O três de agosto na História de Fortaleza, segundo Arquivo Nirez:
1873 - Domingo, realiza-se a experiência com a locomotiva Runster Leeds “Fortaleza” com a presença de uma grande multidão. O maquinista era José da Rocha e Silva, o foguista, Henrique Pedro da Silva e chefe de trem, Eloi Alves Ribeiro. A locomotiva fez cinco viagens de ida e volta da Estação Central (ainda não era a atual) até a Parada do Chico Manuel. Tal parada ficava exatamente no local onde hoje é o cruzamento da Avenida Tristão Gonçalves com Rua Liberato Barroso.
1917 - Inauguração da nova linha de trens partindo do Jacarecanga indo encontrar-se com o antigo caminho na altura do Benfica, na avenida Carapinima, desativando a linha que passava no centro da Cidade na Avenida Tristão Gonçalves. Popularmente chamou-se "linha nova". O curioso é que o antigo traçado corresponde ao do atual metrô em construção, só que este é subterrâneo. Na ocasião é inaugurada a Estação do Matadouro, depois Otávio Bonfim. Hoje essa linha já foi desativada, voltando a ser pela Tristão Gonçalves, porém subterrânea (Metrô).
1920 - Morre, em Fortaleza, aos 54 anos de idade, o poeta Ulisses Bezerra, o Frivolino Catavento, da Padaria Espiritual. Era cearense de Arneirós. Hoje é nome de avenida na Cidade do Funcionário.
1924 - Inaugura-se, na Praça da Sé, na esquina da Avenida Alberto Nepomuceno com Rua Rufino de Alencar, no prédio onde funcionou o Hotel Central, o Serviço de Saneamento e Profilaxia Rural. Funcionou na Praça Marquês do Herval (hoje Praça José de Alencar), onde teve um posto profilático. Em uma sala do mesmo prédio, na mesma ocasião, instalou-se a Liga Cearense Pró-Alfabetismo e Higiene.
1925 - A Biblioteca Pública do Estado, por força de lei, é desmembrada da Faculdade de Direito, passando a ser uma repartição autônoma.
1930 - Inaugurada em Fortaleza, na Rua Barão do Rio Branco, 775, a Sociedade Cooperativa de Responsabilidade Ltda, que tem como presidente Raimundo Gomes e como gerente Joaquim Antônio Viana Albano. Seria depois o Banco dos Proprietários, hoje Banco Industrial do Ceará - BIC.
1934 - A Imprensa Oficial muda-se para prédio na Rua Senador Pompeu, 24 (atual 512). Em 1975, já é Departamento de Imprensa Oficial - DIO, sendo transformada por força de lei em empresa pública com a denominação de Imprensa Oficial do Ceará - IOCe. Depois foi para a Avenida Perimetral (Avenida Washington Soares), onde foi privatizada e posteriormente extinta.
1941 - Fecha o Café Emygdio, de propriedade de José Emygdio e Estevam Emygdio, na esquina da Rua Major Facundo com a Rua Guilherme Rocha, na Praça do Ferreira. Começou com a Loja Emygdio, fundada em 1893. Seu fechamento se deve à derrubada do quarteirão entre a Rua Floriano Peixoto, Rua Guilherme Rocha, Rua Major Facundo e Travessa Pará, para construção da sede da Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF, que nunca foi construída.
1953 - Realiza-se, de 8 às 18 horas, a assembleia eleitoral para a renovação dos poderes sociais da Associação Cearense de Imprensa - ACI - Conselho Superior - Orlando Mota, Ari de Sá Cavalcante, Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho), Aníbal Fernandes Bonavides (Aníbal Bonavides), José Pessoa de Araújo, Manuel Eduardo Pinheiro Campos (Eduardo Campos), João Jacques Ferreira Lopes, Olavo Euclides de Araújo (Olavo Araújo), Luís Cavalcante Sucurpira (Luís Sucupira) e Clóvis Eduardo de Alencar Matos (Clóvis Matos). Diretoria - Presidente: João Perboyre e Silva; vice-presidente: Antônio Carlos Campos de Oliveira; 1º secretário: José Caminha de AlencarAraripe (J. C. Alencar Araripe); 2º secretário: Luís Edgard de Andrade; Tesoureiro: Stênio Azevedo; adjunto: João Vieira Uchoa; Bibliotecário - Antônio Carlos Costa; diretor de assistência social: Mozar Soriano Aderaldo; diretor de atividades culturais: Osmundo Pontes; diretor de sede: Antônio Girão Barroso. Conselho Fiscal - João Calazans Pires, Joel Carvalho e Jair Gurgel do Amaral.
