Eis o 20 DE JULHO na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
1891 - Publicado em Fortaleza, o jornal Eco Estudantal, tendo por redatores Meton Filho, G. Augusto B. Vieira, Francisco Ângelo Santiago, João Coelho B. Fonseca e José Luís de Sousa.
1892 - Inaugura-se, no local da antiga parada, a Estação Ferroviária de Pacatuba, no quilômetro 34,901 da Rede Ferroviária de Baturité.
1891 - Publicado em Fortaleza, o jornal Eco Estudantal, tendo por redatores Meton Filho, G. Augusto B. Vieira, Francisco Ângelo Santiago, João Coelho B. Fonseca e José Luís de Sousa.
1892 - Inaugura-se, no local da antiga parada, a Estação Ferroviária de Pacatuba, no quilômetro 34,901 da Rede Ferroviária de Baturité.
1893 - Publica-se em Fortaleza a revista literária científica e crítica Evolução, que tinha por redatores Luís Agassis, Flávio Beleza, Viana de Carvalho, Leite de Berredo, Francisco Barreto, Côrtes Guimarães, Euthychio Galvão e José da Penha. Era impresso na Tipografia Universal, de Cunha Ferro & Companhia.
1898 - Morre, em Santana do Acaraú, aos 73 anos de idade, o padre Francisco Xavier Nogueira, cearense de Fortaleza, que exerceu a presidência do Poder Legislativo por três vezes. Nascera a 25 de março de 1825.
1931 - Inaugurado o Campo de Esporte Golfinho, instalado no bairro do Benfica, pouco adiante da Praça de Pelotas (Praça Clóvis Bevilaqua), funcionando das 6 às 24 horas.
1934 - Repercute em toda a cidade, como em todo o Estado, a morte do Padre Cícero Romão Batista, em Juazeiro do Norte, às 6h30, aos 90 anos de idade. Nascera no Crato a 24 de março de 1844.
1934 - Na Capital Federal a Assembleia Constituinte elege presidente da república, Getúlio Dorneles Vargas (Getúlio Vargas), que já estava ocupando o cargo em caráter provisório.
1934 - Assume a Capitania dos Portos do Ceará, em caráter interino, o 1º tenente PM Emídio Lins Fialho, pela segunda vez, substituindo o capitão de fragata Leopoldo Gomensoro.
1938 - Acontece um acidente na esquina da Rua General Sampaio com Rua Meton de Alencar, na Praça Clóvis Bevilaqua, às 8h do dia, quando o bonde nº 137, do Benfica, guiado pelo motorneiro nº 146, José Pereira Costa abalroa com uma camioneta placas 17-59 dirigida pelo “chauffeur” Antônio de Sousa que recebeu pequenos ferimentos.
1940 - Na Sociedade de Cultura Artística, o violonista Isaías Sávio oferece, à noite, uma audição de violão à imprensa.
1941 - Termina o Campeonato Cearense de Futebol, com a partida decisiva entre o Ceará Sporting Club e o Ferroviário Atlético Cearense, no Campo do Prado, com a vitória do Ceará Sporting Club, pelo largo escore de 10x1, sagrando-se o alvinegro campeão de 1941.
1941 - Estréiam, no palco do Cine Diogo, os Cossacos de Kuban e do Don, chefiados pelo general Ivan Pavlichenko, os quais apresentam um atraente programa de cantos e bailados regionais das estepes russas, com sua orquestra tipo “Balalaika”. O chefe dos cossacos, Ivan Pavlichenko, convida a imprensa e as autoridades para o "vodka" que será oferecido no Quartel da Força Pública.
1947 - Inaugura-se, na Aldeota, o Posto de Puericultura Zezé Diogo, pela Sociedade de Defesa da Criança da Aldeota, na Rua José Vilar, em terreno doado pelo industrial José Diogo Vital de Siqueira (Zezé Diogo), entre a Rua Costa Barros e a Avenida Santos Dumont, na Aldeota.
1950 - Registrado o Diretório estadual do Partido de Representação Popular - PRP no Tribunal Regional Eleitoral - TRE, com a seguinte composição: Presidente: Francisco de Assis Ferreira; 1º vice-presidente: Raimundo Aristides Ribeiro; 2º vice-presidente: Lamberto de Oliveira Sales; secretário: Ubirajara Coelho Negreiros (Ubirajara Negreiros); e consultor jurídico: Francisco Álvaro Ferreira da Costa.
1951 - Realiza-se, às 20 horas, no Palácio do Comércio, a solenidade de posse da primeira diretoria do Kennel Clube do Ceará, que tem como presidente Humberto Fontenele.
1965 - Publicada no Diário Oficial do Município 3.240 a Lei nº 2.960 do dia nove, que denomina a Rua Eretides Martins, proposição do vereador José Ribamar de Vasconcelos.
1971 - Surge, através da Lei nº 9.498, a Superintendência de Obras do Estado do Ceará - Soec, hoje extinta.
