O Dragão Fashion Brasil Festival 20 terminou, na noite deste sábado (18) com a entrega do Troféu DFB 20 para personalidades da Moda, na Sala de Imprensa do Aterro a Praia de Iracema.
Destaque para Elcio Batista, chefe da Casa Civil, que em nome do governador Camilo Santana recebeu a honraria.
Recebeu também Silvânia de Deus (foto Davi Magalhães), que abriu o DFB em 1999 e fechou o DFB 2019.
Homenagem para Handara.
Cláudio Silveira idealizador do DFB revelou que mantém o Dragão 21 em 2020 no Aterro da Praia de Iracema, mas com espaço ampliado. Este ano foi 27 mil metros quadrados.
ROTA - A Rota das Emoções, que ultrapassa Ceará, Piauí e Maranhão, foi um dos pontos de partida mais inteligentes para a coleção oferecida pela Sebrae ao DFB Festival 2019. Sob a assinatura dos estilistas Deoclys Bezerra e Beatriz Peixoto, a parceria nasceu do desejo de Cláudio Silveira em levar um pouco mais da beleza e da cultura de uma das regiões turísticas mais famosas do mundo, que eventualmente deu o nome ao desfile.
Recebeu também Silvânia de Deus (foto Davi Magalhães), que abriu o DFB em 1999 e fechou o DFB 2019.
Homenagem para Handara.
Cláudio Silveira idealizador do DFB revelou que mantém o Dragão 21 em 2020 no Aterro da Praia de Iracema, mas com espaço ampliado. Este ano foi 27 mil metros quadrados.
A beachwear apresentada na Rota Jeri (foto Roberta Braga) teve sua cartela de cores inspiradas na natureza, porém com ressalvas. O verde ganhou uma repaginada mais próxima do neon, característica natural da evolução social e do universo fashion. Grandes sobretudos feitos a mão, com técnicas do crochê e da renda, além de muitos chapeis de palha de diferentes tamanhos, mostram a preocupação em deixar o styling completo e cheio de glamour. A beleza levou em consideração muita praia, sol e mar: os rostos iluminados nos remetiam àqueles que frequentam e aproveitam a Rota das Emoções e Jericoacoara da melhor forma.
O DFB Festival 2019 se consagra mais uma vez, como um dos principais eventos de moda do mundo. Reunindo grandes nomes cultura brasileira, em 2019, o maior encontro da moda autoral da América Latina, teve 36 desfiles, 4 balés, 18 shows, 60 expositores, 8 palestras, além de ativações de patrocinadores e parceiros. Ao todo, o DFB 2019 totalizou mais de 125 atividades gratuitas para o público cearense em uma estrutura inédita de 27.000 metros quadrados, instalada no aterro da Praia de Iracema.
Durante os quatro dias de evento, o regionalismo e os desfiles conceituais foram destaques nas mais diversas áreas e os desfiles inovaram com coleções especiais,performances e participações de figuras da música, cena pública, empreendedorismo e showbusiness.
Neste sábado, o Dragão Pensando Moda (DPM), ciclo de formação promovido pelo Senac em parceria com o DFB, iniciou com uma palestra do sociólogo Fábio Mariano, que falou sobre o consumo masculino no novo milênio. Depois, ocorreu um diálogo aberto sobre o perfil do consumidor homem cearense, seguido de uma palestra do renomado estilista Mário Queiroz. Para finalizar os trabalhos realizados pelo DPM, ocorreu um diálogo aberto sobre design voltado às masculinidades.
O último dia do evento também foi marcada pela premiação do Concurso dos Novos, contemplando os alunos dos cursos de moda da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em primeiro lugar; da Universidade da Amazônia (Unama) em segundo lugar; e da Universidade de Fortaleza (Unifor). O projeto foi desenvolvido pelo festival para oferecer oportunidades e visibilidade aos novos talentos e estudantes de moda de todo o país. Foram mais de 150 trabalhos inscritos no programa, sendo apenas oito deles escolhidos. Neste sábado desfilaram UNIFOR, UTFPR, UFPI e Veiga de Almeida.
Durante o evento, o idealizador do DFB Festival 2019, Claudio Silveira, realizou uma solenidade de premiação para os homenageados do Troféu DFB Festival 20 anos. Na ocasião, foram prestigiadas pessoas e instituições que fizeram parte da história do maior evento de moda Autoral da América Latina.
Os homenageados foram: Araguacy Filgueiras, representando a primeira turma da Universidade Federal do Ceará; Deóclys Bezerra, vencedor da primeira edição do Concurso dos Novos Talentos em 1999; Iorrana Aguiar, co-criadora do Dragão Pensando Moda, junto com Cláudio Silveira; Josenias Júnior, co-criador do Dragão Fashion Brasil, junto com Cláudio Silveira; Lúcio Albuquerque, empresário e diretor da Handara; Sandra Luck e Gilson Tenório, modelos das primeiras edições do DFB; Silvânia de Deus, estilista que abriu o Dragão Fashion em 1999; Verônica Perdigão, diretora da Santana Textiles, primeira indústria a investir no DFB. Além disso, ainda houve menção honrosa ao Élcio Batista, secretário-chefe da Casa Civil, por sua atuação em programas e incentivo à inovação.
Foram destaques no line up de desfiles do último dia da 20ª edição do DFB 2019, as apresentações da Swiims, Baba, D’aura, Ronaldo Silveste, Flee e Silvânia de Deus. Baba apresentou a coleção No Meu Tempo, trazendo referências da cultura pop cearense, além de surpreender o público ao convidar o idealizador do DFB 2019, Cláudio Silveira, para desfilar. Encerrando o DFB, a passarela recebeu a obra de Silvânia de Deus, estilista que abriu o primeiro DFB em 1999.
Já na programação musical, quem abriu o Palco Sesc nesta última noite de evento foi a Paracuru Cia de Dança, seguido pelo grupo Nazirê. Como atração principal da noite, o Palco Sesc trouxe o cantor de MPB, Marcelo Jeneci, conhecido pelos sucessos “Pra Sonhar” e “Felicidade”. Já a música eletrônica dominou o Palco Cores, com shows de Two Folks, DJ Leandro Buenno e DJ Flair.
DFB Festival 2019 - Mantendo a tradição de 20 anos, o DFB Festival, maior evento de moda autoral da América Latina, apresentou coleções de 36 nomes entre os dias 15 e 18 maio em novo local: no Aterro da Praia de Iracema, lugar pleno de significados em Fortaleza. Os desfiles ocorreram em três salas: duas internas, com capacidade para 1.000 pessoas, cada, e uma externa, de frente para o mar, o DFBeach Club, com passarela de 150m de extensão, instalada sobre as areias da praia. O formato de apresentar coleções de moda praia no próprio ambiente para o qual foram criadas é uma experiência única por conta da localização privilegiada do DFB Festival 2019.
O diretor do DFB Festival, Claudio Silveira reforça: “para o cearense, a praia é mais do que um acaso geográfico: ela traduz a vocação do nosso povo para o empreendedorismo e a inovação, dado o exemplo dos jangadeiros, das rendeiras e do horizonte vasto do Atlântico à nossa frente”. Além da programação de dança, o DFB Festival 2019 também contará com uma programação que inclui exposições, mostra de curtas-metragens, lançamentos de livros, espetáculos, shows de música e sets de Djs.
Comentários
Postar um comentário