Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

Na manhã desta quinta-feira (17), a Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), por meio do seu Fórum de Comunicação, realizou a 3ª edição do Workshop para Comunicadores Locais de forma virtual, pelo Google Meet. 

Participaram do evento cerca de 50 pessoas, entre representantes dos setores de Comunicação das empresas associadas, membros da AECIPP e comunicadores de São Gonçalo do Amarante, Caucaia e Paracuru. Além das palestras, na ocasião, foi lançado o I Prêmio AECIPP de Comunicação.



O presidente do Conselho de Administração da AECIPP, Ricardo Parente, deu as boas-vindas e agradeceu a participação de todos e o envolvimento das empresas associadas no Fórum de Comunicação. “Acredito que este grupo é um dos mais importantes que temos, pois, através dele, podemos nos aproximar mais da comunidade da região, fazendo com que ela perceba a importância do Complexo Industrial e Portuário do Pecém para o Ceará, para o Brasil e até para o mundo, bem como o impacto positivo que ele gera para o entorno, seja no quesito empregabilidade, seja na transformação social que ele traz para a população local”, avaliou Parente.

Na sequência, os participantes foram contemplados com explanações sobre diversos temas da atualidade relacionados ao universo da comunicação. A primeira palestra, ministrada pelo jornalista Luiz Henrique Campos, que tem em seu currículo uma experiência de mais de 20 anos em redações de jornais impressos, abordou o tema “Cobertura política equilibrada e relevante”. Em sua apresentação, o jornalista fez um apanhado histórico sobre a história da política, desde a Grécia Antiga até os dias atuais, e como a imprensa, ao longo dos tempos, foi abordando a temática. Luiz Henrique trouxe ainda questionamentos sobre a imparcialidade na cobertura jornalística e sobre a relação comercial entre veículos e políticos. “Não há como o jornalista ser totalmente imparcial nos seus textos, sejam eles sobre política, esporte ou economia, pois antes de profissional ele tem uma história de vida. O que é necessário é uma responsabilidade com o princípio básico do jornalismo de ouvir os diferentes lados de cada história”, reforçou Luiz.

'Notícias positivas de impacto social' foi o tema da palestra seguinte conduzida pelo jornalista e publicitário, Samuel Leite, que comanda a Digitale Content, agência de branded content, especializada em ações de Impacto Social e Marketing de Causa. Ao longo de sua apresentação, Samuel reforçou que cada vez mais os consumidores estão se relacionando com marcas que tenham propósito e que defendam causas que fazem sentido para eles. 

Segundo o publicitário, se posicionar como uma empresa engajada socialmente não é mais opcional e sim mandatório para o sucesso e lucratividade dos negócios. “Ações e iniciativas de cunho social não são só bonitinhas de se ver, elas também vendem”, sentenciou Samuel Leite.

Fechando as apresentações, a jornalista Verônica Machado, que lidera uma comunidade de 400 jornalistas engajados em colocar projetos digitais no ar, trouxe para o evento a palestra “Formas de monetizar seu negócio de comunicação”. 

Em sua fala, Verônica Machado apresentou diversas maneiras e ferramentas utilizadas por empresas que estão ganhando dinheiro no mundo digital, como financiamento coletivo, afiliação, assinatura, e-commerce e infoprodutos como newsletter, consultorias, banco de fotografias, e-books e infográficos, além de eventos, experiências e serviços. Além disso, a jornalista deu dicas sobre os tipos de conteúdo que mais trazem retorno financeiro. “O conteúdo que produzimos precisa sim ser bem feito, bonito, mas o ponto principal é que ele deve aplacar uma dor ou atender a um interesse, isso é o que vai fazer a diferença para que o seu negócio seja rentável e os seus boletos sejam pagos”, alertou Verônica Machado.

Após as apresentações dos palestrantes foi lançado o I Prêmio AECIPP de Comunicação, idealizado com o objetivo de valorizar e reconhecer os profissionais de comunicação que ajudam a edificar o papel do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) como indutor da economia cearense ao divulgar informações de interesse público em veículos de comunicação tradicional e do universo digital. Nessa primeira edição do prêmio, poderão inscrever produções jornalísticas os comunicadores dos municípios de Caucaia, São Gonçalo do Amarante e Paracuru. 

