Pular para o conteúdo principal

Corpo de Bombeiros recebe Medalha da Abolição

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) entra nesta sexta-feira (29) para o seleto grupo de instituições agraciadas pelo Governo do Ceará com a outorga da Medalha da Abolição, maior honraria do Estado, em solenidade a partir das cinco da tarde, no Palácio da Abolição.

Formado por profissionais de coragem e com o espírito de servir ao próximo, muitas vezes até arriscando a própria vida, a comenda é o reconhecimento do valoroso serviço prestado pelos militares que defendem e defenderam a farda da entidade nesses 94 anos de existência.


Para o coronel Luís Eduardo Soares Holanda, comandante do CBMCE, a homenagem do Governo do Ceará traduz o sentimento de bem-querer que a sociedade tem com a instituição. “É um motivo de muito orgulho para todos nós do Corpo de Bombeiros, que vem coroar o reconhecimento da população. Nós temos essa simpatia e a Medalha da Abolição vem materializar esse reconhecimento. Então, é motivo de muito orgulho para nós que estamos no Corpo de Bombeiros e para aqueles que passaram nesses 94 anos”, confessou Holanda.


Para o comandante, a especificidade do ofício de bombeiro é quem gera toda essa empatia da população. “Essa credibilidade foi construída no passar dos anos e é uma característica dos corpos de bombeiros do Brasil, graças a Deus, ao nosso trabalho e à forma do bombeiro agir e interagir com a sociedade. A gente está sempre chegando para ajudar alguém, sempre dentro de uma emergência dando nosso melhor, arriscando inclusive nossa vida para que a gente possa ter a possibilidade de salvar a vida de uma pessoa que precisa da nossa intervenção. Então, acho que a credibilidade vai muito disso e acredito que é isso que encanta a população. Ajudar sem olhar a quem e a circunstância. O bombeiro atua desde aquela simples ocorrência, quase que folclórica de tirar o gatinho da árvore, e também salva vidas, como aconteceu no desabamento do Edifício Andréa”, destacou.
Trajetória quase centenária


Criado em 8 de agosto de 1925 com o nome de Pelotão de Bombeiros de Fortaleza, o CBMCE surgiu em virtude do crescimento da capital cearense e, consequentemente, do número de residências, comércios e indústria. Preocupados com a possibilidade da ocorrência de incêndios, autoridades públicas e comerciantes enxergavam a necessidade de Fortaleza ter um grupamento especializado no combate a esse tipo de sinistro. A partir dessa preocupação, o chefe da Polícia na época, Dr. José Pires de Carvalho, fez um relatório e direcionou ao chefe do Executivo, desembargador José Moreira da Rocha, especificando a precisão de se criar o grupamento.

Considerados como amigos da sociedade, e muitas vezes até heróis, os bombeiros atuam em áreas que vão além do combate a incêndios. Cabe à corporação desempenhar atividades técnicas de análise de projetos e vistorias, salvamentos (terrestre, aquático e em alturas), mergulho autônomo, atendimento pré-hospitalar, ações de Defesa Civil, prevenção em grandes eventos e capturas de animais silvestres. O comandante do CBMCE explica que essas funções foram sendo agregadas à rotina da corporação com o passar do tempo.

“No decorrer desses 94 anos o Corpo de Bombeiros foi cada vez mais se especializando. Naquele primeiro momento, foi atuando basicamente na questão do combate a incêndios. Com o tempo, a gente começa a entrar nas questões de salvamento, emergência pré-hospitalar, até o bombeiro moderno atual. Hoje, nós somos os responsáveis pelas ações de Defesa Civil do estado. A gente tem uma atuação muito forte também na engenharia de prevenção ao incêndio, que é quando o bombeiro tenta se antecipar ao acidente. As edificações no Ceará passam previamente pelo Corpo de Bombeiros para que a gente possa determinar as medidas preventivas e, ainda que aconteça esse acidente, a gente possa diminuir os danos”, informou coronel Holanda.
Momentos marcantes


Mesmo tendo incorporado novas funções com o decorrer dos anos, a história do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará é marcada pelo trabalho em acidentes que entraram para a história cearense. Coronel Holanda citou três ocorrências que retratam bem o espírito do que é o trabalho da instituição: o incêndio que destruiu tanques de armazenamento de combustíveis no Terminal do Mucuripe, em 1980; o acidente com um avião que se chocou contra a Serra da Aratanha, em 1982; e o mais recente de todos, que ainda está bem vivo na memória de todos, que foi o desabamento do Edifício Andréa, há pouco mais de um mês, em Fortaleza.