1971 - Inaugura-se, em Fortaleza, na Galeria Pedro Jorge, 23/25, a Livraria dos Contabilistas, propriedade do técnico em contabilidade Francisco das Chagas Alves Ximenes.
1971 - Criada, pela Lei nº 9499 a Companhia de Água e Esgoto do Ceará - Cagece, encampando as atribuições da Saagec e da Cocesa, anteprojeto apresentado pelo coronel Lauro Tavares.
1973 - Morre, na cidade do Rio de Janeiro, o marechal Mário Travassos, que comandou a Escola Preparatória de Fortaleza em 1942. Era nascido em 20 de janeiro de 1891.
1973 - Lançado, na Casa de Juvenal Galeno, o disco LP Violas e Desafios, dos cantadores Benôni e Zé Maria, sob os auspícios da Empresa Cearense de Turismo - Emcetur.
1973 - Morre, aos 80 anos de idade, João Ribeiro Pessoa, o fotógrafo cearense de projeção mundial, J. Ribeiro, que por muitos anos teve, na Praça do Ferreira, a Foto Ribeiro. O artista, embora bacharel pela Faculdade de Direito do Ceará e professor do Colégio Militar de Fortaleza, na década de 30, dedicou toda sua existência à arte fotográfica. Durante a Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil, em 1922, foi-lhe conferido pelo Ministério da Justiça e Negócios Interiores, a medalha de ouro, como o melhor retratista do Brasil, nos anos 1922/1923; foi agraciado com ''Gran Prêmio Exposicion Ibero Americana'' em Sevilla, na Espanha, em 1929/1930. Nascera a 31 de dezembro de 1893, em Fortaleza. Hoje é nome de rua no bairro Dionísio Torres, a Rua Fotógrafo Ribeiro.
1976 - Criada, pela Lei nº 10.029, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará - Ematerce, sucessora da Ancar.
1982 - Eleita para o Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), a mais antiga bibliotecária do Ceará, Maria da Conceição Sousa.
1984 - Reinaugura-se a Fonte das Sereias, importada da Alemanha, com três cavalos e sereias, que foi inaugurada na Praça da Lagoinha (atual Praça Capistrano de Abreu) em 1930, após ter sido de lá retirada e ter estado na Praça Clóvis Bevilaqua e em um balão no cruzamento da Avenida 13 de Maio com Avenida da Universidade, em frente à Reitoria da UFC, sendo restaurada e colocada na Praça Murilo Borges, do BNB, que mandou apanhá-la no depósito da Superintendência Municipal de Obras e Viação - Sumov (PMF) e restaurá-la. A praça data de 14 de março de 1983.
1988 - O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS muda de diretor-geral quando é exonerado e engenheiro Uirandé Augusto Borges, sendo nomeado o também engenheiro José Ribamar de Oliveira Simas (José Ribamar Simas).
1993 - Morre, em Fortaleza, o general-de-Brigada José Tito do Canto. Nascera em Petrópolis (RJ), em 31 de dezembro de 1911. Em Fortaleza exerceu os gargos de Secretário de Segurança e foi presidente da Companhia de Habitação do Ceará - Cohab.
1995 - Morre, aos 74 anos de idade, o advogado e ex-deputado constituinte Álvaro Lins Cavalcante, cearense de Pedra Branca nascido em 14 de dezembro de 1920. Fundou, com Crisanto Moreira da Rocha, a Casa do Ceará em Brasília.
1996 - Morre, aos 89 anos incompletos, o médico urologista José Osvaldo Soares, cearense de Santana do Acaraú nascido a 30 de julho de 1907. Formou-se em medicina no Rio de Janeiro em 1931. Veio para Fortaleza em 1932. Especializou-se em Doenças sexualmente transmissíveis na Faculdade de Medicina de Hamburgo, na Alemanha. Retornou a Fortaleza em 1937. Pioneiro em cirurgias renais e prostáticas era fundador da Clínica Urológica da Santa Casa de Misericórdia da qual foi chefe, fundador também da Academia Cearense de Medicina.
2004 - Falece, às 11 horas, vítima de problemas cardíacos, aos 76 anos de idade, o professor Francisco Brilhante Teixeira, que se encontrava internado há um mês no Hospital Unimed devido ao agravamento de seu estado. Foi fundador e presidente da Associação dos Professores de Estabelecimentos Oficiais do Ceará - APEOC, sindicato que congrega professores de todo o Estado do Ceará e militou durante muitos anos em defesa dos direitos dos profissionais da educação. Seu velório acontece ontem durante a tarde e a noite no Cemitério Jardim Metropolitano, onde também acontece, às 8 horas do dia seguinte, missa de corpo presente, seguida do sepultamento, às 9 horas. Foi o primeiro presidente da APEOC, em 1962, onde permaneceu no cargo até 1985 na sua gestão houve conquistas da classe como o “pó de giz”, e a unificação das matrículas escolares. Além do sindicato, Francisco Brilhante Teixeira foi professor no antigo Colégio Fênix Caixeiral. Brilhante nascera a 13 de fevereiro em Fortaleza.
Comentários
Postar um comentário