O primeiro de julho na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez com destaque para os 31 anos da Lei nº 6.297 que preserva o Riacho Papicu e suas margens, assinada pela prefeita Maria Luiza Fontenele (foto).
1812 - Instala-se a Alfândega de Fortaleza, criada por alvará de 1810, sendo logo suprimida em 20 de setembro de1834. Mas a construção do prédio de pedras que hoje é ocupado pela Caixa Econômica Federal ainda não havia se iniciado, existindo no local apenas um terreno baldio cheio de árvores. Antes de o prédio ser construído, a Alfândega funcionou em prédio modesto na Praça Almirante Saldanha. A construção iniciou-se e o prédio foi inaugurado em 15 de julho de/1891, passando a funcionar ali não apenas a Alfândega, mas também a Guardamoria do Estado. A construção esteve a cargo da Ceará Harbour Corporation Ltda, sob direção dos engenheiros Tobias Lauriano Figueira de Melo e Ricardo Lange. Posteriormente até o prédio foram levados trilhos dos bondes de tração animal e dos trens, para carga e descarga de mercadorias. A rua da frente que até então era apenas um caminho chamado "caminho da praia", foi surgindo, passando a chamar-se Rua da Praia em 1932. Hoje se chama Avenida Pessoa Anta. Na administração do Interventor Luís Cavalcanti Sucupira (Luís Sucupira), entre 1941 e 1945, o prédio sofreu reformas, entre elas a construção do andar superior que existia apenas na parte dianteira. Lá passou a funcionar a Receita Federal, hoje na Rua Barão de Aracati.
1838 - Publica-se, em Fortaleza, o jornal do Partido Conservador no Ceará, Dezesseis de Dezembro, referência à data de assunção do presidente Manuel Felizardo. Depois teria o nome de D. Pedro II e por fim Pedro II.
1846 - Substitui, interinamente, Antônio Henrique de Miranda, no cargo de Chefe de Polícia, o major Luís Rodrigues Samico.
1865 - Inaugurada a Capela de São Francisco de Paula, na Avenida Bezerra de Menezes, 2590, na Vila Góis, mandada erigir por Antônio Francisco de Góes e sua esposa Angelina Castro Góes, cumprindo uma promessa quando nenhum membro de sua família morreu durante quando grassou o cólera. Posteriormente a capela foi reformada.
1873 - Iniciam-se os trabalhos de assentamento dos primeiros trilhos da Estrada de Ferro de Baturité - EFB.
1878 - A Via Férrea de Baturité é encampada pelo Governo Imperial.
1889 - Fundado, em Fortaleza, o Centro Republicano, que se instalaria no dia 26.
1900 - Fundada em Fortaleza, a Fábrica Proença, de Bernardino Proença na esquina da Rua General Sampaio, 4 a 10, depois 48 (antigos), com Rua Castro e Silva nº 47, depois 183 (antigos), na Praça Castro Carreira (Praça da Estação). A firma tinha surgido em Baturité, em 1885, com a firma Proença & Companhia.
1912 - Inauguração em Fortaleza do Hotel Nóbrega, da firma Nóbrega & Cabral, localizado nos altos da Mercearia Guedes, na Rua Major Facundo, 46 (antigo).
1914 - Instalada, em casa na Rua Barão do Rio Branco, 187 (antigo), proximidades hoje, dos fundos do Cine São Luiz, a Pensão Familiar, da firma Cordeiro & Companhia, de Mme. Emma Adelia Ruedin Gonthier e João Cordeiro de Almeida. Anos depois pertenceu a Elisa Barbosa e mais adiante ao tenente Agrício Dias.
1918 - Assume, interinamente, o cargo de Capitão dos Portos do Ceará, o 1º tenente Artur da Cruz Ferreira, em substituição ao titular, capitão de corveta Américo de Azevedo Marques.
1919 - Abre-se a papelaria e fábrica de carimbos Atelier Royal, de Alexandre Paiva, na Rua Barão do Rio Branco, 147 (antigo).
1921 - Funda-se em Fortaleza a Tipografia Moderna, na Rua Barão do Rio Branco, 130 (antigo), de propriedade de F. Carneiro.
1924 - Abre-se, na Rua Guilherme Rocha, 183 (antigo), na Praça do Ferreira, o Empório da Moda, da firma Fontenele & Sabóia, de Izauro Fontenele e José Freire de Sabóia.
1925 - Funda-se a firma Exportadora Cearense Ltda., funcionando na Rua Dragão do Mar, 60/72.
