O Brasil tem uma série de atividades neste sábado (21), Dia Mundial de Limpeza das Praias, Rios e Lagoas.
Em Fortaleza com o olhar voltado para a preservação ambiental, especialmente no que se refere aos recursos hídricos, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) realiza de 7h30 às 10h30 deste sábado mutirão de limpeza Lagoa do Opaia (foto).
Além do compromisso com a sustentabilidade ser um valor da Cagece, o intuito da companhia com ações como esta é sensibilizar também a população local para a proteção dos recursos hídricos, por meio do engajamento dos cidadãos.
A ação se propõe a recolher os materiais indevidos e recicláveis (metal, papel, papelão, plástico, embalagens de plástico e de vidro) das margens da lagoa com o objetivo dar o devido descarte aos materiais, e reaproveitá-los da maneira possível, reduzindo a produção de lixo no meio ambiente.
“O mutirão de limpeza na Lagoa do Opaia é uma ação participativa que foi pensada para iniciar um processo de transformação por meio da destinação adequada dos recicláveis. O material retirado da lagoa será doado aos aos coletores de materiais recicláveis e o restante será recolhido pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbifor), informa a gerente de Responsabilidade Social da Cagece, Robervânia Barbosa.
Já a educadora ambiental da Cagece, Raquel Guimarães, comenta que o resultado esperado não se limita ao número de resíduos recolhidos no entorno da lagoa. “Esperamos alcançar o imaginário sociocultural das pessoas e fazê-las enxergar o que está no seu entorno como algo precioso, merecedor de cuidado e de respeito. Portanto, esperamos despertar as pessoas para o envolvimento com as questões ambientais, suscitando mudanças práticas, que são possíveis e que conciliem com o dia a dia", informa.
Com essa ação, a companhia adere ao Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Açudes, Lagoas e Nascente. A data foi estabelecida pela Rede Nacional de Educadores Ambientais durante a Conferência Internacional, ECO-92. No Ceará, o Dia de Limpeza de Praias, Rios e Lagoas, ocorre desde 1993.
------
Neste sábado (21), a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA) participará do evento World Cleanup Day, com o Dia de Limpeza de Praias, Rios e Lagoas. A partir das sete da manhãs, voluntários irão recolher lixo descartado indevidamente na orla de Fortaleza.
O ponto de encontro será no calçadão da Praia de Iracema, em frente o Hotel Sonata (Avenida Beira Mar, 848), onde haverá café da manhã, credenciamento e entrega de material aos voluntários – uniforme e Equipamento de Proteção Individual (EPI).
As ações da Sema envolvem – além das praias, rios lagos e lagoas do Estado – 13 Unidades de Conservação estaduais e mais quatro municípios: Jijoca de Jericoacoara, Aquiraz, Itapipoca e Pacujá.
A ação de limpeza na Beira-Mar acontece tanto na faixa de areia como na água. Surfistas utilizarão peneiras adaptadas para o recolhimento dos resíduos no mar no trecho entre os dois espigões da Praia de Iracema.
O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, destaca a importância de se envolver a população na limpeza das praias e na conscientização sobre como preservar esses ecossistemas.
Em 2018, o World Cleanup Day teve a participação de 17 milhões de pessoas, abrangendo 158 países com temperaturas variando de menos 10 graus (no Canadá) a 48 graus (no Irã). Os organizadores tiveram que lidar com os efeitos de seis ciclones tropicais e enfrentaram guerras, conflitos e distúrbios. No Brasil, algumas cidades tiveram que adiar a ação devido às fortes chuvas nesse dia. No entanto, esta provou ser a maior ação de limpeza organizada que já ocorreu no planeta em um período de 36 horas e os organizadores esperam uma repetição mais forte este ano.
Para comemorar o World Clean Up Day, celebrado neste 21 de setembro, mais de 20 projetos socioambientais apoiados pela Petrobras participam de um mutirão de limpeza em 15 estados brasileiros, nos fins de semana deste mês. Ao todo, cerca de 60 praias serão contempladas, ao longo de aproximadamente 140 quilômetros de litoral, além de uma área de mangue e uma praia fluvial. O Clean Up é um evento que acontece, simultaneamente, em 157 países, onde milhões de voluntários se reúnem para limpar suas cidades, incluindo praças, praias e parques.