As inscrições já estão abertas e o regulamento está disponível no site da AECIPP (http://aecipp.com.br/pt-br/eventos/iii-workshop-para-comunicadores-locais-aecipp). Para dúvidas e mais informações, os interessados devem enviar e-mail para comunicacao@aecipp.com.br.

Ao final do evento os participantes participaram de um sorteio que presenteou três pessoas com dois gravadores e um ring light. Os vencedores poderão retirar seus prêmios na sede da AECIPP na manhã da próxima segunda-feira (21).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Parrileiro registra aumento de 50%

Parrileiro registra aumento de 50% na demanda por realização de eventos nas duas unidades. O Parrileiro, premiado como a melhor casa de carnes de Fortaleza, está vivendo um momento de grande crescimento, impulsionado principalmente pela alta demanda por eventos em suas duas unidades, localizadas na Aldeota e no Cambeba. Com um aumento de 50% no número de eventos realizados ao longo do último ano, a casa se consolida como um dos principais destinos para celebrações em Fortaleza. Inaugurado há cerca de um ano, o Parrileiro Aldeota já demonstra um grande potencial para a realização de eventos. A casa tem recebido um número expressivo de solicitações para casamentos, batizados, aniversários e eventos corporativos. A unidade Sul, consolidada há cinco anos no mercado, também registrou um aumento significativo na procura para eventos. A versatilidade dos ambientes, com salões de diferentes tamanhos, permite atender a eventos de pequeno, médio e grande porte. Além disso, a infraestrutura conta

Futricas Cearenses

Conheça os integrantes da nova gestão da Universidade Federal do Ceará (UFC) para o período 2023-2027 que serão empossados nesta sexta-feira (25 de agosto de 2023), às cinco da tarde, na Concha Acústica da UFC, no Campus do Benfica. Eles foram nomeados na segunda-feira (21) os novos integrantes da administração superior da UFC. A publicação das portarias foi feita no Diário Oficial da União de 22 de agosto de 2023 .  Na lista, consta o titular da futura Pró-Reitoria de Cultura, a ser formalizada na reunião de quarta-feira (23) do Conselho Universitário (CONSUNI). Serão criadas também duas coordenadorias vinculadas ao gabinete do reitor:  Coordenadoria de Articulação Política Institucional. Coordenadoria-Geral de Legislação. Reitor-Custódio Luís Silva de Almeida: Graduado em Computação pela Universidade Federal do Ceará, em 1988, e em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 1991, tem mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Filosofia pela

Festival Desejando

  Cariri recebe Festival Desejando em novembro; saiba tudo sobre o evento A cidade de Juazeiro do Norte, na região do Cariri cearense, será palco de uma das maiores celebrações da música romântica e forrozeira. Em 15 de novembro, o Festival Desejando chega à cidade de Juazeiro do Norte, trazendo uma noite repleta de emoção com as melhores bandas de forró e sucessos que marcaram gerações. O evento acontecerá no Praia Park, prometendo uma experiência inesquecível para os amantes do gênero. O público poderá curtir apresentações de artistas de renome, como Seu Desejo, que conquistou o Brasil com seu repertório apaixonado, além das apresentações de Bonde do Brasil e Natanzinho Lima, garantindo uma noite inesquecível de muita música. Com uma estrutura completa, o evento contará com áreas exclusivas, oferecendo muito conforto e diversão para os participantes. Neste ano de 2024, o festival terá quatro edições. Após passar por Teresina (21/09), o festival segue para o Cariri (15/11), continua s

13 municípios cearenses seguem com dívida de salários médicos

Devedômetro: 13 municípios cearenses seguem com dívida de salários médicos em setembro. O Sindicato do s Médicos do Ceará atualizou, no começo deste mês, o Devedômetro, lista que monitora os municípios em débito com os salários dos médicos no estado. Em setembro, 13 cidades ainda permanecem com dívidas salariais, prejudicando diretamente os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do atendimento à população. Entre as cidades que deixaram a lista este mês estão Limoeiro do Norte e Pacajus. Limoeiro do Norte quitou os salários devidos referentes aos meses de novembro e dezembro de 2016, enquanto Pacajus regularizou sua dívida referente ao ano de 2016 por meio de decisão judicial. No entanto, os seguintes municípios ainda apresentam pendências: Acarape : novembro e dezembro de 2020 Aracati : plantões dos dias 04 e 05 de março de 2019 – UPA Catunda : plantões dos dias 06, 07, 09, 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de novembro de 2016 Caucaia : janeiro a abril de 2024 Fortaleza : julho e ag

