Confira pelo Arquivo Nirez o 13 de julho na História de Fortaleza:
1820 - Toma posse o cavaleiro professor da Ordem de Cristo Francisco Alberto Rubim como Governador do Ceará, que era capitão de Mar e Guerra da Armada Real.
1862 - Morre, aos 74 anos de idade, vítima do cólera-morbus, o poeta, cônego Antônio de Castro e Silva, em Arronches (Parangaba). Era sobralense nascido a 21 de dezembro de 1787.
1865 - Assume o cargo de Chefe de Polícia, o capitão Francisco Manuel Alves.
1886 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará o capitão-tenente Manuel Pereira Pinto Bravo, em substituição ao 1º tenente Raimundo Frederico Kiape da Costa Rubim (Almirante Rubim).
1896 - Assume o cargo de Chefe de Polícia do Estado, o desembargador Antônio Sabino do Monte.
1900 - Assume, a administração do Correio, vindo do Paraná, Joaquim Pinto Chichorro Júnior, em substituição a Francisco Irineu de Araújo.
1902 - Instala-se em Fortaleza a Ordem Terceira dos Franciscanos sob a direção espiritual de Frei Mansueto, capelão da Igreja do Sagrado Coração de Jesus.
1914 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 44 anos de idade, o ex-deputado estadual, engenheiro militar Oscar de Miranda Feital (Oscar Feital), também compositor e exímio flautista. Era radicado em Fortaleza onde ensinou no Liceu do Ceará e onde se casou. Foi um dos fundadores do Asilo de Mendicidade de Fortaleza em 1905. Com a deposição de Nogueira Acioli e assunção de Franco Rabelo, foi embora para o Rio de Janeiro, sua terra natal onde nascera a sete de março de 1870.
1924 - Fundada a União dos Moços Católicos, advinda do Centro Cearense de Propaganda Católica (19 de outubro de 1919) e da Liga de Moços Católicos Cavalheiros de Cristo (1922), tendo na presidência Alfredo Eugênio de Sousa.
1924 - Fundação da Sociedade Cearense de Agrônomos, sob a presidência de Antônio Araripe.
1932 - São retirados os gradis que circundavam o Passeio Público durante a reforma que se efetua no local. Posteriormente, já na década de 1990, as grades foram recolocadas.
1935 - A polícia cearense ocupa à noite a sede da Aliança Nacional Libertadora, na Rua Floriano Peixoto, em virtude da decretação, pelo governo federal, do fechamento de todos os núcleos daquela entidade.
1941 - Encerramento da II Festa da Mocidade, discursando na ocasião Aluísio Girão Barroso, Waldery Magalhães Uchoa (Waldery Uchoa) e Paulo Cabral de Araújo.
1949 - O Diário Oficial do Município - DOM nº 4.596 publica o texto da Lei 153, de cinco de julho de 1949, que denomina de Rua Amílcar Proença a antiga Rua da Maloca, no bairro de São João do Tauape, iniciativa do vereador Joaquim Alexandre Valentim, homenagem ao cearense Amílcar Moura Proença, falecido em 16 de maio de 1945 a bordo de navio mercante na costa de Salvador, Bahia. Era filho do industrial Bernardino Proença.
1950 - O proprietário da tabacaria do Café Familiar, na esquina da Rua Barão do Rio Branco com Rua Liberato Barroso, Raimundo Pereira da Silva “Liga”, mata com três tiros, sua amante Maria da Conceição Januária e em seguida tenta o suicídio com um tiro na cabeça, sendo socorrido na Assistência Municipal pelo médico cirurgião Abner Brígido Costa (Doutor Bié).
1954 - Fundado em Fortaleza o Instituto Cearense de Matemática.
1959 - O Diário Oficial do Município 1.649 publica a Lei 1.396, de dez de julho de 1959, que cria a Guarda Municipal de Fortaleza pelo então prefeito, general Manuel Cordeiro Neto, com a finalidade de defesa do patrimônio do município. As atribuições incluíam a vigilância dos logradouros, praças e a fiscalização dos transportes coletivos. Começou com 150 homens. Hoje conta com 990 componentes, entre agentes de cidadania, guardas municipais e funcionários. As mulheres representam 30% do corpo da Guarda.