Com base em ações semelhantes realizadas este ano, 23 projetos patrocinados pela companhia esperam recolher, nesta edição, cerca de 12 toneladas de resíduos sólidos urbanos, que foram descartados de forma incorreta. Paralelamente ao mutirão de limpeza, serão promovidas atividades lúdicas e educativas para o público infantil, como forma de envolver as crianças nas causas ambientais. Os pequenos não participarão, no entanto, diretamente da coleta de resíduos.
Projetos participantes - Entre os participantes do Clean Up Day 2019 estão os projetos: Meros, atuante em diversos estados, entre eles Pernambuco, Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo; Ponta de Pirangi, no Rio Grande do Norte; Toninhas, em São Francisco do Sul, Santa Catarina; Lontra, no litoral de Florianópolis; Ilhas do Rio e Uçá, no Rio de Janeiro, que cobrirão praias de Niterói, Copacabana e Barra da Tijuca; Mantas do Brasil e Albatroz, em Santos, que percorrerão desde a praia do Gonzaga até a Ponta da Praia; e o CO2 Manguezal, em Maragojipe, na Bahia, que mobilizará a comunidade no entorno da Refinaria Landulpho Alves (RLAM) para limpar a área conhecida como Porto Caija.
Os cinco projetos que formam a Rede de Biodiversidade Marinha (Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Tamar e Golfinho Rotador) também vão convocar a população para a força-tarefa. O Coral Vivo, por exemplo, cobrirá 35 quilômetros de praias na região da Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia.
O objetivo do Clean Up é conscientizar as pessoas sobre o descarte irregular de resíduos sólidos urbanos. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que mais de oito milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos todos os anos, causando danos à vida marinha e a atividades econômicas, como a pesca e o turismo.
CEARÁ - Os projetos de limpeza da Petrobras no Ceará neste sábado são:
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que mais de oito milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos todos os anos, causando danos à vida marinha e a atividades econômicas como a pesca e o turismo. Pelo fato de os oceanos serem fontes oxigênio e de alimentos, a poluição no mar também prejudica a saúde humana. Latas, copos, garrafas e outros materiais de plástico, chinelos, bitucas de cigarro, restos de petrechos de pesca e até agulhas são alguns dos materiais que descartados no lugar errado vão parar no fundo do mar.
No sábado (21), a partir das sete da manhã, o De Olho na Água' promove mutirão de limpeza na praia da Requenguela, em Icapuí. A partir das 15 horas ocorrerá o replantio de 500 mudas de mangue.
Para o biólogo e técnico da Fundação Brasil Cidadão, André Luiz, “as ações serão momentos ímpares, sabendo que a comunidade e simpatizantes das causas ambientais se mobilizarão para dar um alerta para proteger os recursos naturais do nosso município, além de sensibilizar as pessoas sobre a problemática do lixo e os impactos que vem causando no manguezal da Barra Grande”.
COCA-COLA - Em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza Praias, Rios e Lagoas que acontece sempre neste terceiro sábado de setembro (21), a Coca-Cola FEMSA Brasil, maior engarrafadora do mundo em volume de vendas, promoverá quatro mutirões de limpeza nos estados do Paraná e São Paulo nos meses de setembro e outubro. As cidades de Curitiba, Maringá, Bauru e São Vicente reunirão mais de 600 voluntários para coletar toneladas de resíduo que foram despejados indevidamente no meio ambiente.
O foco dessas ações é a conservação de rios e praias, além de ser um programa de educação ambiental para a comunidade, sendo uma iniciativa que mobiliza milhares de pessoas do mundo inteiro em prol de um único objetivo.
As limpezas do Estado do Paraná e do interior de São Paulo terão a parceria da ONG internacional Ocean Conservancy, como também o apoio das prefeituras locais e outros parceiros. Já a limpeza de São Vicente, litoral paulista, contará com o apoio do Instituto Ecofaxina.
"Promover mobilizações e iniciativas de engajamento como essas faz parte da nossa estratégia de sustentabilidade e da nossa missão de gerar valor econômico, ambiental e social em todos os lugares em que estamos presentes. É uma forma de colocar na prática o nosso compromisso por um mundo sem resíduos. Então, poder contar com parceiros experientes como a Ocean Conservancy e a Ecofaxina fortalece a iniciativa e a relevância junto à comunidade", explica a Gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil, Wanessa Scabora.
