Confira o 29 de agosto na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
- 1857 - O primeiro delegado Antônio Joaquim de Oliveira Júnior assume interinamente o cargo de Chefe de Polícia.
- 1920 - Fundada, em Fortaleza, a Federação Literária Cearense.
- 1931 - Criada a Paróquia de Nossa Senhora da Saúde do Mucuripe (foto Fortaleza Nobre), cujo primeiro vigário foi o padre Luís Braga Rocha, que só assumiria em oito de setembro. Portanto a Paróquia da Saúde completa 89 anos.
- 1932 - São criados, pelo Governo do Estado, os 2º e 3º Batalhões Provisórios do Corpo de Segurança Pública.
- 1948 - Morre, aos 62 anos de idade, vítima de uremia, o poeta, escultor, teatrólogo e arquiteto Agostino Balmes Odísio, italiano de Turim nascido em primeiro de maio de 1881. Foi discípulo de August Rodim quando estudava em Paris. Chegou no Brasil em 1913 e após trabalhar no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais veio para o Ceará via Paraíba, radicando-se em Fortaleza onde existem várias esculturas de sua autoria, entre elas o busto de Getúlio Vargas na Praça dos Voluntários.
- 1950 - Em campanha política, passa por Fortaleza, o candidato à Presidência da República, Cristiano Machado, deputado mineiro.
- 1950 - Registrado o Diretório Estadual do Partido Social Progressista (PSP). Presidente: Olavo de Oliveira; 1º vice-presidente: Raimundo Gomes de Matos; 2º vice-presidente: Stênio Gomes da Silva; secretário geral: Antônio Coelho de Albuquerque; 1º secretário: Alfeu Faria de Aboim; tesoureiro geral: Joaquim Bastos Gonçalves; 1º tesoureiro: Almino Loiola de Alencar; procurador: e Raimundo Ivan Barroso de Oliveira. O comitê ficava na Rua General Bezerril, 416, Praça General Tibúrcio, altos da Cooperativa de Crédito Popular.
- 1973 - Morre, no Crato, aos 69 anos de idade, o jornalista, escritor e historiador José Alves de Figueiredo Filho, membro da Academia Cearense de Letras (ACL). Nascera a 14 de julho da 1904, também no Crato.
- 1973 - Falece o economista Maia Neto, vítima de desastre automobilístico em Natal, RN. Foi sepultado no dia seguinte, no Cemitério Parque da Paz.
- 1974 - Morre o poeta José da Cruz Filho, Príncipe dos Poetas Cearenses, com 90 anos incompletos. Era membro da Academia Cearense de Letras (ACL). Cearense de Canindé, nascera a 16 de outubro de 1884. Autor de vários livros, entre eles Poema dos Belos Dias” (1924), História do Ceará (1931).
- 1980 - O Teatro Universitário instalado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) é reinaugurado com o nome de Teatro Pascoal Carlos Magno, com solenidade onde falou o teatrólogo José Maria Bezerra de Paiva (B. de Paiva).
- 1980 - Instala-se em Fortaleza, no Hotel Esplanada, na Praia de Iracema, a II Jornada Cearense de Oftalmologia.
- 1982 - Realiza-se o primeiro plebiscito para a separação de Maracanaú de Maranguape, mas a votação não atingiu o número necessário para a obtenção de um resultado oficial.
- 1983 - Morre, aos 87 anos de idade, em Fortaleza, o líder operário, poeta e escritor Manuel Alves de Oliveira. Era natural de Paracuru.
- 1986 - Inaugurado, após grande reforma, a sede da Fundação Cultural de Fortaleza, na Rua Pereira Filgueiras, 4, na administração da prefeita Maria Luísa Fontenele de Almeida (PT), no mesmo prédio onde funcionou a Polícia Federal (PF) ao tempo da Ditadura Militar.
- 1992 - Morre, em Fortaleza, o médico Heitor Catunda Gondim, nascido em Fortaleza em cinco de março de 1920.
- 2003 - Tomam posse como titulares, na Academia Cearense de Farmácia, os farmacêuticos Francisco Edson Pereira (Cadeira 17) e Vânia Cordeiro de Matos (Cadeira 24). Toma posse também o Acadêmico Honorário Jorge Avelino Falcão Paredes. Foram saudados pelo farmacêutico Acadêmico Francisco José do Lago Costa. As posses ocorrem no Auditório da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza (Unifor) sob a presidência do farmacêutico biologista José Jarbas Studart Gurgel.
Comentários
Postar um comentário