Figurando entre as 100 Melhores Organizações Não Governamentais (ONGs) do Brasil pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) recebeu outro importante reconhecimento, sendo eleito como a melhor instituição do Terceiro Setor da Região Nordeste, na edição de 2020 do Prêmio Melhores ONGs.
O anúncio foi realizado em cerimônia virtual transmitida pelo YouTube e pelo site do canal Futura. A premiação celebra as organizações com boas iniciativas em governança, transparência, comunicação e financiamento, dando destaque ainda àquelas com melhores desempenhos por causa, região e categoria (pequeno, médio e grande porte), além de eleger a melhor ONG do Brasil dentre todas as inscritas. Em 2020, concorreram 670 organizações.
Neste ano, mesmo em meio a todos os desafios oriundos da pandemia de Covid-19, o Inec manteve todas as atividades sociais prestadas às comunidades das regiões atendidas, somando esforços para adaptá-las e viabilizá-las da maneira mais eficaz e segura para os colaboradores e o público beneficiário.
Como reconhecimento pelo trabalho em prol das pessoas, da sociedade, do meio ambiente e ainda pelos formatos humanizados, inovadores e éticos de Gestão, Transparência e Governança, o prêmio criou uma plataforma digital para ajudar a instituição e as demais ONGs vencedoras a captarem doações. Qualquer pessoa pode acessar e doar diretamente por meio do site https://doar.pro/melhores.
Para o diretor presidente do Inec, Stélio Gama, estar entre as 100 melhores ONGs do Brasil e ser eleito como a melhor do Nordeste mostra que a instituição caminha na direção certa em relação ao cumprimento e à superação de suas propostas.
- Somos feitos de gente e, por isso, além do cuidado com as nossas equipes, trabalhamos para oferecer o melhor às pessoas que participam de nossos projetos. Isso nos motiva a querermos nos aprimorar, desenvolver e evoluir ainda mais junto com elas, potencializar nossa missão, abraçar nosso papel frente à toda a sociedade e priorizar nossa atenção à vida”, comemora Stélio Gama.
Com 27 anos de atuação na Região Nordeste, o Inec conta com mais de oito mil colaboradores mobilizados em torno do desenvolvimento sustentável da região. Em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), a instituição é responsável pela operacionalização dos programas de Microcrédito Crediamigo e Agroamigo, que atendem, anualmente, cerca de 3,5 milhões de microempreendedores e agricultores familiares. Além disso, o Inec investe em ações nas áreas cultural, de tecnologia e desenvolvimento comunitário, atendendo mais de 40 mil crianças, jovens e adultos por meio de projetos que contribuem de forma significativa com o desenvolvimento de uma cultura local e regional sustentável, de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Sobre o Prêmio Melhores ONGs - Realizada desde 2017 pelo Instituto Doar, em parceria com a agência de projetos socioambientais O Mundo Que Queremos e com a Ambev, o prêmio conta com o respaldo técnico de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e apoio da Fundação Toyota do Brasil. Em sua 4ª edição, a premiação reconhece as 100 melhores organizações do terceiro setor brasileiro. Desde seu lançamento, a premiação alcançou grande visibilidade e continua crescendo, na medida em que se consolida como a principal referência em organizações filantrópicas no país. A equipe julgadora é formada por professores, doutorandos, mestrandos da FGV, jornalistas e lideranças sociais.
Sobre o Inec - Fundado em 1993, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que tem como foco principal o desenvolvimento sustentável de comunidades na região Nordeste do Brasil.
Atua por meio de programas de microfinanças e socioambientais nas áreas cultural, de tecnologia e desenvolvimento comunitário, atendendo crianças, jovens e adultos. É parceiro do Banco do Nordeste na operacionalização dos programas Crediamigo e Agroamigo. É a maior operadora de microcrédito da América Latina. Saiba mais em www.inec.org.br.
Natal 2020 - A menos de 15 dias para o fim da arrecadação de donativos, a Campanha Natal Sem Fome recebe duas grandes doações do Grupo Pão de Açúcar. No dia oito de dezembro aconteceu a primeira e a segunda será na quarta (16).
Em parceria com a ONG Ação da Cidadania, idealizadora e articuladora nacional do Natal Sem Fome, o Grupo Pão de Açúcar também realiza nos sábados (cinco, 12 e 19 de dezembro), outra grande ação em prol da Campanha. Além de incentivar os clientes a realizarem as doações em suas unidades, o Pão de Açúcar doará 15% a mais do montante total arrecadado ao final da ação.
Sobre a Ação da Cidadania - A Ação da Cidadania foi fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, conhecido como Betinho, com o intuito de combater a fome e a desigualdade socioeconômica em nosso país e ajudar os mais de 32 milhões de brasileiros vivendo abaixo da linha da pobreza naquele ano. Desde sua criação, a ONG deu início a uma série de iniciativas, sendo o Natal Sem Fome a mais célebre delas. Após dez anos sem ser realizada, a campanha voltou em 2017 e, em 2020, ganhou força total para ajudar dezenas de milhões de brasileiros que vivem abaixo da linha da pobreza, segundo dados do Cadastro Único do Governo Federal.
Comentários
Postar um comentário