Todo o material coletado pelos voluntários será catalogado, pesado e fotografado antes de seguir para o descarte adequado. Depois de compilados, os dados serão mandados para centros específicos que darão o fim correto aos resíduos.
Serviço
Curitiba-Paraná - Sábado (21) - Parque do Atuba
São Vicente-São Paulo - Sábado (21) - Parque Prainha
Bauru-São Paulo - Sábado (28) - Lagoa da Quinta da Bela Olinda
Maringá-Paraná - Sábado (cinco de outubro) - Córrego Mandacarú.
Em Fortaleza com o olhar voltado para a preservação ambiental, especialmente no que se refere aos recursos hídricos, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) realiza de 7h30 às 10h30 deste sábado mutirão de limpeza Lagoa do Opaia (foto).
Além do compromisso com a sustentabilidade ser um valor da Cagece, o intuito da companhia com ações como esta é sensibilizar também a população local para a proteção dos recursos hídricos, por meio do engajamento dos cidadãos.
A ação se propõe a recolher os materiais indevidos e recicláveis (metal, papel, papelão, plástico, embalagens de plástico e de vidro) das margens da lagoa com o objetivo dar o devido descarte aos materiais, e reaproveitá-los da maneira possível, reduzindo a produção de lixo no meio ambiente.
“O mutirão de limpeza na Lagoa do Opaia é uma ação participativa que foi pensada para iniciar um processo de transformação por meio da destinação adequada dos recicláveis. O material retirado da lagoa será doado aos aos coletores de materiais recicláveis e o restante será recolhido pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbifor), informa a gerente de Responsabilidade Social da Cagece, Robervânia Barbosa.
Já a educadora ambiental da Cagece, Raquel Guimarães, comenta que o resultado esperado não se limita ao número de resíduos recolhidos no entorno da lagoa. “Esperamos alcançar o imaginário sociocultural das pessoas e fazê-las enxergar o que está no seu entorno como algo precioso, merecedor de cuidado e de respeito. Portanto, esperamos despertar as pessoas para o envolvimento com as questões ambientais, suscitando mudanças práticas, que são possíveis e que conciliem com o dia a dia", informa.
Com essa ação, a companhia adere ao Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Açudes, Lagoas e Nascente. A data foi estabelecida pela Rede Nacional de Educadores Ambientais durante a Conferência Internacional, ECO-92. No Ceará, o Dia de Limpeza de Praias, Rios e Lagoas, ocorre desde 1993.
------
Neste sábado (21), a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA) participará do evento World Cleanup Day, com o Dia de Limpeza de Praias, Rios e Lagoas. A partir das sete da manhãs, voluntários irão recolher lixo descartado indevidamente na orla de Fortaleza.
O ponto de encontro será no calçadão da Praia de Iracema, em frente o Hotel Sonata (Avenida Beira Mar, 848), onde haverá café da manhã, credenciamento e entrega de material aos voluntários – uniforme e Equipamento de Proteção Individual (EPI).
As ações da Sema envolvem – além das praias, rios lagos e lagoas do Estado – 13 Unidades de Conservação estaduais e mais quatro municípios: Jijoca de Jericoacoara, Aquiraz, Itapipoca e Pacujá.
A ação de limpeza na Beira-Mar acontece tanto na faixa de areia como na água. Surfistas utilizarão peneiras adaptadas para o recolhimento dos resíduos no mar no trecho entre os dois espigões da Praia de Iracema.
O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, destaca a importância de se envolver a população na limpeza das praias e na conscientização sobre como preservar esses ecossistemas.
Em 2018, o World Cleanup Day teve a participação de 17 milhões de pessoas, abrangendo 158 países com temperaturas variando de menos 10 graus (no Canadá) a 48 graus (no Irã). Os organizadores tiveram que lidar com os efeitos de seis ciclones tropicais e enfrentaram guerras, conflitos e distúrbios. No Brasil, algumas cidades tiveram que adiar a ação devido às fortes chuvas nesse dia. No entanto, esta provou ser a maior ação de limpeza organizada que já ocorreu no planeta em um período de 36 horas e os organizadores esperam uma repetição mais forte este ano.
