O ápice das comemorações do Centenário do Eclipse de Sobral acontece de terça (28) a quinta (30 de maio) durante o Encontro Internacional Centenário do Eclipse de Sobral (1919-2019).
O encontro, que será realizado no Centro de Convenções de Sobral, está com inscrições abertas. Ele celebra o fenômeno observado em Sobral (CE) e na Ilha do Príncipe com o qual foi possível comprovar a Teoria da Relatividade de Albert Einstein, revolucionando os rumos da Ciência Mundial.
O evento será aberto às nove da manhã da terça (28) com a palestra de Mustapha Ishak, da Universidade do Texas (Estados Unidos) sobre 'Aceleração do Cosmos'.
A programação prevê para terça palestras sobre 'Eclipse Total do Sol de 1912', ' O que o Eclipse de Sobral tem a ver com os buracos negros', e 'Astronomia e Astrofísica", além de diálogo com a escritora Ana Miranda, autora do livro 'O Peso da Luz'.
Na quarta (29) tem lançamento do Selo Comemorativo do Centenário de Eclipse de Sobral e o Painel 'História do Eclipse de 1919', além da reinauguração do Museu do Eclipse.
Na quinta (30) palestra 'O Intrigante Mundo da Luz', com Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências; 'Lentes e Ondas Gravitacionais', com Martin Makler, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas; 'LAU 100 th", com Jorge Rivero, da Holanda; Painel 'Relatividade Geral e Cosmologia'; e concerto das orquestras do Festival Euroquestries, no Arco de Nossa Senhora de Fátima.
EVENTOS - Como parte das comemorações dos 100 anos da comprovação da Teoria da Relatividade Geral, formulada pelo físico alemão Albert Einstein, a Câmara dos Deputados expõe, desde 14 de maio, no corredor de acesso ao Plenário, a exposição “Centenário do Eclipse de Sobral”. A solenidade de abertura oficial da exposição foi realizada na terça-feira (21), no Hall da Taquigrafia.
Na quarta-feira (22), a Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) promoveu uma sessão solene em alusão ao Centenário, no Plenário 13 de Maio, em Fortaleza.
Durante as homenagens nos órgãos públicos, estiveram presentes o prefeito de Sobral, Ivo Ferreira Gomes; o secretário da Educação, Herbert Lima; e o presidente da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu Gomes.
Comentários
Postar um comentário