Eis o 19 de setembro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
- 1861 - Chega em Fortaleza o primeiro bispo do Ceará, dom Luís Antônio dos Santos. Com sua posse passou a antiga Matriz à Catedral. Pela Lei geral 693 de 18 de agosto de 1853 foi impetrado pelo governo Imperial ao Santo Padre uma Bula criando os bispados de Minas e do Ceará. Até então o do Ceará era subordinado ao do Maranhão e depois ao de Pernambuco. O desmembramento se deu pela Bula “Pro animarum salute” de oito de julho de 1854, do papa Pio XI, sendo escolhido para ocupar o Bispado do Ceará o padre João Quirino Gomes que não aceitou. Foi então escolhido em 31 de janeiro de 1859, e confirmado em 28 de setembro de 1861, dom Luís Antônio dos Santos, que foi o primeiro bispo do Ceará, Marquês do Monte Pascoal e Arcebispo Primaz do Brasil. Era fluminense de Angra dos Reis.
- 1894 - Fundada, na Rua Major Facundo, 16 antigo, atual 538, na Praça do Ferreira, a Farmácia Pasteur por Leopoldo Domingues, que após nove anos vendeu ao farmacêutico Francisco Alves Linhares Filho, que por sua vez vendeu a Eduardo de Castro Bezerra em 1905.
- 1906 - Aberta a Farmácia Holanda, de Joaquim Brasil de Holanda Cavalcante, na Rua Senador Pompeu. 100 (antigo).
- 1926 - Morre o catedrático da Faculdade de Direito Antônio Antonele de Castro Bezerra, aos 32 anos incompletos. Era cearense de Pacoti nascido em quatro de novembro de 1894 e hoje é nome de Rua no Meireles, onde funcionou por muitos anos a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).
- 1932 - Inaugura-se o novo prédio do Serviço Sanitário do Estado. O velho prédio do quartel do Batalhão de Segurança, que foi ocupado pela Escola de Aprendizes Artífices, na esquina da Rua General Sampaio com Rua Liberato Barroso, é demolido e ergue-se, em seu lugar, novo prédio, em estilo Art-Déco, que abrigou o Serviço Sanitário do Estado depois Diretoria de Saúde Pública (hoje Secretaria de Saúde) e depois se transformou no Centro de Saúde, fundado naquele ano por iniciativa do sanitarista Amílcar Barca Pelon.
- 1941 - Morre, em Fortaleza, aos 85 anos de idade, o monsenhor Vicente Pinto Teixeira, ex-deputado estadual. Foi professor da escola da Cadeia Pública de Fortaleza. cearense de Lavras da Mangabeira, nascera a 19 de julho de 1856.
- 1942 - Toma posse, no cargo de secretário de Polícia e Segurança Pública, o capitão José Góis de Campos Barros, substituindo Rui de Almeida Monte, que deixa o cargo para assumir o de secretário da Agricultura.
- 1943 - Inaugurada a Casa dos Cegos (hoje Instituto dos Cegos), criada pela Sociedade de Assistência aos Cegos, com a cooperação da Legião Brasileira de Assistência (LBA) e do Rotary Clube de Fortaleza. Discursaram o Padre Arquimedes da Silva Bruno e Raimundo Girão.
- 1952 - Realiza-se em Fortaleza o primeiro pregão da Bolsa de Mercadorias do Ceará, assinalando o início do funcionamento daquele órgão que fora instalado no dia 24 de agosto de 1951.
- 1953 - Nomeado Cônsul da Holanda no Ceará o comerciante João Montenegro, sócio da firma J. Goossens & Companhia Ltda., depois J. Montenegro S. A., que ficava na Rua Major Facundo, 210.
- 1955 - O Diário Oficial do Município 386 publica a Lei 982, do dia 14 de setermbro, sancionada pelo prefeito Acrísio Moreira da Rocha, dando à praça sem denominação, na Gentilândia, entre a Rua Paulino Nogueira, Rua Rodolfo Teófilo (hoje Rua Waldery Uchoa), Rua São José do Tauape (hoje Rua João Gentil) e Avenida 13 de Maio, o nome de Praça Coronel José Gentil Alves de Carvalho.
- 1955 - Chega em Fortaleza, para propaganda de sua candidatura à Presidência da República, o candidato Adhemar de Barros, que realiza comício na Praça da Sé.
- 1956 - A companhia Viação Aérea Rio-Grandense do Sul (Varig) inicia suas operações em Fortaleza.
- 1976 - Inaugura-se a Rua Euclides César, pelo prefeito Evandro Ayres de Moura, projeto do vereador Hermano Martins, localizada na Vereda Atlântica, na Praia do Futuro. Homenagem ao intelectual espírita Euclydes Vasconcelos César falecido em 27 de março de 1973.
