Confira o 21 de Março na História de Fortaleza, conforme Arquivo Nirez:
- 1874 - O capitão de fragata Achiles Lacombe, ocupante do cargo de Capitão do Porto do Ceará, deixa aquele comando nas mãos de João Joaquim Rodrigues Pinto, interinamente.
- 1922 - Luiz Severiano Ribeiro reinaugura o Cine Polytheama, que havia adquirido da Empresa Rola, Irmão & Companhia, na Praça do Ferreira, com o filme “O dever de todo filho”.
- 1927 - Pela primeira vez o departamento de Correios recebe uma mala postal via aérea, quando um avião da esquadrilha americana lança sobre a Praça de Pelotas (hoje Praça Clóvis Bevilacqua), a mala postal 77, procedente do Rio de Janeiro.
- 1928 - O coronel Domingos Braga Filho (coronel Mingueira), de Itapipoca, é assassinado na Praça do Ferreira, por Prismilau de Sousa Teixeira, a punhaladas.
- 1930 - Ocorre um incêndio na Mercearia Santa Teresinha na Travessa do Mercado.
- 1934 - Morre, em Fortaleza, o farmacêutico Joaquim Gonçalves da Justa, que trabalhou na Santa Casa de Misericórdia por mais de 40 anos.
- 1949 - Inaugura-se, em Fortaleza, o Armazém Aurora, de propriedade da firma A. Costa & Companhia, na Rua Floriano Peixoto, 376, na Praça do Ferreira.
- 1950 - Reunião de criação da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), que teve como presidente o industrial Waldir Diogo de Siqueira e como vice Pergentino Maia.
- 1954 - Instala-se, em Fortaleza, uma agência do Banco da Lavoura de Minas Gerais na Rua Floriano Peixoto nº 484, mudando-se depois para a Rua Major Facundo, 253, no Edifício Jangada.
- 1958 - O desembargador Virgílio de Brito Firmeza (Virgílio Firmeza), renuncia à presidência do Tribunal Regional Eleitoral - TRE por achar excessivo o acúmulo do cargo com a presidência do Tribunal de Justiça.
- 1961 - Toma posse na presidência do Banco do Nordeste do Brasil - BNB, o deputado Antônio Alencar Araripe, em substituição a Raul Barbosa.
- 1963 - Cai, sobre Fortaleza, grande chuva, de 128 mm, alagando várias ruas e deixando centenas de famílias ao desabrigo.
- 1970 - Morre o conhecido porteiro do Teatro José de Alencar, Antônio Fialho.
- 1970 - Observado em Fortaleza, o cometa Bennet, pelo astrônomo Cláudio Benevides Pamplona (Cláudio Pamplona).
- 1972 - Inaugura-se a Universidade de Fortaleza (Unifo)r, instituída pela Fundação Educacional Édson Queiroz, na Avenida Washington Soares, 1321, na Água Fria. Seu primeiro reitor foi o professor Antero Coelho Neto.
- 1973 - Entra em funcionamento a Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz, com aula inaugural, na presença do ministro da Educação Jarbas Passarinho. A solenidade de abertura dos cursos da Unifor foi presidida com o discurso do reitor Antero Coelho Neto. Presentes César Cals de Oliveira Filho, Vicente Cavalcante Fialho, Virgílio Fernandes Távora e José Sarney, entre outros.
- 1973 - Assume o comando do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva - CPOR o coronel Adriano Aulio Pinheiro da Silva.
- 1973 - O Palácio Senador Alencar, onde funciona a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará é oficialmente tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. Ofício nesse sentido foi assinado por. Renato Soeiro, diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.
- 1978 - O governador José Waldemar Alcântara e Silva (Waldemar de Alcântara) inaugura a Estrada CE-001, que liga Maracanaú a Maranguape, com 4,5km e a Estrada CE-004 ligando Maranguape a Caucaia, com 11 km.
- 1980 - Inaugura-se a Rádio Jornal O Povo FM Stéreo, de Demócrito Dummar, anexa ao jornal O Povo.
- 1984 - Morre em Fortaleza o ex-funcionário do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS e do Banco do Brasil, Oceano Atlântico Linhares.
- 1997 - A Academia de Ciências Sociais do Ceará tem novos membros, quando assumem o advogado Emmanuel Teófilo Furtado, na Cadeira nº 26, que tem como Patrono Leonardo Ferreira da Mota Filho “Leota” (Leonardo Mota); o professor Pedro Bezerra de Araújo, na Cadeira nº 29, cujo Patrono é Padre Mororó; e o professor Francisco Adegildo Férrer, na Cadeira nº 30, que tem como Patrono Djacir Menezes.
- 2001 - Eleito Cearense do Século com 38,78 % dos votos, o Padre Cícero Romão Batista, seguido pelo poeta Antônio Gonçalves da Silva (Patativa do Assaré), o jurista Clóvis Bevilaqua, escritora Rachel de Queirós, maestro Eleazar de Carvalho, Hélder Pessoa de Torres Câmara (dom Helder Câmara), professor Antônio Martins Filho, político Virgílio de Moraes Fernandes Távora (Virgílio Távora) e o marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. Eleição mal feita, onde as pessoas puderam votar quantas vezes quisessem, pois não havia título de eleitor nem anotava-se o número da identidade (RG), tornando uma falsa eleição, pois além de 38% não ser real (pela repetição de votos) também não é a maioria absoluta. O único fato real da eleição foi a rejeição ao nome do marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, que tirou o último lugar.
- 2009 - Eleita Miss Ceará 2009 a aluna de letras e modelo Khrisley Karlleni, de 23 anos de idade, Miss Pacajus, em festa no Hotel Vila Galé. O segundo lugar ficou com a Miss Caucaia, Juliana Marinho, de 18 anos de idade, que recebeu os títulos de Beleza Ceará e Miss Turismo. Já o terceiro lugar ficou com a Miss Crato, Irislana Brito, de 21 anos de idade. O título de Miss Simpatia ficou com a Miss Horizonte, Cláudia Pessoa, de 18 anos de idade.
- 2015 - Morre no Hospital São Raimundo, em Fortaleza, aos 96 anos de idade. o advogado e memorialista Thomaz Pompeu Gomes de Matos, ex-funcionário do Banco do Brasil que em plena era Vargas fotografou o movimento popular conhecido por “Quebra-quebra” no dia 18 de agosto de 1942 como fotógrafo amador passando à história como o melhor fotógrafo do momento. O corpo foi velado na capela do hospital e posteriormente cremado, sendo as cinzas depositadas ao pé do Baobá no Passeio Público.
Comentários
Postar um comentário