1955 - Com a presença de líderes estuduais do Partido Social Democrático - PSD e do Partido Trabalhista Brasileiro - PTB e de grande número de adeptos das duas facções políticas, os candaditos à presidência e vice-presidência da República, respectivamente, Juscelino Kubitschek de Oliveira e João Belchior Marques Goulart (João Goulart) apresentam suas plataformas políticas, principalmente, em relação ao Ceará, em comício realizado, na Praça da Sé. Vários pronunciamentos são feitos, destacando-se os do senador Parsifal Barroso e do deputado Menezes Pimentel.
1956 - Morre, em Fortaleza, a comerciante Raimunda Guedes da Costa (Mundica Paula). Hoje é nome de rua na Itaoca.
1964 - Inaugurados em Fortaleza o Grupo Escolar Presidente Kennedy e o Grupo Escolar João XXIII.
1971 - Em partida tumultuada, pelo Campeonato Cearense de Futebol, realizada no Estádio Presidente Vargas, sagra-se Campeão o Ceará Sporting Clube, ao empatar, por 2x2, com o Fortaleza Esporte Clube. Diz Nirez de Azevedo, em seu livro História do Campeonato Cearense de Futebol: “As torcidas invadiram o campo após o 2º gol do Ceará, ocasião em que houve um sururu entre os jogadores. O jogo não continuou ficando o público sem saber se estava paralisado ou terminado. Só no dia seguinte foi divulgada a súmula dando o Ceará como Campeão”.
1972 - Morre, aos 49 anos de idade, Sílvio José Alencar de Campos, procurador do INSS. Era cearense de Fortaleza.
1973 - Instalação do Encontro de Bispos do Ceará, para discutir sobre os dízimos.
1973 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza, o tenente-coronel Adair Geraldo Ribeiro, substituindo o coronel Geraldo Queirós Almeida.
1974 - Criada em Fortaleza a Associação dos Professores de Educação Artística. A diretoria provisória é constituída pelas professoras Izaíra Silvino, Núbia Brasileiro, Doraci Carvalho, Lourdes Caldas e Maria Helena Arruda.
1975 - Aos 61 anos de idade, falece, em Washington, EUA, o médico gastro-enterologista Alber Furtado de Vasconcelos (Alber Vasconcelos). Lecionou no Liceu do Ceará, exerceu funções de destaque no sistema educacional do Estado e foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina da UFC. Até há pouco, regia a disciplina de Gastroenterologia e chefiava o Departamento de Clínica Médica daquela instituição. Era cearense de Fortaleza nascido a 26 de maio de 1914.
1978 - Inaugurado, em Fortaleza, o Cine Drive-In, na Avenida Pontes Vieira, quarteirão entre a Rua Barbosa de Freitas e Rua Vicente Leite, no Dionísio Torres, o primeiro do Ceará.
1994 - Morre, em Fortaleza, o maestro, compositor Cleóbulo Maia das Chagas, da Polícia Militar do Ceará - PMC, autor do hino daquela corporação. Nascera em Limoeiro do Norte.
1999 - A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - Funceme muda-se da Avenida Bezerra de Menezes nº 1820, vizinho à Secretaria de Agricultura, para prédio na Avenida Rui Barbosa nº 1246, na Aldeota.
2000 - Reinauguração, às 17h, pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará - TJEC, do Memorial do Judiciário, no Palácio da Justiça, no Cambeba.
2001 - Morre em Fortaleza, aos 78 anos de idade, o cônsul da Suécia e Noruega no Ceará, Francis Bloc Boris (Francis Boris), o único sobrevivente dos campos de concentração nazistas residente em Fortaleza. Trabalhava com importação e exportação, na Boris Navegações, fundada por seu avô Aquiles Boris cônsul da França, em 1889. Francis chegou a Fortaleza há 52 anos e era apelidado carinhosamente de “judeu mais cristão do mundo” e “bicônsul”. O corpo de Francis Boris foi velado na Funerária Ternura, Rua Padre Valdivino, 2255, na esquina com a Rua Tiburcio Cavalcante e após missa de corpo presente, no dia seguinte, foi sepultado às 10h no Cemitério de São João Batista.
2000 - Inaugurada, no Novo Mondubim, às oito horas, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Bezerra Quevedo. A unidade escolar tem capacidade para 1.500 alunos, divididos nos turnos da manhã, tarde e noite, abrangendo desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental.
