Confira o cinco de setembro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
- 1845 - Assume o cargo de Chefe de Polícia o riograndense do sul, Joaquim José da Cruz Secco.
- 1872 - Morre em Fortaleza Joaquim Mendes da Cruz Guimarães, coronel Comandante Superior da Guarda Nacional de Fortaleza. Ex-vice-presidente da Província, Oficial da Ordem da Rosa. Nascera no Aracati em 12 de janeiro deb1799.
- 1901 - Morre, em Castanhão, Pará, o professor de desenho do Liceu do Ceará, Júlio Henriques Braga (Júlio Braga), nascido em Fortaleza, no Pici, em 1868. Serviu como arquiteto na Estrada de Ferro de Baturité e no município de Fortaleza. Hoje é nome de rua em Parangaba.
- 1914 - Morre, às 9h30, em Fortaleza, aos 37 anos de idade, o jornalista, advogado e professor Manuel Soriano de Albuquerque (foto Blog do Crato), membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Seu enterro realiza-se às 16h30 no Cemitério São João Batista. Era pernambucano de Água Preta, onde nascera no Engenho Frescundim a oito de janeiro de 1877. Em sua homenagem existe hoje a Avenida Soriano de Albuquerque, no Joaquim Távora e Dionísio Torres. Soriano Albuquerque morria, portanto, há 106 anos.
- 1914 - Publicado o primeiro número do Diário Oficial do Ceará, do governo estadual.
- 1916 - Assume, o exercício do cargo de Chefe de Polícia do Estado, o juiz José Eduardo Torres Câmara.
- 1920 - Fundado o Clube Caixeiral, sediado no palacete da Fênix Caixeiral, na esquina da Rua Guilherme Rocha com Rua 24 de Maio, na Praça Marquês do Herval (hoje Praça José de Alencar). Fora fundado em 11 de setembro de 1910 um Clube Caixeiral.
- 1924 - Abre-se em Fortaleza o estabelecimento denominado Trianon, loja de miudezas e novidades, na Rua Guilherme Rocha, 92 (antigo), de propriedade de Manuel Guilherme, artista que se assinava Emme Guilherme.
- 1925 - Toma posse a 1ª diretoria da Associação Cearense de Imprensa (ACI), eleita em 23 de agosto, que tem como presidente César Teles de Magalhães.
- 1928 - Funda-se, em Fortaleza, o Grupo Espírita Auxiliar dos Pobres, na residência de Antônio Alves Linhares, no bairro da Estação, contando no início vultos como Euclydes Vasconcelos César (Euclides César), José Borges dos Santos, Secundino Ferreira Passos, Manuel Coelho da Silva, José Bezerra Filho e Manuel Coelho Freire. A primeira diretoria assumiria no ano seguinte.
- 1929 - São reinauguradas as Escolas Reunidas do Arraial Moura Brasil. 1929 - Assume a primeira diretoria do Grupo Espírita Auxiliar dos Pobres, tendo na presidência Manuel Felix de Moura Amazonas; vice: José Soares da Costa; 1º secretário: Lauro Pinto; tesoureiro: Manuel Coelho da Silva; adjunto: Manuel Lucas da Silva; bibliotecário: José Braga Mendes.
- 1932 - No Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), toma posse, Manuel Antônio de Andrade Furtado, saudado por José Lino da Justa.
- 1934 - Assume o cargo de Interventor Federal do Ceará, o coronel Felipe Moreira Lima, em substituição ao major Roberto Carlos Vasco Carneiro de Mendonça, recebendo o cargo das mãos do interino George Cavalcante Cerqueira, Secretário da Fazenda.
- 1939 - Morre em Fortaleza o bacharel em Direito Joaquim Gondim de Albuquerque Lins, cearense de Sobral nascido em 28 de agosto de 1889.
- 1940 - Toma posse, no Palácio do Comércio, em solenidade presidida pelo interventor federal Francisco de Menezes Pimentel, a nova diretoria da Associação Cearense de Imprensa (ACI), constituída do presidente: jornalista Alfeu Faria de Aboim para cumprir seu segundo mandato consecutivo; vice-Presidente: Joaquim Juarez Teixeira; 1º secretário: Clóvis Raulino; 2º secretário: José Raimundo de Albuquerque Costa; Tesoureiro: Prismilau Camerino Teixeira; Adjunto de tesoureiro: Antônio Martins Filho; Bibliotecário: Audífax Mendes dos Reis; Conselho Superior: Manoel Antônio de Andrade Furtado, José Martins Rodrigues, Demócrito Rocha, Antônio de Oliveira Braga e Mariano Rodrigues Martins; Conselho Fiscal - José Cabral de Araújo, Vasco Bezerra de Menezes Furtado e Válter de Sá Cavalcante.
- 1941 - Reconduzido à presidência da Associação Cearense de Imprensa (ACI), e toma posse o jornalista Alfeu Faria de Aboim.
- 1941 - A Companhia de Cigarros Sousa Cruz instala-se em prédio próprio na Rua Floriano Peixoto nº 1050, esquina com Rua Pedro I, quando era gerente Ângelo Martins.