1925 - Surge em Fortaleza a firma Álvaro Weyne, de Álvaro Nunes Weyne, de comissões, representações e conta própria, com endereço na Rua Barão do Rio Branco, 67 (antigo).
1925 - Fundada a Farmácia São José, da firma J. Gurgel & Cia, formada por Jaime Gurgel do Amaral e Carlos Gurgel do Amaral, na Rua Major Facundo, 277 (antigo).
1933 - Fundada a firma Paschen & Companhia, na Avenida Pessoa Anta, 73 (antigo), formada dos sócios Friedrich Wilhelm Ferdinand Ernst Paschen (Ernesto Paschen) e Hermann Schimmelpfeng, alemães que tratavam de exportação e importação. Eram representantes da Norddeutscher Lloyd, Bremen (navios), da Lufthansa, do Zeppelin e do Syndicato Condor Ltda.
1940 - O jornal Unitário passa a pertencer aos Diários Associados de Assis Chateaubriand Bezerra de Melo.
1943 - A representação do governo dos Estados Unidos no Ceará, que funcionava em prédio na Rua Major Facundo, 392, é promovida a Consulado, tendo à frente, como cônsul, Reginald S. Kasanjian e passa a funcionar no 5º andar do Edifício dos Bancários, na Rua General Bezerril, 275, em frente à Praça Waldemar Falcão.
1945 - Em Fortaleza, morre o comerciante Pedro Carlos da Silva, chefe da firma Pedro Carlos & Companhia.
1946 - Instala-se, à noite, no Teatro José de Alencar, o I Congresso Brasileiro de Médicos Católicos.
1951 - Assume a superintendência do serviço de trânsito o capitão Iran Miranda, novo dirigente da Inspetoria do Trânsito, que funcionava em prédio na esquina da Rua Antônio Pompeu com Rua Conselheiro Tristão.
1954 - Assume o Governo Estadual o vice-governador Stênio Gomes da Silva, substituindo o governador Raul Barbosa, que renunciou para desincompatibilizar-se a fim concorrer às próximas eleições.
1956 - Falece, no Rio de Janeiro, vitimado por enfarto do miocárdio, o general de divisão Francisco Gil Castelo Branco, presidente do Superior Tribunal Militar. O general Francisco Gil Castelo Branco era piauiense e foi o primeiro comandante da 10ª Região Militar, fundada em 25 de janeiro de 1943.
1958 - O governador Paulo Sarasate Ferreira Lopes passa o governo para Flávio Portela Marcílio (Flávio Marcílio), desincompatibilizando-se, para concorrer a uma cadeira na Câmara Federal.
1959 - Iniciados os trabalhos de alargamento da Avenida Bezerra de Menezes, sendo demolido o primeiro prédio, a partir da Praça Paula Pessoa (São Sebastião), onde tinha o nome de Rua Juvenal Galeno, em frente ao Jardim Japonês, hoje local ocupado por um supermercado.
1961 - Em Fortaleza, o compositor e tenor Vicente Celestino, que faz temporada na Rádio Iracema.
1961 - Instala-se em Fortaleza, vindo transferida do Rio de Janeiro, a Administração Central do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), em prédio pertencente ao Exército, no Mata Galinha, falando na ocasião o coronel Afonso Augusto de Albuquerque Lima (Afonso de Albuquerque Lima), seu diretor geral. É assinado o termo de cessão, pelo Ministério da Aeronáutica, da área onde seria construído o edifício sede da repartição, no Pici.
1963 - Ezequiel Silva de Menezes , diretor da Imprensa Oficial do Ceará (Ioce), que assumira em três de abril de 1963, deixa o cargo.
1976 - Sob o comando de Expedito Leite, é eleita a nova diretoria da Federação dos Lojistas. Presidente - Ignácio Parente; vice-presidente - Gontran Nascimento; secretário - Eládio Pamplona Badê (Eládio Bedê); e tesoureiro - Cláudio Albuquerque.
1988 - A prefeita Maria Luíza Fontenele sanciona a Lei nº 6.297 que preserva o Riacho Papicu e suas margens.
1988 - A Lei nº 6.318, que institui normas de proteção do Centro Artístico Cearense e do Teatro São José é sancionada pela prefeita Maria Luísa Fontenele.
1990 - Assume a presidência da Academia de Ciências Sociais do Ceará (ACSC), o professor de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC) João Alfredo de Sousa Montenegro (João Alfredo Montenegro), em substituição a Francisco Tarciso Leite.
