Eis o 11 de setembro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
- 1848 - Assume o cargo de Chefe de Polícia o coronel Joaquim Mendes da Cruz Guimarães, aracatiense chefe da Guarda Nacional de Fortaleza, que logo passa o cargo, dois dias depois para o juiz de direito Antônio José Machado.
- 1873 - Francisco de Assis Oliveira Maciel deixa o governo, assumindo o vice, coronel Joaquim da Cunha Freire.
- 1907 - A Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará muda de comandante, quando entra o capitão de corveta Alberto Carlos da Cunha, em substituição ao também capitão de corveta Augusto Heleno Pereira.
- 1910 - Funda-se em Fortaleza a sociedade dançante Clube Caixeiral, com a diretoria formada por: Presidente - José Barreto; Vice - Antônio Uchoa Mourão; 1º Secretário - Antônio Rolim; 2º Secretário - Gustavo Augusto da Frota Braga (Gustavo Braga); Tesoureiro - Estêvão Mosca de Carvalho; Adjunto de Tesoureiro - Raimundo Janja de Magalhães (Raimundo Magalhães); tendo como diretores: Emílio Sá, Pedro Façanha de Sá, Joaquim Vieira Sobrinho, José Aureliano de Holanda, Lourenço Sá, Pedro Façanha de Sá, Joaquim Vieira Sobrinho, José Aureliano de Holanda e Isac Rodrigues Barros.
- 1922 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 71 anos de idade, o abolicionista, médico, ex-governador e ex-senador Pedro Augusto Borges (Pedro Borges), cearense de Fortaleza nascido em 29 de abril de 1851. Hoje é nome de rua que se inicia na Rua Sena Madureira e termina na Rua Major Facundo na Praça do Ferreira, no coração de Fortaleza, continuação da Rua do Pocinho.
- 1938 - Realiza-se a última missa na Catedral Metropolitana de Fortaleza (Igreja de São José), sendo transferida a imagem de São José para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, para ser dado início a sua demolição. No ano seguinte, é lançada a pedra fundamental para construção da atual.
- 1942 - Partiram de caminhão, para Natal, RN, a fim de se incorporarem ao 16º Regimento de Infantaria, os reservistas não incorporados aos 23º e 29º Batalhão de Caçadores. Comandava-os, o tenente Ednardo Rodrigues Weyne (Ednardo Weyne).
- 1943 - Inaugura-se, às 17 horas, na Rua Floriano Peixoto, 473, a Casa Belo Horizonte, de propriedade de Luís Gabriel.
- 1948 - Inaugura-se, em Messejana, mais uma casa de espetáculos, de propriedade de Júlio Ventura, o Cine Messejana, na Rua Pedro Alencar Pinto, 224, com a presença do governador do Estado, Desembargador Faustino de Albuquerque e Sousa.
- 1949 - Morre, em Fortaleza, aos 63 anos de idade, o monsenhor Luís de Carvalho Rocha (Monsenhor Luís Rocha), cura da Catedral Metropolitana e sacerdote estimado nos meios sociais e religiosos de Fortaleza. Nascera em Sobral em 22 de abril de 1886. É hoje nome de rua no Centro de Fortaleza.
- 1951 - Morre, em Fortaleza, aos 77 anos de idade, em sua residência, na Rua Senador Pompeu, 1533, o antigo comerciante e funcionário aposentado dos Correios e Telégrafos, João Mac-Dowell Guerreiro Lopes, sendo sepultado no Cemitério de São João Batista. Era formado em 1912 em Ciências Jurídicas e Sociais. Nascera a três de setembro de 1874 em Fortaleza.
- 1955 - Em Fortaleza o líder integralista Plínio Salgado, para trabalhar em prol de sua campanha política como candidato à Presidência da República.
- 1972 - Morre em Fortaleza o promotor de Justiça de Maranguape Valdemar da Silva Pinho (Valdemar Pinho). É hoje nome de rua no Bairro de Fátima em Fortaleza. Nascera a 15 de julho de 1928 em Fortaleza.
- 1973 - Jacques Klein , cearense de Aracati, pianista consagrado internacionalmente, recebe das mãos do governador César Cals de Oliveira Filho a Medalha da Abolição.
- 1975 - Morto, nas dependências da Polícia Federal (PF) onde se encontrava preso, Pedro Jerônimo de Souza (Pedro de Sousa), aos 63 anos de idade. Para livrarem-se da acusação de assassinato, enforcaram o cadáver para simular suicídio e depois levaram o corpo para a Polícia Central, na Praça dos Voluntários. O assassino seria o tenente Horácio Gondim, da Polícia Militar do Ceará. Nascera na localidade de Mutamba, Icapui, CE, em 30 de junho de 1912. O crime ficou impune.
- 1980 - Desembarca em Fortaleza o general Antônio da Silva Campos, novo comandante da 10ª Região Militar.
- 1984 - Caso inédito no Ceará, casam-se Jadir Jucá e Nutreia Hollidea Garcia, Rei e Rainha do carnaval cearense de 1984.
- 1985 - A antiga Praça da Igreja Matriz de Messejana, que se chamou Praça Conselheiro Tristão e depois foi Praça da Conceição, passa a denominar-se Praça Vereador José Barros de Alencar. O vereador bem que merece o seu nome em uma praça, mas não aquela, que desde tempos imemoriais era dedicada ao Conselheiro Tristão de Alencar Araripe.
- 1993 - Deixa a direção da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU), o engenheiro Francisco César Pierre Lima Barreto.
- 2001 - Fortaleza, como todo o mundo, é surpreendida, com ato terrorista ocorrido em Nova Iorque, quando aviões sequestrados são projetados sobre as torres gêmeas do World Trade Center provocando o desabamento das mesmas enquanto outros caem, um sobre o Pentágono e outro é abatido. As torres do World Center eram o mais alto ponto de Nova Iorque, com 417 metros de altura e 110 andares.
- 2002 - Incêndio criminoso destrói mais de 50 barracos na Vila Cazumba, no Conjunto Tancredo Neves, pela manhã. Ninguém sai ferido. O acusado do crime, o pintor Sandro Michel Lima Pereira, é preso por policiais militares e autuado em flagrante na Delegacia do 13º Distrito Policial (Cidade dos Funcionários).
- 2003 - Morre em Fortaleza, o professor e ex-deputado estadual Raimundo Aristides Ribeiro, cearense de Reriutaba nascido a 12 de março de 1912. Era membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).
- 2008 - A Academia Cearense de Letras (ACL) realiza a solenidade de outorga da Medalha Thomaz Pompeu aos acadêmicos decanos Abelardo Fernando Montenegro (Abelardo Montenegro) e Artur Eduardo Benevides, com saudação proferida por Pedro Paulo Montenegro.
- 2008 - A Academia Cearense de Letras realiza a solenidade de outorga da Medalha Thomaz Pompeu aos acadêmicos decanos Abelardo Fernando Montenegro (Abelardo Montenegro) e Artur Eduardo Benevides, com saudação proferida por Pedro Paulo Montenegro.
Comentários
Postar um comentário