O Plenário da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) elegeu, na manhã desta terça-feira (8), em votação secreta, os parlamentares que comporão a Mesa Diretora da Casa para o biênio 2019-2020.
A chapa única na disputa foi eleita por unanimidade, com 44 votos favoráveis. O deputado estadual Evandro Leitão (PDT) foi escolhido como presidente da Mesa e comandará os trabalhos do Legislativo Estadual nos próximos dois anos (2021-2022).
A nova Mesa Diretora da ALCE é formada pelos deputados:
- Evandro Leitão (PDT) - presidente.
- Fernando Santana (PT) - 1º vice-presidente.
- Danniel Oliveira (MDB) - 2º vice-presidente.
- Antônio Granja (PDT) - 1º secretário.
- Audic Mota (PSB) - 2ª secretário.
- Érika Amorim (PSD) - 3ª secretária.
- Apóstolo Luiz Henrique (PP) - 4º secretário.
- Fernanda Pessoa (PSDB) - 1ª suplente.
- Osmar Baquit (PDT) - 2º suplente.
- João Jaime (DEM) - 3º suplente.
O presidente da ALCE, deputado José Sarto (PDT), que conduziu a sessão preparatória para eleição da Mesa Diretora, destacou o quão rápido se passou sua gestão frente à Casa e salientou que cargos são passageiros e seus ocupantes precisam priorizar os anseios da população.
- Assumi essa presidência há dois anos e já estou saindo. O tempo passa muito rápido. Ninguém se eterniza e temos que aprender com o tempo que temos missões”, disse José Sarto.
Sarto desejou uma boa gestão para a Mesa eleita e enfatizou o papel dos parlamentares.
- Minha mensagem para aqueles que compõem a Mesa é compreender que não somos permanentes e vocês têm o privilégio de conduzir esse trabalho e fazer, principalmente, uma gestão atenta aos anseios da população do Ceará”, pontuou José Sarto.
44 votos - A chapa recebeu votos favoráveis de todos os 44 parlamentares presentes. Não estiveram presentes os deputados André Fernandes (Republicanos) e Aderlânia Noronha (Solidariedade).
A Nova Mesa Diretora tomará posse no início do próximo Ano Legislativo, em 1º de fevereiro de 2021. Como José Sarto foi eleito prefeito de Fortaleza, e assumirá o Executivo Municipal em 1° de janeiro, a ALCE será comandada pelo 1° vice-presidente Fernando Santana, até a posse da Mesa Diretora eleita.
Produção Legislativa - O presidente eleito da ALCE, Evandro Leitão, destacou, durante sessão preparatória de Eleição da Mesa Diretora para o biênio 2021-2022, as ações que devem pautar a sua Gestão à frente do Poder Legislativo.
Segundo o parlamentar, a Nova Mesa Diretora pretende, assim como já vem fazendo a atual, dar voz a todos os deputados da Casa, com isonomia, estimulando cada vez mais a Produção Legislativa.
- Vamos apoiar todas as iniciativas do Poder Executivo que tenham como objetivo melhorar a qualidade de vida dos irmãos cearenses, assim como realizar parcerias com o Executivo e o Judiciário, no sentido de nos aproximarmos do cidadão cearense”, salientou.
Evandro Leitão ressaltou que uma das primeiras ações do início da gestão será traçar, de forma responsável, um Plano de Retomada dos trabalhos presenciais na Casa, da mesma forma como a atual Mesa Diretora tem conduzido o processo.
O novo presidente comentou outras ações que vão ser priorizadas.
- Vamos cuidar da Saúde dos servidores e dos cidadãos que utilizam essa Casa parlamentar. Nós vamos ampliar os canais de diálogo com a sociedade, por meio de escutas permanentes, realização de lives periódicas nas Redes Sociais, assim como iremos retomar o projeto da Assembleia Itinerante”, adiantou o deputado.
O parlamentar enfatizou que pretende estimular o uso do entorno da Assembleia para a realização de atividades de lazer e de empreendedorismo.
De acordo com Evandro Leitão, o Festival de Música da Casa será ampliado, abrangendo ainda festivais de dança.
- Nós vamos estimular a cultura de uma maneira geral”, pontuou.
Para ele, “a nova Mesa Diretora, assim como a atual, será pautada pela democracia, pelo diálogo, pela inclusão e pela aproximação com todos os segmentos da sociedade cearense”.
Com informações e fotos da Agência de Notícias da ALCE.
Comentários
Postar um comentário