1992 - Posse do novo presidente da Academia de Ciências Sociais do Ceará - ACSC, professor Francisco José Loiola Rodrigues, em substituição ao professor João Alfredo de Sousa Montenegro (João Alfredo Montenegro).
1993 - São criados pelo Decreto Municipal nº 9135 o Centro Integrado de Educação e Saúde Professor José Rebouças Macambira, na Rua Cidade de Cariús, 200, no Jardim Guanabara, o Centro Integrado de Educação e Saúde Professor Clodoaldo Pinto, na Rua Banward Bezerra, 100, no Padre Anchieta e o Centro Integrado de Educação e Saúde Professor José Sobreira de Amorim, na Rua Desembargador Luís Paulino, 190, no Jóquei Clube.
1994 - Instituído o Plano Real do governo Itamar Augusto Cautiero Franco, que muda a moeda brasileira para Real, que tem o valor da URV.
1999 - O reitor da Universidade Federal do Ceará - UFC, professor Roberto Cláudio Frota Bezerra assume seu segundo mandato consecutivo para mais quatro anos à frente daquela entidade. O vice-reitor é o professor René Teixeira Barreira.
2002 - Confirmada a morte do 14º bebê que estava internado na UTI neonatal III-B, da Maternidade Escola Assis Chateaubriand - Meac fazia parte do grupo de bebês que estava naquela UTI quando ela foi interditada após sucessivas mortes de crianças ocasionada por infecção hospitalar, nos primeiros 15 dias de junho.
2004 - Na Praça Jurandir Picanço (Pólo de Lazer da Barra do Ceará) inaugura-se o Cruzeiro de Santiago da Barra do Ceará, embora a praça ainda não esteja terminada. Durante a solenidade, que faz parte da programação dos 400 anos do bairro, a serem completados dia 25, é entregue à população o monumento com as imagens de Santiago, do Cristo Crucificado, da padroeira de Fortaleza, Nossa Senhora de Assunção, e do padroeiro do Ceará, São José. Iniciou com a chegada da peregrinação com a imagem de Santiago Peregrino da Barra, conduzida pelo presidente da Confraria de Santiago no Ceará, historiador Adauto Leitão. Logo após, acontece a recepção da imagem por Dom Daniel Cerqueira, de Santiago de Compostela. O Cruzeiro, com 12 metros de altura e 10.800 quilos, foi esculpido a mão em granito silvestre galego pelo artista plástico espanhol Enrique Valesco Vietez.
2011 - Toma posse, na Cadeira nº 38, representando o Município de Cariús, na Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará (ALMECe), o professor Francisco Adegildo Férrer, sendo saudado pela acadêmica Linda Lemos, solenidade realizada na Academia Cearense de Letras, no Palácio da Luz, na Rua do Rosário, 1.
2013 - Morre, em Fortaleza, o professor Cláudio Benevides Pamplona (Cláudio Pamplona), astrônomo amador que mantinha o Observatório Herschel-Einstein, membro da Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia (SBAA) além de outras entidades internacionais. O sepultamento ocorre no mesmo dia no Cemitério Jardim Metropolitano. Nascera em 23 de dezembro de 1942, em Fortaleza.
2014 - Morre, em Fortaleza, aos 96 anos de idade, vítima de ataque cardíaco, o fotógrafo e cineasta Paulo Silva Sales (Paulo Sales). Era filho de Tertuliano Sales, fundador da Foto Sales. Filmou os principais acontecimentos do Ceará no período das décadas de 1940, 1950 e 1960, deixando um acervo imenso de filmes em 35mm e 16mm. Além de fotos históricas. Na década de 1950 fundou a Cinegráfica Educadora e Ruralista Cearense, para registro cinematográfico dos acontecimentos do Ceará. Nascera em Fortaleza em 17 de março de 1918.
1800 - Nomeado um arruador da Vila, Manuel Ferreira da Silva, para “arrumar” as construções de forma a ficarem as ruas alinhadas. Pode ser considerado o primeiro arquiteto de Fortaleza.