2004 - Abertura da 1ª Conferência Sul-Americana sobre o Combate à Desertificação, que acontece até dia seis na sede do Banco do Nordeste do Brasil - BNB, no Passaré, com a presença da ministra Marina Silva.
2011 - Falecimento do médico Washington Carneiro Barata Monteiro (Washington Barata), professor aposentado da Universidade Federal do Ceará, na qual lecionou Microbiologia, por várias décadas, às sucessivas levas de estudantes da área da saúde, e de Medicina, em particular, tendo presidido o Centro Médico Cearense, o Conselho Regional de Medicina e a Academia Cearense de Medicina, da qual foi um dos seus fundadores.
2011 - Falecimento do comunicador Armando Ponte de Vasconcelos (Armando Vasconcelos), locutor, produtor, vítima de pneumonia ocasionada pela Doença de Parkinson seguido de um AVC, aos 85 anos de idade. Atuou a partir da Rádio Iracema de Fortaleza em 1949, onde produziu e manteve vários programas de estúdio e de auditório, como “Fim de Semana na Taba”, a crônica “Doa em quem doer” e ultimamente na televisão com o “Programa Armando Vasconcelos”. O sepultamento ocorre no dia seguinte, às 10h no Cemitério de São João Batista.
1865 - O primeiro Código de Obras e Posturas da Câmara Municipal é aprovado pelo presidente da Província através da Resolução nº 1162. O Código, entre outras coisas, aprovava o sistema métrico decimal, sendo Fortaleza a primeira cidade brasileira onde foi operada essa substituição sem o menor constrangimento por parte da população.
1873 - Domingo, realiza-se a experiência com a locomotiva Runster Leeds “Fortaleza” com a presença de uma grande multidão. O maquinista era José da Rocha e Silva, o foguista, Henrique Pedro da Silva e chefe de trem, Eloi Alves Ribeiro. A locomotiva fez cinco viagens de ida e volta da Estação Central (ainda não era a atual) até a Parada do Chico Manuel. Tal parada ficava exatamente no local onde hoje é o cruzamento da Avenida Tristão Gonçalves com Rua Liberato Barroso.
1912 - Em Fortaleza o dueto Os Geraldos, que estréia no palco do Cine Teatro Polytheama. O dueto era formado por Geraldo Magalhães e uma mulher que variava. Já estiveram na dupla Nina Teixeira, Alda Soares e Margarita.
1917 - Inauguração da nova linha de trens partindo do Jacarecanga indo encontrar-se com o antigo caminho na altura do Benfica, na avenida Carapinima, desativando a linha que passava no centro da Cidade na Avenida Tristão Gonçalves. Popularmente chamou-se "linha nova". O curioso é que o antigo traçado corresponde ao do atual metrô em construção, só que este é subterrâneo. Na ocasião é inaugurada a Estação do Matadouro, depois Otávio Bonfim. Hoje essa linha já foi desativada, voltando a ser pela Tristão Gonçalves, porém subterrânea (Metrô).
1920 - Morre, em Fortaleza, aos 54 anos de idade, o poeta Ulisses Bezerra, o Frivolino Catavento, da Padaria Espiritual. Era cearense de Arneirós. Hoje é nome de avenida na Cidade do Funcionário.
1924 - Inaugura-se, na Praça da Sé, na esquina da Avenida Alberto Nepomuceno com Rua Rufino de Alencar, no prédio onde funcionou o Hotel Central, o Serviço de Saneamento e Profilaxia Rural. Funcionou na Praça Marquês do Herval (hoje Praça José de Alencar), onde teve um posto profilático. Em uma sala do mesmo prédio, na mesma ocasião, instalou-se a Liga Cearense Pró-Alfabetismo e Higiene.
1925 - A Biblioteca Pública do Estado, por força de lei, é desmembrada da Faculdade de Direito, passando a ser uma repartição autônoma.
1929 - Inaugura-se, na Rua da Alfândega (Avenida Pessoa Anta), esquina com a Rua Almirante Jaceguai, na Praça Almirante Saldanha, a Fábrica Myrian, da firma C. N. Pamplona & Cia., primeiro estabelecimento no Ceará a extrair óleo de oiticica através de maquinaria apropriada.
1930 - Inaugurada em Fortaleza, na Rua Barão do Rio Branco, 775, a Sociedade Cooperativa de Responsabilidade Ltda, que tem como presidente Raimundo Gomes e como gerente Joaquim Antônio Viana Albano. Seria depois o Banco dos Proprietários, hoje Banco Industrial do Ceará - BIC.