A Faculdade UniNassau Fortaleza, em parceria com o Instituto Limpa Brasil, promove, hoje o Projeto Ação Tropical. A iniciativa visa reunir estudantes dos cursos de Saúde e Humanas da Instituição com intuito de conscientizar a população sobre os cuidados com o meio ambiente e refletir sobre o descarte correto do lixo e reciclagem. A ação será realizada no Dia Mundial da Limpeza, a partir das oito da manhã, no Aterro da Praia de Iracema.
O local de saída da ação será a Estátua de Iracema e os participantes seguirão pela Avenida Beira Mar, na orla cearense, com percurso de, aproximadamente, dois quilômetros. Os voluntários irão fazer a coleta do lixo, separando resíduos como vidro, plástico, metal e papel, além de conscientização de quem estiver na praia. Segundo o coordenador dos cursos de Humanas da UniNassau Campus Parangaba, Flávio Cidade, a mobilização tem como intuito a conscientização coletiva para preservação do meio ambiente e, além disso, promover ações de responsabilidade socioambiental.
Em complemento, o coordenador de Responsabilidade Social do grupo Ser Educacional, Sérgio Murilo, frisa que toda a sociedade precisa estar mobilizada para a preservação do meio ambiente. “A UniNassau enquanto instituição de ensino, precisa dar o exemplo e envolver toda a comunidade acadêmica em projetos socioambientais que preservem a natureza e a Ação Tropical é um desses projetos”, frisou.
Para quem deseja colaborar com a ação, a Instituição terá uma infraestrutura de apoio, auxiliando com todo o material de limpeza.
O local de saída da ação será a Estátua de Iracema e os participantes seguirão pela Avenida Beira Mar, na orla cearense, com percurso de, aproximadamente, dois quilômetros. Os voluntários irão fazer a coleta do lixo, separando resíduos como vidro, plástico, metal e papel, além de conscientização de quem estiver na praia. Segundo o coordenador dos cursos de Humanas da UniNassau Campus Parangaba, Flávio Cidade, a mobilização tem como intuito a conscientização coletiva para preservação do meio ambiente e, além disso, promover ações de responsabilidade socioambiental.
Em complemento, o coordenador de Responsabilidade Social do grupo Ser Educacional, Sérgio Murilo, frisa que toda a sociedade precisa estar mobilizada para a preservação do meio ambiente. “A UniNassau enquanto instituição de ensino, precisa dar o exemplo e envolver toda a comunidade acadêmica em projetos socioambientais que preservem a natureza e a Ação Tropical é um desses projetos”, frisou.
Para quem deseja colaborar com a ação, a Instituição terá uma infraestrutura de apoio, auxiliando com todo o material de limpeza.
------
Para comemorar o World Clean Up Day, celebrado neste 21 de setembro, mais de 20 projetos socioambientais apoiados pela Petrobras participam de um mutirão de limpeza em 15 estados brasileiros, nos fins de semana deste mês. Ao todo, cerca de 60 praias serão contempladas, ao longo de aproximadamente 140 quilômetros de litoral, além de uma área de mangue e uma praia fluvial. O Clean Up é um evento que acontece, simultaneamente, em 157 países, onde milhões de voluntários se reúnem para limpar suas cidades, incluindo praças, praias e parques.
Com base em ações semelhantes realizadas este ano, 23 projetos patrocinados pela companhia esperam recolher, nesta edição, cerca de 12 toneladas de resíduos sólidos urbanos, que foram descartados de forma incorreta. Paralelamente ao mutirão de limpeza, serão promovidas atividades lúdicas e educativas para o público infantil, como forma de envolver as crianças nas causas ambientais. Os pequenos não participarão, no entanto, diretamente da coleta de resíduos.
Projetos participantes - Entre os participantes do Clean Up Day 2019 estão os projetos: Meros, atuante em diversos estados, entre eles Pernambuco, Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo; Ponta de Pirangi, no Rio Grande do Norte; Toninhas, em São Francisco do Sul, Santa Catarina; Lontra, no litoral de Florianópolis; Ilhas do Rio e Uçá, no Rio de Janeiro, que cobrirão praias de Niterói, Copacabana e Barra da Tijuca; Mantas do Brasil e Albatroz, em Santos, que percorrerão desde a praia do Gonzaga até a Ponta da Praia; e o CO2 Manguezal, em Maragojipe, na Bahia, que mobilizará a comunidade no entorno da Refinaria Landulpho Alves (RLAM) para limpar a área conhecida como Porto Caija.
