Pular para o conteúdo principal

Chegou a hora de pendurar a coleira e ir para a reserva

Melhores amigos do homem, fiéis escudeiros e, para esses dois, heróis. É assim que podemos classificar os cachorros Athos (12 anos) e Uno (10 anos), pai e filho, que durante suas vidas fizeram parte da Companhia de Busca, Regaste e Salvamento com Cães (CBRC) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).


Agora, eles estão deixando suas atividades pela idade já avançada e se “aposentando” do trabalho junto à corporação – e porquê não dizer que estão indo para a reserva, como se fala na carreira militar quando um profissional completa seu tempo de serviço. Durante todos esses anos, ambos fizeram parte das equipes que trabalharam em importantes operações no Ceará, como no desabamento do Edifício Andréa, em Fortaleza, e até em outros estados, a exemplo da tragédia em Brumadinho (MG).

Athos e Uno tinham a companhia de mais 11 cães no trabalho da CBRC. Em uma década, ao lado dos companheiros, eles atuaram em diversas ocorrências de resgate das mais variadas situações em todo o território cearense, e até brasileiro, como ocultação de cadáver, busca por pessoas perdidas em matas, usuários de drogas que se desorientam, pessoas desaparecidas com alzheimer, vítimas de estruturas colapsadas, entre outros.

Para o subtenente J. Maria, condutor do Uno, o desafio agora é levar a eficácia do cão em resgates para os que estão em capacitação. “Fica a lembrança do bom trabalho que ele desempenhou, as atividades e o aprendizado. Já estou repassando para outro tomando como experiência tudo o que foi feito com ele (Uno) para ver se a gente desenvolve o treinamento de um cão com a mesma eficiência dele”, disse o bombeiro.


Novo lar - Teoricamente, quando se forma um binômio (como se chama a dupla formada pelo guia e o animal), esse só se desfaz em situações bem específicas: falecimento do cão, bombeiro entrando para a reserva ou “aposentadoria” do cão. Só que na prática não é bem isso que acontece e com o término das atividades de resgate na companhia os cães passam a ter um novo lar. Eles saem do canil dos Bombeiros e vão morar com seus guias, com quem trabalharam ao longo desse tempo. No caso de Athos e Uno, a residência do cabo Argeu e do subtenente J. Maria, respectivamente.

“Devido ao vínculo que se cria, o condutor leva o cão, porque não é só uma ferramenta de trabalho, você cria um vínculo que vai além do trabalho. É inimaginável pensar que aquele animal que foi seu parceiro durante anos você vai deixar para trás. Os nossos bombeiros até hoje levam seus cães quando se aposentam para morar consigo. Eu, inclusive, levei o meu”, conta o tenente-coronel Lino, comandante da CBRC.

Em seu novo lar, Athos já é tratado como um ente da família. “Era um momento esperado. Lá em casa já estávamos nos planejando para recebê-lo assim que encerrasse as atividades aqui no canil. A família toda já se apegou, leva ele para passear, as crianças ficam abraçando e beijando direto. Acredito que ele está na vida que sempre sonhou”, confidencia o cabo Argeu.


Nascidos para resgatar - Essa afetividade criada é em decorrência do trabalho de confiança e cumplicidade fomentado desde o nascimento dos animais. Esse vínculo, para o comandante, é que faz a diferença no trabalho.

“O principal comprometimento no serviço é a relação que há entre o cão e o condutor dele. Depois de começar o vínculo e a relação de treinamento, ela perdura. Para isso, todo o estímulo positivo é levado pelo condutor ao filhotinho durante os treinamentos e até na vida adulta do cão. Tudo o que você pensar de bom é esse cara (condutor) que leva. Se você pensar em algo que possa gerar uma dúvida no cão, como por exemplo dar uma injeção, é outra pessoa que faz para que ele nunca possa associar um fato ruim à imagem do condutor. Com isso, eu desenvolvo no meu cão que tudo de bom vem do condutor e isso é muito importante na ocorrência, principalmente para acessar locais de estabilidade duvidosa, pois ele já acredita que ali é seguro, muito embora a gente saiba que o motivo de utilizar o cão é poupar o homem”, comenta o tenente-coronel.

