Vamos conferir o Arquivo Nirez sobre o 28 DE MARÇO na História de Fortaleza:
- 1885 - Morre, aos 47 anos de idade, o brigadeiro Antônio Tibúrcio Ferreira de Sousa (General Tibúrcio), cearense de Viçosa do Ceará nascido em 11 de agosto de 1837, vítima de lesão cardíaca. Hoje é nome de praça no Centro de Fortaleza onde ao centro tem sua estátua (a primeira erigida na Cidade) e seus restos mortais. Hoje a Praça é chamada de “dos Leões”.
- 1898 - O capitão-tenente Ludgero Bento da Cunha Mota assume o exercício dos cargos de Capitão do Porto e Comandante da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, em substituição ao 1º tenente João de Lima Franco.
- 1909 - O primeiro automóvel a circular em Fortaleza, foi importado pela Empresa Auto-Transporte Cearense, de propriedade de Meton de Alencar e Júlio Pinto do Carmo. O carro tinha a marca Rambler, chegou ao porto de Fortaleza (Ponte Metálica) no dia 26/03, sendo seu primeiro chofer (motorista) John Peter Bernard e depois Rafael Dias Marques, caixeiro da Casa Bordalo.
- 1924 - Fundada em Fortaleza a Fábrica Santo Antônio, de fiação e tecidos, de Monteiro, Andrade & Companhia Ltda., firma formada por Vicente Alves Monteiro, Álvaro Alves Monteiro, Manuel Leiria de Andrade e João Cesário de Andrade, na Rua Antônio Pompeu, antiga Rua Prado Velho. Encerrou suas atividades na década de 50, quando já pertencia à empresa A. D. Siqueira & Filhos.
- 1927 - Morre, no Rio de Janeiro, a educadora cearense Ana Lopes de Alcântara Bilhar (Ana Bilhar). Era cearense de Fortaleza e hoje é nome de rua no Meireles.
- 1927 - Incêndio na Mercearia João Henrique, na Rua Floriano Peixoto, 241 (antigo).
- 1930 - Incêndio na Praia de Iracema, iniciado à uma hora da manhã, destrói totalmente o chalet de madeira, em que funcionavam no térreo, a mercearia e o Café de José Lima de Castro e, no pavimento superior, a ''garçoniére'' conhecida por Consulado do Inferno, habitada pelos rapazes José da Gruta, Raimundo Maia, Joaquim Ferreira e Emile Palestine. A casa era de propriedade de José Moreira, a mesma em que durante muitos anos funcionou o Café do Comércio, na Praça do Ferreira e que, sendo de madeira, foi transferida para o novo bairro e ali remontada. Os rapazes, que estavam dormindo, perderam quase todos os bens materiais.
- 1931 - O Cine Luz surge na Rua Castro e Silva nº 47 (antigo), esquina com Rua General Sampaio nºs 4 a 10 (antigos), na Praça Castro Carreira (da Estação), numa dependência da antiga Fábrica Proença, com o filme “A dama escarlate”, da Columbia Pictures. Era de Bernardino Proença Filho e José Bezerra da Silva.
- 1938 - Assume a diretoria da Escola de Agronomia do Ceará o professor Raimundo Renato de Almeida Braga (Renato Braga), que ficaria no cargo até 1946.
- 1954 - Fortaleza Esporte Clube e o Ferroviário Atlético Clube se enfrentam, em partida decisiva pelo Campeonato Cearense de Futebol de 1953, com o resultado de 0x0 no tempo normal e na prorrogação 2x1 para o Fortaleza Esporte Clube, que recebe a faixa de Campeão.
- 1955 - Toma posse no comando da Polícia Militar do Ceará - PMC, e na Secretaria de Segurança Pública, o tenente-coronel do Exército, Murilo Borges Moreira, substituindo José Aurélio Saraiva Câmara (José Aurélio Câmara), do mesmo posto.
- 1956 - A firma Importadora do Nordeste S.A. inaugura-se em prédio na Rua Major Facundo, 182, abrindo no mesmo ano loja na Rua Barão do Rio Branco nº 701.
- 1959 - Muda de comando, a Polícia Militar do Ceará, quando o coronel PM Markan de Matos Dourado passa o cargo ao coronel PM Raimundo Guanabara, ambos pertencentes àquela corporação.
- 1961 - Falece o médico Luís Costa, professor do Liceu do Ceará e da Faculdade de Farmácia e Odontologia.