1812 - Instala-se a Alfândega de Fortaleza, criada por alvará de 1810, sendo logo suprimida em 20 de setembro de1834. Mas a construção do prédio de pedras que hoje é ocupado pela Caixa Econômica Federal ainda não havia se iniciado, existindo no local apenas um terreno baldio cheio de árvores. Antes de o prédio ser construído, a Alfândega funcionou em prédio modesto na Praça Almirante Saldanha. A construção iniciou-se e o prédio foi inaugurado em 15 de julho de/1891, passando a funcionar ali não apenas a Alfândega, mas também a Guardamoria do Estado. A construção esteve a cargo da Ceará Harbour Corporation Ltda, sob direção dos engenheiros Tobias Lauriano Figueira de Melo e Ricardo Lange. Posteriormente até o prédio foram levados trilhos dos bondes de tração animal e dos trens, para carga e descarga de mercadorias. A rua da frente que até então era apenas um caminho chamado "caminho da praia", foi surgindo, passando a chamar-se Rua da Praia em 1932. Hoje se chama Avenida Pessoa Anta. Na administração do Interventor Luís Cavalcanti Sucupira (Luís Sucupira), entre 1941 e 1945, o prédio sofreu reformas, entre elas a construção do andar superior que existia apenas na parte dianteira. Lá passou a funcionar a Receita Federal, hoje na Rua Barão de Aracati.
1838 - Publica-se, em Fortaleza, o jornal do Partido Conservador no Ceará, Dezesseis de Dezembro, referência à data de assunção do presidente Manuel Felizardo. Depois teria o nome de D. Pedro II e por fim Pedro II.
1846 - Substitui, interinamente, Antônio Henrique de Miranda, no cargo de Chefe de Polícia, o major Luís Rodrigues Samico.
1865 - Inaugurada a Capela de São Francisco de Paula, na Avenida Bezerra de Menezes, 2590, na Vila Góis, mandada erigir por Antônio Francisco de Góes e sua esposa Angelina Castro Góes, cumprindo uma promessa quando nenhum membro de sua família morreu durante quando grassou o cólera. Posteriormente a capela foi reformada.
1873 - Iniciam-se os trabalhos de assentamento dos primeiros trilhos da Estrada de Ferro de Baturité - EFB.
1878 - A Via Férrea de Baturité é encampada pelo Governo Imperial.
1889 - Fundado, em Fortaleza, o Centro Republicano, que se instalaria no dia 26.
1900 - Fundada em Fortaleza, a Fábrica Proença, de Bernardino Proença na esquina da Rua General Sampaio, 4 a 10, depois 48 (antigos), com Rua Castro e Silva nº 47, depois 183 (antigos), na Praça Castro Carreira (Praça da Estação). A firma tinha surgido em Baturité, em 1885, com a firma Proença & Companhia.
1912 - Inauguração em Fortaleza do Hotel Nóbrega, da firma Nóbrega & Cabral, localizado nos altos da Mercearia Guedes, na Rua Major Facundo, 46 (antigo).
1914 - Instalada, em casa na Rua Barão do Rio Branco, 187 (antigo), proximidades hoje, dos fundos do Cine São Luiz, a Pensão Familiar, da firma Cordeiro & Companhia, de Mme. Emma Adelia Ruedin Gonthier e João Cordeiro de Almeida. Anos depois pertenceu a Elisa Barbosa e mais adiante ao tenente Agrício Dias.
1918 - Assume, interinamente, o cargo de Capitão dos Portos do Ceará, o 1º tenente Artur da Cruz Ferreira, em substituição ao titular, capitão de corveta Américo de Azevedo Marques.
1919 - Abre-se a papelaria e fábrica de carimbos Atelier Royal, de Alexandre Paiva, na Rua Barão do Rio Branco, 147 (antigo).
1921 - Funda-se em Fortaleza a Tipografia Moderna, na Rua Barão do Rio Branco, 130 (antigo), de propriedade de F. Carneiro.
1924 - Abre-se, na Rua Guilherme Rocha, 183 (antigo), na Praça do Ferreira, o Empório da Moda, da firma Fontenele & Sabóia, de Izauro Fontenele e José Freire de Sabóia.
1925 - Funda-se a firma Exportadora Cearense Ltda., funcionando na Rua Dragão do Mar, 60/72.
1925 - Surge em Fortaleza a firma Álvaro Weyne, de Álvaro Nunes Weyne, de comissões, representações e conta própria, com endereço na Rua Barão do Rio Branco, 67 (antigo).
1925 - Aberta a Farmácia Amazonas, na Rua Major Facundo, 246 (antigo), da firma J. Lourenço & Companhia, de João Lourenço de Castro e Silva e José Nogueira Sampaio.