- 1977 - Muda-se da Rua Visconde de Mauá para a Avenida Almirante Barroso, 600, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).
- 1986 - A prefeita Maria Luiza Fontenele assina a Lei 6.119 que dispõe as normas de proteção, preservação e conservação do Estoril.
- 1991 - O empresário Geraldo Cabral Rola recebe das mãos da presidente do Grupo Edson Queiroz, Yolanda Vidal Queiroz, a Medalha Edson Queiroz, instituída pela Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) em reconhecimento às personalidades que vêm desenvolvendo o Ceará. Geraldo Rola é engenheiro e proprietário da Empresa Industrial Técnica (EIT).
- 1995 - A Lei 7.782 dá o nome de Rua Osmírio Barreto a uma via de Fortaleza, atendendo proposição do vereador Durval Ferraz. Osmírio Barreto era historiador e jornalista e foi diretor do Museu Histórico e Antropológico do Ceará, hoje apenas Museu do Ceará. A Rua Osmírio Barreto fica nas Dunas.
- 1996 - Inaugura-se a Escola de 1º Grau Maria Roseli de Lima Mesquita, na Rua Francisco Calaça, 1791, no Álvaro Weyne.
- 1997 - Morre, aos 57 anos de idade, o arquiteto Reginaldo Rangel, responsável pelo projeto do edifício do Hospital Regional da Unimed, na Avenida Visconde do Rio Branco. Nascera a 22 de outubro de 1940.
- 2001 - A Medalha Paulo Freire, criada para destacar ações concretas em prol da cidadania executadas por pessoas ou instituições, é entregue, às 19 horas, em solenidade na CMFor. Dentre 10 inscritos, foram selecionados este ano a professora Ruth Cavalcante, indicada pelo Centro de Desenvolvimento Humano e pela Faculdade Contemporânea do Ceará; o Instituto Educacional José de Alencar, que foi indicado pela Associação 1964/1968 - Anistia; e a Pastoral do Menor da Arquidiocese de Fortaleza, por indicação do padre Lino Allegri.
- 2002 - Francisco Taylor Teixeira de Lavor, que adotou o codinome ''Mão Branca'' na vida profissional, morre na madrugada, por volta dos 15 minutos, acometido por uma infecção generalizada. Havia dois meses e seis dias internado no Hospital de Messejana, depois de sofrer duas paradas cardíacas e duas ressuscitações, em 12 de julho, quando trabalhava na Assembleia Legislativa - onde era assessor parlamentar. Às 16 horas, o corpo foi sepultado, no Cemitério da Paz. Taylor foi um dos pioneiros na TV do Ceará, no começo da década de 1970, dos programas policiais. Sua trajetória pelas telas cearenses ficou marcada por reportagens somente com a câmera, microfone e uma mão coberta por uma luva branca, narradas por sua voz grave.
- 2002 - O Sistema Carcerário do Ceará ganha mais uma unidade. Pela manhã é inaugurado, no município de Itaitinga, o Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), com capacidade para 492 detentos. A ocupação está prevista para ser efetivada no início de outubro, quando serão transferidos os presos abrigados nas delegacias de Polícia de Fortaleza e Região Metropolitana - justamente por causa da lotação nos presídios. A administração será da Companhia Nacional de Administração Prisional (Conap), empresa cearense contratada sem licitação
- 2006 - Falece aos 92 anos de idade, a pianista cearense Dina Piccinini. Nascera em oito de junho de 1914.
- 2007 - Falece aos 84 anos de idade, o advogado, escritor, jornalista, radialista e dramaturgo cearense Manuel Eduardo Pinheiro Campos (foto), carinhosamente chamado de Manuelito pelos amigos e colegas de trabalho. Sofrera um Acidente Vascular Cerebral (AVC Hemorrágico) e nos últimos dias, vinha se recuperando e chegara a receber alta. Às vésperas de deixar o hospital Monte Klinikum, sofre sucessivas paradas cardíacas. Foi um dos braços fortes dos Diários e Emissoras Associados entre nós: dirigiu simultaneamente a Ceará Rádio Clube, TV Ceará Canal 2 e os jornais Correio do Ceará e Unitário. Foi também presidente e fundador da Associação Cearense de Rádio e Televisão (Acert) e do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Ceará. Participou do grupo Clã, importante movimento literário cearense, Presidiu a Academia Cearense de Letras (ACL). Foi secretário de Cultura e Desporto do Governo Virgílio Távora presidente do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Em 1990, o jornalista e escritor foi uma das personalidades agraciadas com o troféu Sereia de Ouro concedido pelo Sistema Verdes Mares. Seu velório tem início à noite, na Igreja Presbiteriana da Aldeota. O sepultamento ocorre em 20 de setembro de 2007, no Jardim Metropolitano. Natural de Guaiúba, nascera em 11 de janeiro de 1923.
Comentários
Postar um comentário