Com objetivo de ampliar a capacidade de difusão dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) assina, nesta segunda-feira (16), contratos com o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) e com o Banco Cooperativo Sicredis.
A parceria prevê aporte de R$ 200 milhões, sendo R$ 100 milhões para cada banco cooperativo, que beneficiarão mini e pequenos produtores rurais e agricultores familiares, e suas cooperativas de produção e micro empreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas (pessoas físicas e jurídicas) e suas associações e cooperativa.
O evento ocorrerá de forma virtual, às 14h30, a partir da sede do BNB, em Fortaleza, e será transmitido pelo canal do Banco no YouTube. Participarão:
- Presidente do BNB, Romildo Rolim (foto).
- Presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Márcio Lopes de Freitas.
- Presidente do Centro Cooperativo Sicoob, Marco Aurélio Abreu.
- Presidente do Sicredi, João Tavares.
A ação do BNB com os bancos cooperativos visa, ainda, promover maior descentralização do crédito e compatibilização entre os programas do FNE e os planos estaduais e federais para o desenvolvimento na área de atuação do Banco, os nove Estados da Região (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia) e o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.
O acordo entre Banco do Nordeste e bancos cooperativos priorizará territórios do Agronordeste, plano do Governo Federal criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para impulsionar o desenvolvimento econômico e social sustentável do meio rural da Região, e do qual o BNB é parceiro.
Os territórios do Agronordeste estão localizados no:
- Maranhão (Médio Mearim).
- Piauí (Alto Médio Canindé).
- Ceará (Sertões de Crateús e dos Inhamuns e Vale do Jaguaribe).
- Rio Grande do Norte (Vale do Açu).
- Paraíba (Cariri Paraibano).
- Pernambuco (Moxotó e Araripina).
- Alagoas (Batalha).
- Sergipe (Sergipana do São Francisco).
- Bahia (Irecê, Feira de Santana e Jacobina).
- Minas Gerais (Januária e Salinas).
- Espírito Santo (Meio Norte Capixaba).
Comentários
Postar um comentário