1925 - Funda-se, em Fortaleza, a Farmácia São Paulo, de A. Teófilo Marçal, na Rua Major Facundo, 242 (antigo).
1925 - Fundada a Farmácia São José, da firma J. Gurgel & Cia, formada por Jaime Gurgel do Amaral e Carlos Gurgel do Amaral, na Rua Major Facundo, 277 (antigo).
1930 - Funda-se a Casa Bancária J. F., sob a responsabilidade de José Francisco (Coronel), na Rua Major Facundo, 700. Fora fundada no Crato em quatro de julho de 1893 e saqueada pelos jagunços de Juazeiro do Norte em 1914. Reabriu em Fortaleza com negócios de tecidos e transformou-se em casa bancária em 1930.
1933 - Fundada a firma Paschen & Companhia, na Avenida Pessoa Anta, 73 (antigo), formada dos sócios Friedrich Wilhelm Ferdinand Ernst Paschen (Ernesto Paschen) e Hermann Schimmelpfeng, alemães que tratavam de exportação e importação. Eram representantes da Norddeutscher Lloyd, Bremen (navios), da Lufthansa, do Zeppelin e do Syndicato Condor Ltda.
1940 - O jornal Unitário passa a pertencer aos Diários Associados de Assis Chateaubriand Bezerra de Melo.
1943 - A representação do governo dos Estados Unidos no Ceará, que funcionava em prédio na Rua Major Facundo, 392, é promovida a Consulado, tendo à frente, como cônsul, Reginald S. Kasanjian e passa a funcionar no 5º andar do Edifício dos Bancários, na Rua General Bezerril, 275, em frente à Praça Waldemar Falcão.
1945 - Em Fortaleza, morre o comerciante Pedro Carlos da Silva, chefe da firma Pedro Carlos & Companhia.
1946 - Instala-se, à noite, no Teatro José de Alencar, o I Congresso Brasileiro de Médicos Católicos.
1951 - Assume a superintendência do serviço de trânsito o capitão Iran Miranda, novo dirigente da Inspetoria do Trânsito, que funcionava em prédio na esquina da Rua Antônio Pompeu com Rua Conselheiro Tristão.
1954 - Assume o Governo Estadual o vice-governador Stênio Gomes da Silva, substituindo o governador Raul Barbosa, que renunciou para desincompatibilizar-se a fim concorrer às próximas eleições.
1956 - Falece, no Rio de Janeiro, vitimado por enfarto do miocárdio, o general de divisão Francisco Gil Castelo Branco, presidente do Superior Tribunal Militar. O general Francisco Gil Castelo Branco era piauiense e foi o primeiro comandante da 10ª Região Militar, fundada em 25 de janeiro de 1943.
1958 - O governador Paulo Sarasate Ferreira Lopes passa o governo para Flávio Portela Marcílio (Flávio Marcílio), desincompatibilizando-se, para concorrer a uma cadeira na Câmara Federal.
1959 - Iniciados os trabalhos de alargamento da Avenida Bezerra de Menezes, sendo demolido o primeiro prédio, a partir da Praça Paula Pessoa (São Sebastião), onde tinha o nome de Rua Juvenal Galeno, em frente ao Jardim Japonês, hoje local ocupado por um supermercado.
1961 - Em Fortaleza, o compositor e tenor Vicente Celestino, que faz temporada na Rádio Iracema.
1961 - Instala-se em Fortaleza, vindo transferida do Rio de Janeiro, a Administração Central do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), em prédio pertencente ao Exército, no Mata Galinha, falando na ocasião o coronel Afonso Augusto de Albuquerque Lima (Afonso de Albuquerque Lima), seu diretor geral. É assinado o termo de cessão, pelo Ministério da Aeronáutica, da área onde seria construído o edifício sede da repartição, no Pici.
1963 - Ezequiel Silva de Menezes , diretor da Imprensa Oficial do Ceará (Ioce), que assumira em três de abril de 1963, deixa o cargo.
1976 - Sob o comando de Expedito Leite, é eleita a nova diretoria da Federação dos Lojistas. Presidente - Ignácio Parente; vice-presidente - Gontran Nascimento; secretário - Eládio Pamplona Badê (Eládio Bedê); e tesoureiro - Cláudio Albuquerque.
1985 - Morre, em Fortaleza, o comerciante livreiro Clóvis Ribeiro Mendes (Clóvis Mendes). Começou a trabalhar, criança, na Livraria Humberto; em 1936 adquiriu a Livraria Imperial na Rua Guilherme Rocha. Nascera em quatro de julho de 1899 em Fortaleza.