1934 - A Imprensa Oficial muda-se para prédio na Rua Senador Pompeu, 24 (atual 512). Em 1975, já é Departamento de Imprensa Oficial - DIO, sendo transformada por força de lei em empresa pública com a denominação de Imprensa Oficial do Ceará - IOCe. Depois foi para a Avenida Perimetral (Avenida Washington Soares), onde foi privatizada e posteriormente extinta.
1941 - Fecha o Café Emygdio, de propriedade de José Emygdio e Estevam Emygdio, na esquina da Rua Major Facundo com a Rua Guilherme Rocha, na Praça do Ferreira. Começou com a Loja Emygdio, fundada em 1893. Seu fechamento se deve à derrubada do quarteirão entre a Rua Floriano Peixoto, Rua Guilherme Rocha, Rua Major Facundo e Travessa Pará, para construção da sede da Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF, que nunca foi construída.
1953 - Realiza-se, de 8 às 18 horas, a assembleia eleitoral para a renovação dos poderes sociais da Associação Cearense de Imprensa - ACI - Conselho Superior - Orlando Mota, Ari de Sá Cavalcante, Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho), Aníbal Fernandes Bonavides (Aníbal Bonavides), José Pessoa de Araújo, Manuel Eduardo Pinheiro Campos (Eduardo Campos), João Jacques Ferreira Lopes, Olavo Euclides de Araújo (Olavo Araújo), Luís Cavalcante Sucurpira (Luís Sucupira) e Clóvis Eduardo de Alencar Matos (Clóvis Matos). Diretoria - Presidente: João Perboyre e Silva; vice-presidente: Antônio Carlos Campos de Oliveira; 1º secretário: José Caminha de AlencarAraripe (J. C. Alencar Araripe); 2º secretário: Luís Edgard de Andrade; Tesoureiro: Stênio Azevedo; adjunto: João Vieira Uchoa; Bibliotecário - Antônio Carlos Costa; diretor de assistência social: Mozar Soriano Aderaldo; diretor de atividades culturais: Osmundo Pontes; diretor de sede: Antônio Girão Barroso. Conselho Fiscal - João Calazans Pires, Joel Carvalho e Jair Gurgel do Amaral.
1955 - Com a presença de líderes estuduais do Partido Social Democrático - PSD e do Partido Trabalhista Brasileiro - PTB e de grande número de adeptos das duas facções políticas, os candaditos à presidência e vice-presidência da República, respectivamente, Juscelino Kubitschek de Oliveira e João Belchior Marques Goulart (João Goulart) apresentam suas plataformas políticas, principalmente, em relação ao Ceará, em comício realizado, na Praça da Sé. Vários pronunciamentos são feitos, destacando-se os do senador Parsifal Barroso e do deputado Menezes Pimentel.
1955 - A estação ferroviária do Quilômetro Oito passa a denominar-se Couto Fernandes, em homenagem ao engenheiro Henrique Eduardo Couto Fernandes.
1956 - Morre, em Fortaleza, a comerciante Raimunda Guedes da Costa (Mundica Paula). Hoje é nome de rua na Itaoca.
1964 - Inaugurados em Fortaleza o Grupo Escolar Presidente Kennedy e o Grupo Escolar João XXIII.
1971 - Em partida tumultuada, pelo Campeonato Cearense de Futebol, realizada no Estádio Presidente Vargas, sagra-se Campeão o Ceará Sporting Clube, ao empatar, por 2x2, com o Fortaleza Esporte Clube. Diz Nirez de Azevedo, em seu livro História do Campeonato Cearense de Futebol: “As torcidas invadiram o campo após o 2º gol do Ceará, ocasião em que houve um sururu entre os jogadores. O jogo não continuou ficando o público sem saber se estava paralisado ou terminado. Só no dia seguinte foi divulgada a súmula dando o Ceará como Campeão”.
1972 - Morre, aos 49 anos de idade, Sílvio José Alencar de Campos, procurador do INSS. Era cearense de Fortaleza.
1973 - Instalação do Encontro de Bispos do Ceará, para discutir sobre os dízimos.
1973 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza, o tenente-coronel Adair Geraldo Ribeiro, substituindo o coronel Geraldo Queirós Almeida.
1974 - Criada em Fortaleza a Associação dos Professores de Educação Artística. A diretoria provisória é constituída pelas professoras Izaíra Silvino, Núbia Brasileiro, Doraci Carvalho, Lourdes Caldas e Maria Helena Arruda.