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Parrileiro registra aumento de 50%

Parrileiro registra aumento de 50% na demanda por realização de eventos nas duas unidades. O Parrileiro, premiado como a melhor casa de carnes de Fortaleza, está vivendo um momento de grande crescimento, impulsionado principalmente pela alta demanda por eventos em suas duas unidades, localizadas na Aldeota e no Cambeba. Com um aumento de 50% no número de eventos realizados ao longo do último ano, a casa se consolida como um dos principais destinos para celebrações em Fortaleza. Inaugurado há cerca de um ano, o Parrileiro Aldeota já demonstra um grande potencial para a realização de eventos. A casa tem recebido um número expressivo de solicitações para casamentos, batizados, aniversários e eventos corporativos. A unidade Sul, consolidada há cinco anos no mercado, também registrou um aumento significativo na procura para eventos. A versatilidade dos ambientes, com salões de diferentes tamanhos, permite atender a eventos de pequeno, médio e grande porte. Além disso, a infraestrutura conta

Futricas Cearenses

Conheça os integrantes da nova gestão da Universidade Federal do Ceará (UFC) para o período 2023-2027 que serão empossados nesta sexta-feira (25 de agosto de 2023), às cinco da tarde, na Concha Acústica da UFC, no Campus do Benfica. Eles foram nomeados na segunda-feira (21) os novos integrantes da administração superior da UFC. A publicação das portarias foi feita no Diário Oficial da União de 22 de agosto de 2023 .  Na lista, consta o titular da futura Pró-Reitoria de Cultura, a ser formalizada na reunião de quarta-feira (23) do Conselho Universitário (CONSUNI). Serão criadas também duas coordenadorias vinculadas ao gabinete do reitor:  Coordenadoria de Articulação Política Institucional. Coordenadoria-Geral de Legislação. Reitor-Custódio Luís Silva de Almeida: Graduado em Computação pela Universidade Federal do Ceará, em 1988, e em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 1991, tem mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Filosofia pela

Festival Desejando

  Cariri recebe Festival Desejando em novembro; saiba tudo sobre o evento A cidade de Juazeiro do Norte, na região do Cariri cearense, será palco de uma das maiores celebrações da música romântica e forrozeira. Em 15 de novembro, o Festival Desejando chega à cidade de Juazeiro do Norte, trazendo uma noite repleta de emoção com as melhores bandas de forró e sucessos que marcaram gerações. O evento acontecerá no Praia Park, prometendo uma experiência inesquecível para os amantes do gênero. O público poderá curtir apresentações de artistas de renome, como Seu Desejo, que conquistou o Brasil com seu repertório apaixonado, além das apresentações de Bonde do Brasil e Natanzinho Lima, garantindo uma noite inesquecível de muita música. Com uma estrutura completa, o evento contará com áreas exclusivas, oferecendo muito conforto e diversão para os participantes. Neste ano de 2024, o festival terá quatro edições. Após passar por Teresina (21/09), o festival segue para o Cariri (15/11), continua s

13 municípios cearenses seguem com dívida de salários médicos

Devedômetro: 13 municípios cearenses seguem com dívida de salários médicos em setembro. O Sindicato do s Médicos do Ceará atualizou, no começo deste mês, o Devedômetro, lista que monitora os municípios em débito com os salários dos médicos no estado. Em setembro, 13 cidades ainda permanecem com dívidas salariais, prejudicando diretamente os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do atendimento à população. Entre as cidades que deixaram a lista este mês estão Limoeiro do Norte e Pacajus. Limoeiro do Norte quitou os salários devidos referentes aos meses de novembro e dezembro de 2016, enquanto Pacajus regularizou sua dívida referente ao ano de 2016 por meio de decisão judicial. No entanto, os seguintes municípios ainda apresentam pendências: Acarape : novembro e dezembro de 2020 Aracati : plantões dos dias 04 e 05 de março de 2019 – UPA Catunda : plantões dos dias 06, 07, 09, 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de novembro de 2016 Caucaia : janeiro a abril de 2024 Fortaleza : julho e ag