Para se criar essa confiança mútua e obter melhores resultados com os treinamentos, o cães utilizados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará nascem já no canil da corporação. “Na nossa companhia esses cães preferencialmente nascem aqui, porque já nas primeiras semanas de vida começam os treinamentos para a gente não perder nenhum momento dessa evolução deles, de filhote até um cão pronto”, destaca o comandante Lino.

Até ficar apto para o trabalho em campo, os animais passam por treinamentos em um período de 18 a 24 meses. “Você vai trabalhar a parte de socialização, apresentar todos os barulhos que ele vai encontrar no trabalho, quer seja em um escombro, em região de mata, ele vai ter que se adaptar a andar em solo instável, ele não pode se distrair, então todas essas situações são apresentadas para o cão ao longo desses dois anos. Junto disso, vem a parte física, mesmo o cão naturalmente sendo mais condicionado que o ser humano, enquanto um homem varre uma área de 10 mil metros quadrados em oito horas, ele faz em 20 minutos, mas mesmo assim tem que haver esse treinamento físico até ele chegar no ponto em que a gente ache que ele vai servir bem ao propósito, não vai se cansar facilmente e vai dar uma resposta mais rápida, principalmente quando a gente estiver atrás de pessoas ainda vivas em estruturas colapsadas ou em matas”, explica o tenente-coronel Lino.


Certificação - Os cães depois do treinamento passam por certificações estaduais, regionais e nacionais. São provas feitas para comprovar que os animais estão aptos a realizarem o serviço de busca. Agora em julho oito cães do CBMCE vão passar pela certificação. Até hoje, o percentual de aprovação tem sido 100%.

O comandante considera a escolha das raças um ponto importante para o sucesso do trabalho da companhia. “Você tem que considerar a regionalidade do lugar. Aqui na capital a temperatura dá 28 graus, é até razoável. Mas no sertão, a gente já mediu em solo e ela chega a dar 42 graus. Não é toda raça de cão que aguenta isso. Quando você vai trabalhar o cão como ferramenta você tem que saber para o que você quer. No nosso caso, que é busca e resgate de pessoas, tenho que ter um cão que ofereça resistência física, boa envergadura, dinâmica e que goste de ser humano. As raças que mais se adaptaram para nós foi o pastor belga de malinois, boiadeiro australiano e o labrador”, pontua Lino.
  • Com informações de Fhillipe Augusto e fotos de Gilseppe Bonazzi, da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Pacheco condiciona Isenção do IR à Situação Fiscal

Depois que o dólar bateu novo recorde nesta sexta-feira (29) e chegou a passar de R$ 6,10, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), divulgou nota em que afirma que não haverá Reforma Tributária da renda caso não haja condições fiscais para isso. - A questão de isenção de IR [Imposto de Renda], embora seja um desejo de todos, não é pauta para agora e só poderá acontecer se, e somente se, tivermos condições fiscais para isso. Se não tivermos, não vai acontecer. Mas esta é uma discussão para a frente, que vai depender muito da capacidade do Brasil de crescer e gerar riqueza, sem aumento de impostos”, afirmou Pacheco (foto Lula Marques). Analistas de Mercado têm indicado que a alta do dólar tem relação com o anúncio do governo de isentar do Imposto de Renda (IR) quem recebe até RS 5 mil mensais, taxando em mais 10% aqueles que ganham acima de R$ 50 mil. O diretor executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI) e professor de economia licenciado da Universidade de Brasíl...

Expo Favela 2024 até domingo

Expo Favela Innovation ganha mais um dia O evento foi ampliado e agora conta com um dia extra. No domingo (24), haverá apresentações artísticas e culturais na Estação das Artes. Na sexta (22) e no sábado (23), a programação acontece no Centro de Eventos_. A Expo Favela Innovation Ceará 2024, marcada para os dias 22 e 23 de novembro, foi ampliada e agora contará com mais um dia de atrações. No domingo (24), das 15 às 20 horas o público poderá conferir gratuitamente apresentações gratuitas na Estação das Artes, com artistas como Belinho e Banda, Vanessa, Tasha & Trace, Edi Rock e Dexter. Já nos dias 22 e 23 de novembro, a Expo Favela, reconhecida como a maior feira de empreendedorismo do mundo voltada para o público das periferias, será realizada no Centro de Eventos, com entrada gratuita. A feira tem como objetivo conectar empreendedores das favelas com grandes lideranças, personalidades e gestores públicos do país.  Na sexta (22), a programação comeca às 13h, com apresentações...