Os cinco projetos que formam a Rede de Biodiversidade Marinha (Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Tamar e Golfinho Rotador) também vão convocar a população para a força-tarefa. O Coral Vivo, por exemplo, cobrirá 35 quilômetros de praias na região da Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia.
O objetivo do Clean Up é conscientizar as pessoas sobre o descarte irregular de resíduos sólidos urbanos. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que mais de oito milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos todos os anos, causando danos à vida marinha e a atividades econômicas, como a pesca e o turismo.
CEARÁ - Os projetos de limpeza da Petrobras no Ceará neste sábado são:
- 'Manati'-Caucaia-Praia do Boi Choco: Tenda do projeto na praia de 8h30 às 11 horas.
- 'De Olho na Água'-Icapuí-Praia de Requenguela: Estação ambiental Mangue Pequeno, de 7 às 9 horas e 15 às 17 horas.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que mais de oito milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos todos os anos, causando danos à vida marinha e a atividades econômicas como a pesca e o turismo. Pelo fato de os oceanos serem fontes oxigênio e de alimentos, a poluição no mar também prejudica a saúde humana. Latas, copos, garrafas e outros materiais de plástico, chinelos, bitucas de cigarro, restos de petrechos de pesca e até agulhas são alguns dos materiais que descartados no lugar errado vão parar no fundo do mar.
No sábado (21), a partir das sete da manhã, o De Olho na Água' promove mutirão de limpeza na praia da Requenguela, em Icapuí. A partir das 15 horas ocorrerá o replantio de 500 mudas de mangue.
Para o biólogo e técnico da Fundação Brasil Cidadão, André Luiz, “as ações serão momentos ímpares, sabendo que a comunidade e simpatizantes das causas ambientais se mobilizarão para dar um alerta para proteger os recursos naturais do nosso município, além de sensibilizar as pessoas sobre a problemática do lixo e os impactos que vem causando no manguezal da Barra Grande”.
COCA-COLA - Em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza Praias, Rios e Lagoas que acontece sempre neste terceiro sábado de setembro (21), a Coca-Cola FEMSA Brasil, maior engarrafadora do mundo em volume de vendas, promoverá quatro mutirões de limpeza nos estados do Paraná e São Paulo nos meses de setembro e outubro. As cidades de Curitiba, Maringá, Bauru e São Vicente reunirão mais de 600 voluntários para coletar toneladas de resíduo que foram despejados indevidamente no meio ambiente.
O foco dessas ações é a conservação de rios e praias, além de ser um programa de educação ambiental para a comunidade, sendo uma iniciativa que mobiliza milhares de pessoas do mundo inteiro em prol de um único objetivo.
As limpezas do Estado do Paraná e do interior de São Paulo terão a parceria da ONG internacional Ocean Conservancy, como também o apoio das prefeituras locais e outros parceiros. Já a limpeza de São Vicente, litoral paulista, contará com o apoio do Instituto Ecofaxina.
"Promover mobilizações e iniciativas de engajamento como essas faz parte da nossa estratégia de sustentabilidade e da nossa missão de gerar valor econômico, ambiental e social em todos os lugares em que estamos presentes. É uma forma de colocar na prática o nosso compromisso por um mundo sem resíduos. Então, poder contar com parceiros experientes como a Ocean Conservancy e a Ecofaxina fortalece a iniciativa e a relevância junto à comunidade", explica a Gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil, Wanessa Scabora.
Todo o material coletado pelos voluntários será catalogado, pesado e fotografado antes de seguir para o descarte adequado. Depois de compilados, os dados serão mandados para centros específicos que darão o fim correto aos resíduos.
Serviço
Curitiba-Paraná - Sábado (21) - Parque do Atuba
São Vicente-São Paulo - Sábado (21) - Parque Prainha
Bauru-São Paulo - Sábado (28) - Lagoa da Quinta da Bela Olinda
Maringá-Paraná - Sábado (cinco de outubro) - Córrego Mandacarú.
Em Aquiraz, a Solar Coca-Cola apoia a limpeza neste sábado (21) do Rio Pacoti.
Comentários
Postar um comentário