Quatro praias estão liberadas pela Superintendência do Meio Ambiente do Ceará (Semace) para o banho neste final de semana em Fortaleza. Outras sete praias estão impróprias ao banho, segundo boletim da Semace desta sexta-feira (29).
Confira as praias com balneabilidade:
- Entre o Aquário até o Espigão da Rua João Cordeiro.
- Entre os Postos dos Bombeiros 7 e 8.
- Entre a Praça 31 de Março até Posto dos Bombeiros 4.
- Entre a Avenida Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó.
As praias poluídas:
- Entre a Volta da Jurema até foz do Riacho Maceió
- Entre Espigão da Rui Barbosa até a Rua José Vilar e o Espigão
- Entre os Postos dos Bombeiros 1 e 2
- Farol
- Entre a Rua das Goiabeiras até a Rua Lagoa do Abaeté
- Entre a Foz do Rio Ceará até a Rua das Goiabeiras
- Barra do Ceará.
Os critérios de balneabilidade utilizados estão descritos na Resolução CONAMA 274.
Própria: Quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver no máximo 1.000 coliformes termotolerantes por 100 mililitros da amostra.
Imprópria: Quando não atendidos os critérios estabelecidos para águas próprias, quando o valor obtido na última amostragem for superior a 2.500 coliformes termotolerantes por 100 mililitros da amostra, ou quando existirem ocorrências que possam ocasionar risco à saúde do banhista, tais como, presença de resíduos sólidos ou animais no entorno da área de banho.
Procedimentos de amostragem: As amostras são coletadas semanalmente, às segundas-feiras, entre 8 e 16 horas, sendo coletada uma amostra em cada ponto, na isóbata de 1 metro de profundidade, que representa a região mais utilizada para recreação.
Embora os valores de Coliformes Termotolerantes estejam dentro dos padrões de balneabilidade, os Pontos de Amostragem foram considerados IMPRÓPRIOS em função da presença de entradas pontuais de esgoto sanitário sem tratamento a partir de galerias pluviais, bem como a presença de resíduos sólidos e animais em seu entorno.
O banhista deve evitar tomar banho de mar após a ocorrência de chuvas de maior intensidade, nesse episódio as chuvas contribuem para a deterioração da qualidade das águas das praias carreando uma grande quantidade de esgotos, lixo e outros detritos através de galerias de águas pluviais, córregos e canais de drenagem.
Recomenda-se evitar nadar ou praticar outros esportes náuticos em locais com manchas de coloração vermelha, marrom ou azul-esverdeada. Também é recomendável evitar o consumo de frutos do mar desses locais. Por não haver coletas suficientes para uma analise precisa, recomenda-se evitar nadar ou praticar esportes nestes locais.
As amostras foram processadas conforme diretrizes do Standart Methods for the Examination of Water and Wastewater, 22ª edição, métodos 9221-E (Tubos múltiplos em meio A1) para Coliformes termotolerantes.
Comentários
Postar um comentário