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta sexta-feira (22/11/2024), maioria de seis votos para manter a prisão do ex-jogador de futebol Robinho. Na semana passada, o plenário virtual da Corte iniciou o julgamento de um recurso da defesa do ex-atleta para derrubar a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que homologou a sentença da Justiça italiana contra Robinho e determinou a prisão imediata dele, em março deste ano. Ele foi condenado a nove anos de prisão na Itália pelo envolvimento no estupro de uma mulher, ocorrido dentro de uma boate de Milão, em 2013. Até o momento, além do relator Luiz Fux, votaram pela manutenção da prisão os ministros Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes. Gilmar Mendes foi o único a se manifestar pela soltura. Faltam quatro votos. Para o relator, não houve irregularidades na decisão do STJ que determinou a prisão. - O STJ, no exercício de sua competência constitucional, deu cumprimento à Constituiç...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Pacheco condiciona Isenção do IR à Situação Fiscal

Depois que o dólar bateu novo recorde nesta sexta-feira (29) e chegou a passar de R$ 6,10, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), divulgou nota em que afirma que não haverá Reforma Tributária da renda caso não haja condições fiscais para isso. - A questão de isenção de IR [Imposto de Renda], embora seja um desejo de todos, não é pauta para agora e só poderá acontecer se, e somente se, tivermos condições fiscais para isso. Se não tivermos, não vai acontecer. Mas esta é uma discussão para a frente, que vai depender muito da capacidade do Brasil de crescer e gerar riqueza, sem aumento de impostos”, afirmou Pacheco (foto Lula Marques). Analistas de Mercado têm indicado que a alta do dólar tem relação com o anúncio do governo de isentar do Imposto de Renda (IR) quem recebe até RS 5 mil mensais, taxando em mais 10% aqueles que ganham acima de R$ 50 mil. O diretor executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI) e professor de economia licenciado da Universidade de Brasíl...

Expo Favela 2024 até domingo

Expo Favela Innovation ganha mais um dia O evento foi ampliado e agora conta com um dia extra. No domingo (24), haverá apresentações artísticas e culturais na Estação das Artes. Na sexta (22) e no sábado (23), a programação acontece no Centro de Eventos_. A Expo Favela Innovation Ceará 2024, marcada para os dias 22 e 23 de novembro, foi ampliada e agora contará com mais um dia de atrações. No domingo (24), das 15 às 20 horas o público poderá conferir gratuitamente apresentações gratuitas na Estação das Artes, com artistas como Belinho e Banda, Vanessa, Tasha & Trace, Edi Rock e Dexter. Já nos dias 22 e 23 de novembro, a Expo Favela, reconhecida como a maior feira de empreendedorismo do mundo voltada para o público das periferias, será realizada no Centro de Eventos, com entrada gratuita. A feira tem como objetivo conectar empreendedores das favelas com grandes lideranças, personalidades e gestores públicos do país.  Na sexta (22), a programação comeca às 13h, com apresentações...

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta sexta-feira (22/11/2024), maioria de seis votos para manter a prisão do ex-jogador de futebol Robinho. Na semana passada, o plenário virtual da Corte iniciou o julgamento de um recurso da defesa do ex-atleta para derrubar a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que homologou a sentença da Justiça italiana contra Robinho e determinou a prisão imediata dele, em março deste ano. Ele foi condenado a nove anos de prisão na Itália pelo envolvimento no estupro de uma mulher, ocorrido dentro de uma boate de Milão, em 2013. Até o momento, além do relator Luiz Fux, votaram pela manutenção da prisão os ministros Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes. Gilmar Mendes foi o único a se manifestar pela soltura. Faltam quatro votos. Para o relator, não houve irregularidades na decisão do STJ que determinou a prisão. - O STJ, no exercício de sua competência constitucional, deu cumprimento à Constituiç...