1959 - Lei Municipal sancionada pelo prefeito Manuel Cordeiro Neto, modifica o nome da antiga Praça da Bandeira, onde fica a Faculdade de Direito, que passa a chamar-se Praça Clóvis Bevilaqua.
1962 - O Diário Oficial do Município 2.537, publicou a Lei 1.965, da mesma data, que muda o nome da Praça Humberto de Campos, no Jardim América, para Praça Delmiro Gouveia. É aquela que fica em frente ao Colégio Paulo VI e que tem uma caixa dágua de concreto, em forma de funil, ficando entre a Avenida Jorge Dummar, a Rua Major Weyne, a Rua Damasceno Girão e a Rua Antônio Mendes. Antiga Praça do Matadouro.
1962 - O presidente João Belchior de Marques Goulart (João Goulart) sanciona decreto criando o 13º salário para o trabalhador que será pago em dezembro.
1965 - O pequeno espaço existente ao lado do Círculo Operário São José, no encontro da Rua 25 de Março com Rua Franco Rabelo, recebe o nome de Largo Padre Guilherme Waessen. Com a abertura da Avenida Marechal Castelo Branco (Avenida Leste-Oeste), a praça desapareceu.
1972 - Através de contrato assinado por. Antônio Romcy, José Romcy e com os diretores da IBM, a Loja Romcy passa a ser a 1ª loja de departamentos do Norte e Nordeste a funcionar com computador.
1973 - Na madrugada ocorre uma explosão de uma caldeira na firma Casa Machado S. A., de beneficiamento de cera de carnaúba, na Rua Padre Cícero, 400, no Porangabuçu, deixando três operários gravemente queimados, Walmar Fernandes de Oliveira, Antônio Benício de Paiva e Joaquim Cunha Filho, que foram internados no Instituto José Frota - IJF, com queimaduras de 1º, 2º e 3º graus, mas não resistiram, vindo a falecer.
1973 - À noite são distinguidos com a Medalha da Abolição, o marechal Juarez do Nascimento Fernandes Távora (Juarez Távora) e o historiador Raimundo Girão, em solenidade no Palácio da Abolição, na Avenida Barão de Studart, 505.
1973 - Após uma semana de muitas homenagens ao poeta José Albano, no transcurso do Cinquentenário de sua morte, encerram-se, com a entrega, na Universidade Federal do Ceará, da Medalha do Mérito Cultural, outorgada “in memoriam”, sendo recebida por sua filha, Maria José Albano Moreira da Rocha “Zezé Albano”.
1973 - Morre, aos 54 anos de idade, José Ribamar Simas de Oliveira, ex-gerente do Banco do Brasil em Fortaleza, sendo sepultado no Cemitério de São João Batista.
1976 - Fundado em Messejana o Centro Espírita Frei Fabiano de Cristo, na residência de Milton Carvalho Pereira Filho, no Beco da Palpina. O primeiro presidente foi Lázaro Pereira Filho.
1980 - Encerra-se, com celebração solene no Estádio Castelão, o X Congresso Eucarístico Nacional.
1982 - Falece o superintendente do Sistema Verdes Mares (SVM), Astrolábio Queirós Filho, sendo seu corpo sepultado no Cemitério Parque da Paz. Nascera a dois de fevereiro de 1935.
1985 - O prefeito José Maria Barros de Pinho (Barros Pinho) anula 4.500 contratos da administração de César Cals Neto.
1992 - Muda o comando da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU), quando sai o engenheiro Raimundo Wagner Vieira Ramos e assume Francisco César Pierre Lima Barreto.
1992 - Inaugura-se o Centro Integrado de Educação e Saúde Professor Monteiro de Moraes, na Rua Evilásio Miranda, s/nº, na Sapiranga.
1999 - O teatrólogo e diretor José Maria Bezerra de Paiva (B. de Paiva) é nomeado Coordenador de Assuntos Culturais e Artísticos da Universidade Federal do Ceará.
2000 - É lançado o livro Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, resgate histórico - criação e evolução, de autoria da historiadora escritora de assuntos militares Dolores Aquino.
Comentários
Postar um comentário