Os moradores de Palhano estão assustados com os últimos terremotos verificados na cidade.
Nesta quinta-feira (9), o Laboratório Sismológico do Nordeste (LabSis) está em operação em Palhano com recursos do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Estudos Tectônicos, sendo que duas estações estão em link direto com o laboratório.
"A atividade em Palhano ficou conhecida a partir do início de 1988 e teve seu período de máxima atividade a partir de outubro daquele ano e prosseguiu por diversos anos, tendo sido registrados pelo menos três eventos de magnitude acima de 4 graus, tendo sua atividade, em número de sismos, sido comparável à de João Câmara, na mesma época, com mais de 50 mil eventos registrados pela estação então instalada pelo Laboratório Sismológico do Nordeste (LabSis) para monitorar a atividade sísmica. Sendo assim, é possível que um novo ciclo de intensa atividade sísmica esteja se iniciando ou, quem sabe, pode ser só uma atividade esporádica, de pouca duração. Só o futuro dirá qual das hipóteses é a verdadeira", destacam os pesquisadores Joaquim Ferreira, Rômulo Farias e Marconi Oliveira.
Mapa de localização epicentral. A estrela vermelha indica a localização do epicentro de magnitude 1.6 desta quarta (8). O triângulo vermelho indica a localização da estação de Almas, em Palhano (PLAL)
Nesta quinta-feira (9) e na quarta-feira (8) vários tremores de terras foram registrados em Palhano, tendo sido computados 25 eventos até às 10h22 desta quinta (9).
Os dois maiores terremotos de magnitude preliminar 1,6 graus ocorreram na quarta-feira (8), às 14h03; e nesta quinta-feira (9), às 1h40. Esses eventos foram registrados por diversas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Registro do evento desta quarta (8) na estação de Palhano
Nesta quinta-feira (9), o Laboratório Sismológico do Nordeste (LabSis) está em operação em Palhano com recursos do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Estudos Tectônicos, sendo que duas estações estão em link direto com o laboratório.
Desta forma é possível acompanhar essa atividade em tempo real e, sempre que há fatos relevantes no comportamento da sismicidade as autoridades e a Defesa Civil do Ceará e dos municípios afetados são devidamente informados.
1988 - Palhano tem histórico de terremotos desde 1988.
Em 14 de novembro de 2019, às 18h15, Palhano teve um terremoto de 1,8 graus sentido na sede e nas localidades de Cajueirinho, Barbada, Luzilândia e Assentamento Chico Mendes (Fazenda Marmouthier).
Com informações dos pesquisadores do LabSis/UFRN, INCTET, RSBR, Joaquim Ferreira e Eduardo Menezes.
Comentários
Postar um comentário