1975 - Aos 61 anos de idade, falece, em Washington, EUA, o médico gastro-enterologista Alber Furtado de Vasconcelos (Alber Vasconcelos). Lecionou no Liceu do Ceará, exerceu funções de destaque no sistema educacional do Estado e foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina da UFC. Até há pouco, regia a disciplina de Gastroenterologia e chefiava o Departamento de Clínica Médica daquela instituição. Era cearense de Fortaleza nascido a 26 de maio de 1914.
1978 - Inaugurado, em Fortaleza, o Cine Drive-In, na Avenida Pontes Vieira, quarteirão entre a Rua Barbosa de Freitas e Rua Vicente Leite, no Dionísio Torres, o primeiro do Ceará.
1994 - Morre, em Fortaleza, o maestro, compositor Cleóbulo Maia das Chagas, da Polícia Militar do Ceará - PMC, autor do hino daquela corporação. Nascera em Limoeiro do Norte.
1999 - A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - Funceme muda-se da Avenida Bezerra de Menezes nº 1820, vizinho à Secretaria de Agricultura, para prédio na Avenida Rui Barbosa nº 1246, na Aldeota.
2000 - Reinauguração, às 17h, pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará - TJEC, do Memorial do Judiciário, no Palácio da Justiça, no Cambeba.
2001 - Morre em Fortaleza, aos 78 anos de idade, o cônsul da Suécia e Noruega no Ceará, Francis Bloc Boris (Francis Boris), o único sobrevivente dos campos de concentração nazistas residente em Fortaleza. Trabalhava com importação e exportação, na Boris Navegações, fundada por seu avô Aquiles Boris cônsul da França, em 1889. Francis chegou a Fortaleza há 52 anos e era apelidado carinhosamente de “judeu mais cristão do mundo” e “bicônsul”. O corpo de Francis Boris foi velado na Funerária Ternura, Rua Padre Valdivino, 2255, na esquina com a Rua Tiburcio Cavalcante e após missa de corpo presente, no dia seguinte, foi sepultado às 10h no Cemitério de São João Batista.
2000 - Inaugurada, no Novo Mondubim, às oito horas, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Bezerra Quevedo. A unidade escolar tem capacidade para 1.500 alunos, divididos nos turnos da manhã, tarde e noite, abrangendo desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental.
2004 - Abertura da 1ª Conferência Sul-Americana sobre o Combate à Desertificação, que acontece até dia seis na sede do Banco do Nordeste do Brasil - BNB, no Passaré, com a presença da ministra Marina Silva.
2004 - Primeira sessão da Câmara Municipal de Fortaleza - CMFor, em novo prédio, na Rua Tompson Bulcão, 830, esquina com Avenida Rogaciano Leite, no bairro Patriolino Ribeiro. A sessão solene de abertura dos trabalhos do segundo semestre legislativo da Câmara Municipal de Fortaleza é no auditório do novo prédio, com a participação do prefeito Juraci Vieira Magalhães (Juraci Magalhães), do presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador João de Deus Barros Bringel e quase a totalidade dos vereadores. Hoje tem o nome de Palácio da Cidadania.
2011 - Falecimento do médico Washington Carneiro Barata Monteiro (Washington Barata), professor aposentado da Universidade Federal do Ceará, na qual lecionou Microbiologia, por várias décadas, às sucessivas levas de estudantes da área da saúde, e de Medicina, em particular, tendo presidido o Centro Médico Cearense, o Conselho Regional de Medicina e a Academia Cearense de Medicina, da qual foi um dos seus fundadores.
2011 - Falecimento do comunicador Armando Ponte de Vasconcelos (Armando Vasconcelos), locutor, produtor, vítima de pneumonia ocasionada pela Doença de Parkinson seguido de um AVC, aos 85 anos de idade. Atuou a partir da Rádio Iracema de Fortaleza em 1949, onde produziu e manteve vários programas de estúdio e de auditório, como “Fim de Semana na Taba”, a crônica “Doa em quem doer” e ultimamente na televisão com o “Programa Armando Vasconcelos”. O sepultamento ocorre no dia seguinte, às 10h no Cemitério de São João Batista.
2019 - Ceará x Fortaleza, na Arena Castelão, pelo 13ª rodada do Brasileirão 2019, às sete da noite.
2019 - Toma posse a nova diretoria da Associação Cearense de Imprensa (ACI), na Casa do Jornalista. A nova diretoria é encabeçada pelo presidente reeleito Salomão Castro.
Comentários
Postar um comentário