O 9 de julho na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
1862 - Morre, em Fortaleza, aos 78 anos de idade, sendo sepultado no Cemitério de São Casemiro, Francisco Fernandes Vieira (pai) (Barão e Visconde do Icó), nascido em Saboeiro em 20 de maio de 1784.
1881 - Publicado em Fortaleza o primeiro número do jornal O Carcará, cronista, noticioso e crítico, dito 2ª Edição de número publicado em 1872.
1898 - Publicado em Fortaleza o jornal político O Estado, que veio substituir o jornal O Ceará. Era redatoriado pelo conselheiro Antônio Joaquim Rodrigues Júnior, João Othon e Manuel Solon Rodrigues Pinheiro (Solon Pinheiro).
1911 - Instala-se, no templo de Nossa Senhora do Carmo, pelo monsenhor Pedro Hermes Monteiro, a Conferência de Santo Afonso Maria de Gregório, que funcionou naquele templo até 30 de dezembro de 1984.
1919 - Assinado pelo vice-presidente Delfim Moreira da Costa Ribeiro e pelo ministro da Viação e Obras Públicas, Afrânio de Melo Franco, o Decreto nº 13.687, Regulamento da Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas - IFOCS, antiga Inspetoria de Obras Contra as Secas - IOCS, publicado no Diário Oficial da União no dia 13. Hoje chama-se Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS. Eram atribuições da repartição fazer estudos meteorológicos, geológicos, hidrométricos e topográficos; cultura de essências florestais e de plantas forrageiras; construção de estradas de rodagem; perfuração de poços; construção de açudes; barragens submersíveis; prática da piscicultura; levantamento cartográfico da região; conservação, exploração e fiscalização de obras do governo federal; e celebração de contratos e acordos.
1920 - Circula, em Fortaleza, O Tacape, de propaganda nacionalista, dirigido por Sílvio Júlio.
1926 - Inaugurada oficialmente a Fábrica de Curtume Cearense Ltda, no Jacarecanga, de propriedade de Francisco Lorda, Francisco Moreira de Azevedo, G. Gradvohl & Fils. e J. Arruda & Irmão. A fábrica já vinha funcionando há quase um ano, na Avenida Tomás Pompeu (hoje Avenida Philomeno Gomes, 516/562).
1930 - Pela manhã, o jornalista cearense Agostinho de Paula Viana (Agostinho Viana), que fundara o jornalzinho Combate, é chamado à 1ª Delegacia de Polícia, para onde o respectivo delegado manda igualmente buscar toda a edição do dia, daquele semanário. Diz-se que o fato se prende a transcrições dos jornais do Rio de Janeiro, julgadas ofensivas ao governador do Ceará, José Carlos de Matos Peixoto.
1949 - Inaugura-se uma exposição das pinturas do artista conterrâneo Barbosa Leite, no hall da Assembleia Legislativa, na Rua São Paulo, onde hoje funciona o Museu do Ceará.
1952 - Realiza-se a eleição da nova diretoria do Instituto do Nordeste, sendo eleito presidente José Colombo de Sousa; vice, Humberto Andrade; secretário geral, João Perboyre e Silva; secretário, Mauro Botelho; tesoureiro, Carlos Bastos Tigre; secretário, Jorge Moreira da Rocha. A posse acontece no dia 24.
1954 - Às 20h30 na Praça Coração de Jesus, com patrocínio do Loide Aéreo e da Prefeitura Municipal de Fortaleza, apresenta-se a Orquestra Sinfônica Brasileira, dirigida pelo maestro cearense de Iguatu, Eleazar de Carvalho, cumprindo programação do Ministério da Educação e Cultura. O concerto foi transmitido pelo Ceará Rádio Clube e Rádio Iracema de Fortaleza.
1957 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 55 anos de idade, o jornalista Elias Mallmann, gaúcho de Alegrete, onde nascera a 23 de março de 1902. No Ceará foi redator dos jornais Folha do Povo e Diário do Norte, além de trabalho histórico publicado no Álbum de Fortaleza - 1931. Foi também membro efetivo a Academia Cearense de Letras - ACL.
1965 - Toma posse no comando da Capitania dos Portos do Ceará, o capitão de fragata Joaquim Augusto Amaral Sales, que substitui Hugo Machado de Lima, do mesmo posto.
1968 - Morre o desembargador Cursino Belém de Figueiredo, aos 82 anos de idade. Nascera em Crato em 26 de dezembro de 1885. Era membro da Academia Cearense de Letras - ACL.
1975 - Instala-se, na sede da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Edifício Perboyre e Silva, o I Encontro Nacional das Associações de Imprensa, como parte das comemorações do Cinqüentenário daquela agremiação. Na ocasião, foi lançado pelos Correios e Telégrafos, o selo comemorativo do evento. Usou da palavra o jornalista José Caminha de Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe).
1977 - Morre o médico Walter Frota de Magalhães Porto (Walter Porto). Existe no Conjunto Lago Jacareí uma rua com seu nome.
1980 - Viajando de avião, desembarca na Capital Cearense, às 9h30, o papa João Paulo II, e no mesmo dia reza missa no Estádio Plácido Aderaldo Castelo, o Castelão, onde também foi recepcionado com um show. No dia seguinte despede-se do povo pelas ruas da Cidade no papamóvel, carro construído especialmente para conduzi-lo.
1981 - Instalado o IV Encontro de Secretários de Minas e Energia - Ensemme, no Centro de Treinamento do BNB, no Passaré.
1983 - Morre em Fortaleza, aos 65 anos incompletos, o advogado Aníbal Fernandes Bonavides (Aníbal Bonavides), jornalista, livreiro e escritor, é hoje nome de rua em Fortaleza. Era paraibano de Patos, onde nascera a 14 de julho de 1918.
2007 - Após dois meses de ajustes, a TV O Povo dá início às transmissões locais, em caráter experimental. Nas duas horas do programa, a emissora, vinculada à Fundação Demócrito Rocha e afiliada da TV Cultura, de São Paulo, mostrou como é sua linguagem televisiva, calcada na análise e no debate.
2009 - Morre o poeta e publicitário Bartholomeu Pinto Neves (Paulo Bartô). Era nascido em Fortaleza em primeiro de junho de 1933.
2014 - Morre, em Fortaleza, aos 92 anos de idade, o percussionista e cantor Danúbio Barbosa Lima, membro do conjunto vocal instrumental Vocalistas Tropicais. Estudou no Liceu do Ceará onde fez parte do Conjunto Liceal e com alguns companheiros criou os Vocalistas Tropicais formado pelos estudantes cearenses José Artur de Carvalho, José Eduardo Ribeiro Pamplona (Eduardo Pamplona), Nilo Xavier da Mota (Nilo Mota) (vocalistas), Danúbio Barbosa Lima (tamborim); Artur Oliveira (canto e violão) e Leto Cordeiro (cavaquinho), que em 1946 gravou seu primeiro disco com outra formação. Participou de vários filmes nacionais. Seu corpo é velado na Funerária Ternura e o sepultamento no dia seguinte no Cemitério de São João Batista. Deixa viúva d. Iraci Leite Barbosa Lima. Danúbio Barbosa Lima nascera em Fortaleza, em 11 de agosto de 1921.
Comentários
Postar um comentário