- 1968 - Inaugurada a Praça Dr. José Frota, no bairro de Porangabuçu.
- 1969 - A antiga Estrada do Gado, depois Avenida 14 de Julho, no Montese, que foi remodelada e recebeu pavimentação asfáltica no ano anterior, é inaugurada com nova denominação: Avenida Gomes de Matos, homenagem ao ilustre advogado Raimundo Gomes de Matos, conhecido por Gomez.
- 1973 - Inaugurado o Edifício Miguel Martins, onde fica o restaurante do DAER.
- 1976 - O governador Adauto Bezerra e o prefeito de Fortaleza, Evandro Ayres de Moura, inauguram a segunda etapa do 4º Anel Viário, trecho que liga a BR-116 ao Estádio Plácido Castelo - Castelão. Usam da palavra o engenheiro Oto de Sá Cavalcante, presidente da Emurf; e o prefeito Evandro Ayres, o primeiro detalhando a importância técnica da obra, e o segundo destacando a solução do angustiante problema de acesso ao Castelão.
- 1977 - Em sessão solene realizada no salão nobre da Ordem dos Advogados do Brasil, em Porto Alegre-RS, tomam posse, nas cadeiras da Academia Brasileira da Língua Portuguesa, que têm como patronos Heráclito Graça e Silva Ramos, o professor e filólogo cearense Hélio Melo e o professor Rebouças Macambira, respectivamente.
- 1978 - Entregue ao público, totalmente recuperada, a Herma de Carlito Pamplona, na Praça Almirante Barroso, após destruição por vândalos que a furtaram da praça do bairro Carlito Pamplona em nove de novembro de 1977.
- 1981 - Morre, aos 93 anos de idade, Joaninha Nogueira Dantas, vulto de grande importância no Matagalinha, atual Dias Macedo, onde era religiosa trabalhando em festas e cantora nas reuniões dominicais. Nascera a 31 de agosto de 1887.
- 1982 - Chega em Fortaleza o príncipe saudita Talal Bib Aziz Saud, enviado especial do Unicef, inaugurando o Centro de Treinamento, em Cachoeira, Maranguape.
- 1988 - As Indústrias Alimentícias Wal-Can S. A., vendem o prédio de sua fábrica, na Rua Capitão Gustavo nº 3552, São João do Tauape, em frente à praça do mercado, à Igreja Evangélica Assembleia de Deus Betesda - Ceará, que para ali muda-se no mesmo ano.
- 2005 - Morre, aos 63 anos de idade, no Hospital Gastroclínica, às 5h40, em Fortaleza, o ex-guerrilheiro Carlos Thimoskhenko Soares de Sales, em decorrência de câncer generalizado. Há quatro anos ele lutava contra a doença. Em sua casa, no Bairro Benfica, aconteceu o velório, sendo sepultado no dia seguinte no Cemitério São João Batista. Thimoskhenko nascera em Fortaleza, Ceará, no dia 03/11/1942.
- 2005 - Às 19h30 inicia-se a solenidade de outorga da Medalha da Abolição ao senador Tasso Ribeiro Jereissati, realizada no Teatro José de Alencar, na Praça José de Alencar s/n. A Medalha da Abolição é entregue a personalidades por suas contribuições à sociedade e marca a comemoração do 25 de março, data da abolição dos escravos no Ceará.
- 2006 - Entrega da mais alta homenagem do Ceará a Medalha da Abolição, ao músico Nonato Luiz, pelo governador Lúcio Gonçalo de Alcântara.
- 2018 - Morre, aos 84 anos de idade, o desembargador aposentado e ex-presidente do Judiciário cearense, José Ari Cisne. O corpo é velado no dia seguinte, na funerária Ethernus, Rua Padre Vald1vino, 1688, onde ocorre missa de corpo presente. O sepultamento é no final do dia no Cemitério São João Batista, localizado na Rua Padre Mororó, Centro, em Fortaleza. Ele foi presidente do TJCE (em 1995), exerceu o cargo de corregedor-geral da Justiça (em 1997) e foi diretor do Fórum Clóvis Beviláqua (1992). Atuou nas comarcas de Guaraciaba do Norte, Cedro, Baturité, tendo desempenhado também a função de juiz eleitoral nessas comarcas. Cursou a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, onde colou grau em 1957. Foi advogado, membro do Ministério Público até 1960. Depois, obteve aprovação em primeiro lugar no concurso para juiz. Nascera em Fortaleza, Ceará, no dia três de abril de 1933.
Comentários
Postar um comentário