1988 - A prefeita Maria Luíza Fontenele sanciona a Lei nº 6.297 que preserva o Riacho Papicu e suas margens.
1988 - A Lei nº 6.318, que institui normas de proteção do Centro Artístico Cearense e do Teatro São José é sancionada pela prefeita Maria Luísa Fontenele.
1990 - Assume a presidência da Academia de Ciências Sociais do Ceará (ACSC), o professor de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC) João Alfredo de Sousa Montenegro (João Alfredo Montenegro), em substituição a Francisco Tarciso Leite.
1992 - Posse do novo presidente da Academia de Ciências Sociais do Ceará - ACSC, professor Francisco José Loiola Rodrigues, em substituição ao professor João Alfredo de Sousa Montenegro (João Alfredo Montenegro).
1993 - São criados pelo Decreto Municipal nº 9135 o Centro Integrado de Educação e Saúde Professor José Rebouças Macambira, na Rua Cidade de Cariús, 200, no Jardim Guanabara, o Centro Integrado de Educação e Saúde Professor Clodoaldo Pinto, na Rua Banward Bezerra, 100, no Padre Anchieta e o Centro Integrado de Educação e Saúde Professor José Sobreira de Amorim, na Rua Desembargador Luís Paulino, 190, no Jóquei Clube.
1994 - Instituído o Plano Real do governo Itamar Augusto Cautiero Franco, que muda a moeda brasileira para Real, que tem o valor da URV.
1999 - O reitor da Universidade Federal do Ceará - UFC, professor Roberto Cláudio Frota Bezerra assume seu segundo mandato consecutivo para mais quatro anos à frente daquela entidade. O vice-reitor é o professor René Teixeira Barreira.
2002 - Confirmada a morte do 14º bebê que estava internado na UTI neonatal III-B, da Maternidade Escola Assis Chateaubriand - Meac fazia parte do grupo de bebês que estava naquela UTI quando ela foi interditada após sucessivas mortes de crianças ocasionada por infecção hospitalar, nos primeiros 15 dias de junho.
2004 - Na Praça Jurandir Picanço (Pólo de Lazer da Barra do Ceará) inaugura-se o Cruzeiro de Santiago da Barra do Ceará, embora a praça ainda não esteja terminada. Durante a solenidade, que faz parte da programação dos 400 anos do bairro, a serem completados dia 25, é entregue à população o monumento com as imagens de Santiago, do Cristo Crucificado, da padroeira de Fortaleza, Nossa Senhora de Assunção, e do padroeiro do Ceará, São José. Iniciou com a chegada da peregrinação com a imagem de Santiago Peregrino da Barra, conduzida pelo presidente da Confraria de Santiago no Ceará, historiador Adauto Leitão. Logo após, acontece a recepção da imagem por Dom Daniel Cerqueira, de Santiago de Compostela. O Cruzeiro, com 12 metros de altura e 10.800 quilos, foi esculpido a mão em granito silvestre galego pelo artista plástico espanhol Enrique Valesco Vietez.
2011 - Toma posse, na Cadeira nº 38, representando o Município de Cariús, na Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará (ALMECe), o professor Francisco Adegildo Férrer, sendo saudado pela acadêmica Linda Lemos, solenidade realizada na Academia Cearense de Letras, no Palácio da Luz, na Rua do Rosário, 1.
2013 - Morre, em Fortaleza, o professor Cláudio Benevides Pamplona (Cláudio Pamplona), astrônomo amador que mantinha o Observatório Herschel-Einstein, membro da Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia (SBAA) além de outras entidades internacionais. O sepultamento ocorre no mesmo dia no Cemitério Jardim Metropolitano. Nascera em 23 de dezembro de 1942, em Fortaleza.
2014 - Morre, em Fortaleza, aos 96 anos de idade, vítima de ataque cardíaco, o fotógrafo e cineasta Paulo Silva Sales (Paulo Sales). Era filho de Tertuliano Sales, fundador da Foto Sales. Filmou os principais acontecimentos do Ceará no período das décadas de 1940, 1950 e 1960, deixando um acervo imenso de filmes em 35mm e 16mm. Além de fotos históricas. Na década de 1950 fundou a Cinegráfica Educadora e Ruralista Cearense, para registro cinematográfico dos acontecimentos do Ceará. Nascera em Fortaleza em 17 de março de 1918.
Comentários
Postar um comentário