“O Corpo de Bombeiros têm 94 anos aqui no Ceará e essa foi a operação mais complexa da história. A gente teve grandes operações, com repercussão parecida, como o acidente do avião da VASP (1982). A gente teve um incêndio muito grande no Terminal do Mucuripe. Eram ocorrências que tinham um nível de complexidade grande, mas tinham um diferencial desse último. Lá, a gente estava no coração do centro urbano de Fortaleza. Existia aquela pressão de vida e de morte. No acidente da Serra da Aratanha quando os bombeiros subiram eles sabiam que a possibilidade de encontrar qualquer tipo de sobrevivente era mínima. Os grandes incêndios também eram ocorrências complexas, mas com números de vítimas pequenas ou até nenhuma. Já o Andréa era um cenário bem complexo, em que a gente precisava tomar decisões rápidas e ao mesmo tempo com técnica, sabedoria, para que a gente pudesse dar os resultados que a operação precisava”, destacou o cel. Holanda, ao se referir da operação coordenada pelo CBMCE, que durou 103 horas e que conseguiu resgatar sete pessoas com vida, das 16 vitimadas no desabamento.


Mesmo não sendo uma atividade cotidiana da corporação atuar em grande sinistros como os citados, o comandante ressalta que para obter os resultados positivos desejados por todos, é preciso estar sempre bem treinado. “É uma característica dos Bombeiros estar preparado para as grandes emergências. A gente não pode falhar durante uma grande emergência, e graças a Deus elas não acontecem todos os dias, no que pese todos os dias acontecer incêndios, salvamentos, a grande maioria a população sequer toma conhecimento porque não há uma repercussão maior. Por isso que a gente treina tanto, se especializa e está sempre em condição de operação. Às vezes a gente passa o plantão de 24 horas só com pequenas ocorrências, mas a gente precisa estar pronto para no dia que acontecer as grandes ocorrência a gente dar a resposta que a população merece e espera do seu Corpo de Bombeiros”.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Aula de Panmela Castro no Porto Iracema das Artes

Visitando sentimentos como afetividade, solidão e autocuidado, a exposição “Ideias Radicais sobre o Amor”, da artista Panmela Castro (foto), será tema de aula aberta, ministrada pela própria, na Escola Porto Iracema das Artes - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com início às 19 horas, o encontro é gratuito e ocorre nesta segunda-feira (30 de setembro). A mostra, de autoria da artista, está aberta para visitação no Museu de Arte do Rio (MAR) e segue disponível até o dia 24 de novembro no espaço. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, a exposição apresenta 17 obras, das quais 10 são inéditas, englobando diversas formas de expressões artísticas, tais como performance, fotografia, pintura, escultura e vídeo. Apresentando também obras interativas, a exposição parte do viés psicológico, o qual discorre sobre a necessidade de pertencim

7 de Setembro em Brasília

Sob o lema “Democracia e Independência–É o Brasil no rumo certo”, o desfile de 7 de setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, une vários simbolismos. A celebração do Dia da Independência, organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), aborda três eixos temáticos, um deles a retomada das campanhas de vacinação infantil em todo o país e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos (foto  Ricardo Stuckert)  . Paloma Carvalho, brasiliense de 41 anos e médica da família, saudou esse marco na saúde pública do país: “sou uma defensora da vacinação”. Ela acompanhou o desfile na companhia do marido, Luiz Eduardo Correia, e do filho de três anos, Rafael. “Entendo a importância disso para a saúde e para o futuro dos nossos filhos — e para o nosso”, acrescentou. A médica ressaltou o valor dessa temática em ocasiões como essa, para que a população entenda “a importância disso para a coletividade, e para o fortale

Movimento Plástico Transforma realiza Mutirão nas praias de Fortaleza

O Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS , startup de impacto social que desenvolve soluções inteligentes de economia circular; e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizará, nesta sexta-feira (27 de setembro), um mutirão de limpeza na orla da Praia do Poço da Draga. A ação contará com a presença de 50 voluntários em cada cidade (estudantes e voluntariado inscrito), que participarão também de atividades educativas, conduzidas pela SOLOS. A iniciativa é uma forma de celebrar o Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza), que acontece na terceira semana do mês de setembro. O mutirão objetiva reforçar a importância do descarte correto para promoção da conscientização ambiental e melhoria da qualidade de vida na cidade. Para isso, os voluntários participam de uma “Gincana Sustentável” e na sequência são divididos em grupos para realizar a atividade de coleta de resíduos recicláveis. Todos os itens coletados nas areias das praias serão destinados para cooperativas parceiras, to

