrições: www.unifor.br ou na Secretaria da Divisão de Pós-Graduação Lato Sensu da Unifor
Comentários
Postar um comentário