- 1942 - Instala-se a Comissão de Defesa Civil do Estado, ocasião em que usaram da palavra os civis Jurandir Marães Picanço (Jurandir Picanço), Hugo Victor Guimarães e Silva e o militar major Adauto Castelo Branco, sub-comandante do 23º Batalhão de Caçadores - 23 BC. Estimulava entre outras coisas o levantamento de “prâmides de metal”, onde seriam colocados pelo povo o que existisse de metal que não mais tinha utilidade.
- 1942 - Mais uma vez assume a presidência da ACI, o jornalista Alfeu Faria de Aboim .
- 1942 - Assume o comando geral da Força Policial do Ceará (hoje Polícia Militar do Ceará - PMC), o coronel do Exército Brasileiro, José Góis de Campos Barros, em substituição ao coronel Luís David de Sousa.
- 1943 - Fundação da Associação Cultural Franco-Brasileira, no Clube dos Diários, que se instalou em 26 de outubro do mesmo ano, no Palácio do Comércio, com discursos do médico José Leite Maranhão e de Mozart Pinto Damasceno. Depois transformou-se em Aliança Francesa. O primeiro presidente foi Bertrand Boris.
- 1943 - Assume para seu 5º mandato consecutivo na presidência da ACI, o jornalista Alfeu Faria de Aboim.
- 1944 - Alfeu Faria de Aboim é eleito e toma posse como presidente da ACI pela 6ª vez consecutiva.
- 1945 - Toma posse na presidência da o jornalista Luís Cavalcanti Sucupira, eleito em 1º de agosto.
- 1945 - Muda de dono a Tipografia Brasil, na Rua Floriano Peixoto, 167, que pertencia à firma S. Sá e que passa, por compra, para a firma A. Drumond & Brito, formada por Antônio Drumond Filho e Pedro Brito.
- 1946 - Assume a presidência da ACI pela segunda vez consecutiva, o jornalista Luís Cavalcanti Sucupira.
- 1947 - O jornalista João Perboyre e Silva, que já fora presidente da ACI, volta a ocupar o cargo.
- 1948 - Reconduzido à presidência da ACI, o jornalista João Perboayre e Silva.
- 1962 - O Diário Oficial do Município 2.581 publica a Lei 2.016, projeto do vereador José Fiuza Gomes, denominando de Avenida da Abolição a então Avenida Matias Beck, caminho do Mucuripe.
- 1964 - Inaugurada, no bairro de Bonsucesso, a Escola Albanisa Sarasate.
- 1965 - Morre, aos 73 anos de idade, o professor Eduardo Gomes de Matos, inspetor federal do Ensino Secundário, cearense do Crato.
- 1968 - Lançada a pedra fundamental da Crasa (C. Rolim Automóveis), na Rua do Rosário, 45.
- 1971 - Vendidos à Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos de São Paulo, os nove ônibus elétricos que circulavam em Fortaleza nas linhas Parangaba e Bezerra de Menezes.
- 1972 - Contando com a presença do prefeito de Fortaleza, Vicente Cavalcante Fialho, é realizada a solenidade de inauguração da sede própria do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) da 9ª Região, localizada na Avenida do Imperador, 396. O engenheiro Jaime Câmara Vieira, presidente do CREA, usou da palavra.
- 1975 - Morre, aos 76 anos de idade, o comerciante Pio Rodrigues, cearense de Maranguape, proprietário da Casa Pio, de calçados. Hoje é nome de Rua no Parque Araxá.
- 1979 - Suicida-se, com um tiro de revólver, o comerciante Luís Gonzaga da Frota Passos (Luís Frota Passos), aos 62 anos de idade. Proprietário do bar O Jangadeiro, no tempo da guerra, na Praça do Ferreira, depois colocou uma fábrica de gelo na Rua Pedro Pereira e por fim abriu o Depósito OK. Estava cego. Pioneiro no aluguel de equipamentos para festas.
- 1981 - Grande incêndio destrói depósito da firma Tok-Discos, na sobreloja do Edifício Jalcy Metrópole, esquina da Rua Barão do Rio Branco com Rua Guilherme Rocha.
- 1986 - A Medalha da Abolição é entregue, na Assembleia Legislativa, a quatro personalidades: Tancredo de Almeida Neves (post morten), recebida por sua viúva Risoleta Neves; ministro do Interior Ronaldo Costa Couto; Juscelino Kubitschek de Oliveira (post morten) e dom Antônio de Almeida Lustosa (post morten). Na solenidade é lançada a Medalha Risoleta Neves.
- 1992 - Inaugura-se o Centro Integrado de Educação e Saúde Maria de Lourdes Ribeiro Jereissati, funcionando em prédio da Rua Reino Unido, 115, no Conjunto Tancredo Neves, Jardim das Oliveiras, doado à municipalidade por Carlos Jereissati.
- 2008 - O ministro José Paulo Sepúlveda Pertence recebe, no auditório do Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, na Avenida General Afonso Albuquerque Lima, no Cambeba, a Medalha do Mérito Judiciário Clóvis Bevilacqua.
Comentários
Postar um comentário