Cajuína São Geraldo conquista Ouro e Prata no Prêmio ABRE

A Cajuína São Geraldo recebeu dois troféus em categorias que concorria como finalista no Prêmio Abre de Embalagem Brasileira 2024. As estatuetas de ouro e prata foram conquistadas nas categorias Designer Gráfico - Bebidas não alcoólicas e Estratégica - Marketing e Branding, respectivamente. A cerimônia ocorreu, na Vila dos Ipês, em São Paulo. A premiação concretiza o sucesso das latinhas personalizadas com as características dos nove estados nordestinos. O produto fez parte de uma edição limitada lançada em junho deste ano em homenagem ao São João, uma das festas mais tradicionais do Nordeste. A campanha que originou as latas foi intitulada “No São João, a gente veste o Nordeste”, e desenvolvida em colaboração com a agência Bando. - Já havíamos concorrido ao Prêmio ABRE há alguns anos, com o rótulo de 45 anos e ficamos no shortlist. Dessa vez, conseguimos levar dois troféus, um de prata e outro de ouro. Concorremos com marcas de atuação nacional e a São Geraldo estava lá representando

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Aula de Panmela Castro no Porto Iracema das Artes

Visitando sentimentos como afetividade, solidão e autocuidado, a exposição “Ideias Radicais sobre o Amor”, da artista Panmela Castro (foto), será tema de aula aberta, ministrada pela própria, na Escola Porto Iracema das Artes - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com início às 19 horas, o encontro é gratuito e ocorre nesta segunda-feira (30 de setembro). A mostra, de autoria da artista, está aberta para visitação no Museu de Arte do Rio (MAR) e segue disponível até o dia 24 de novembro no espaço. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, a exposição apresenta 17 obras, das quais 10 são inéditas, englobando diversas formas de expressões artísticas, tais como performance, fotografia, pintura, escultura e vídeo. Apresentando também obras interativas, a exposição parte do viés psicológico, o qual discorre sobre a necessidade de pertencim

7 de Setembro em Brasília

Sob o lema “Democracia e Independência–É o Brasil no rumo certo”, o desfile de 7 de setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, une vários simbolismos. A celebração do Dia da Independência, organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), aborda três eixos temáticos, um deles a retomada das campanhas de vacinação infantil em todo o país e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos (foto  Ricardo Stuckert)  . Paloma Carvalho, brasiliense de 41 anos e médica da família, saudou esse marco na saúde pública do país: “sou uma defensora da vacinação”. Ela acompanhou o desfile na companhia do marido, Luiz Eduardo Correia, e do filho de três anos, Rafael. “Entendo a importância disso para a saúde e para o futuro dos nossos filhos — e para o nosso”, acrescentou. A médica ressaltou o valor dessa temática em ocasiões como essa, para que a população entenda “a importância disso para a coletividade, e para o fortale

Movimento Plástico Transforma realiza Mutirão nas praias de Fortaleza

O Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS , startup de impacto social que desenvolve soluções inteligentes de economia circular; e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizará, nesta sexta-feira (27 de setembro), um mutirão de limpeza na orla da Praia do Poço da Draga. A ação contará com a presença de 50 voluntários em cada cidade (estudantes e voluntariado inscrito), que participarão também de atividades educativas, conduzidas pela SOLOS. A iniciativa é uma forma de celebrar o Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza), que acontece na terceira semana do mês de setembro. O mutirão objetiva reforçar a importância do descarte correto para promoção da conscientização ambiental e melhoria da qualidade de vida na cidade. Para isso, os voluntários participam de uma “Gincana Sustentável” e na sequência são divididos em grupos para realizar a atividade de coleta de resíduos recicláveis. Todos os itens coletados nas areias das praias serão destinados para cooperativas parceiras, to

Cajuína São Geraldo conquista Ouro e Prata no Prêmio ABRE

A Cajuína São Geraldo recebeu dois troféus em categorias que concorria como finalista no Prêmio Abre de Embalagem Brasileira 2024. As estatuetas de ouro e prata foram conquistadas nas categorias Designer Gráfico - Bebidas não alcoólicas e Estratégica - Marketing e Branding, respectivamente. A cerimônia ocorreu, na Vila dos Ipês, em São Paulo. A premiação concretiza o sucesso das latinhas personalizadas com as características dos nove estados nordestinos. O produto fez parte de uma edição limitada lançada em junho deste ano em homenagem ao São João, uma das festas mais tradicionais do Nordeste. A campanha que originou as latas foi intitulada “No São João, a gente veste o Nordeste”, e desenvolvida em colaboração com a agência Bando. - Já havíamos concorrido ao Prêmio ABRE há alguns anos, com o rótulo de 45 anos e ficamos no shortlist. Dessa vez, conseguimos levar dois troféus, um de prata e outro de ouro. Concorremos com marcas de atuação nacional e a São Geraldo estava lá representando