Pular para o conteúdo principal



Arida promete zerar déficit fiscal em dois anos

O coordenador do programa econômico do presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB), Pérsio Arida, defendeu nesta sexta-feira (21) em sabatina promovida pelo Fundação Getulio Vargas-FGV-IBRE em parceria com o jornal o Estado de São Paulo, que é possível zerar o déficit fiscal brasileiro em dois anos sem aumentar a carga de impostos. 



"Já elevamos enormemente a carga para em torno de 33% - 34% do PIB, e nosso déficit é crescente. Uma análise de economia política mostra que não adianta elevar carga, pois se acaba gastando mais depois", declarou. 

O plano de manutenção da carga impositiva do PSDB, exclui, entretanto, reonerações, e leva em conta um equilíbrio entre a entrada da tributação de dividendos e uma redução do imposto de renda pessoa jurídica. 

"Trump reduziu o imposto de empresas para 21%; o mundo inteiro fará isso, e o Brasil tem que se tornar competitivo nesse ambiente. Se reduzir alíquota e tributar dividendos, se tornará mais atraente e incentivará o reinvestimento, pois será melhor investir mais do que distribuir", afirmou.

Para cumprir seu plano e fechar o quarto ano de governo com um superávit de 2,5% do PIB, conforme a meta de campanha do PSDB, Arida defendeu três frentes de ação: a reforma da Previdência, uma revisão dos gastos obrigatórios e o que chamou de reengenharia do setor público, que liberaria receitas para reduzir o saldo negativo nas contas públicas. Como exemplo dessa reengenharia, Arida defendeu acabar com a vinculação da arrecadação do PIS ao abono salarial e seguro-desemprego, e do percentual dessa receita que vai para o BNDES através do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), de 43%.

"Esse financiamento do FAT ao BNDES funciona como um título perpétuo, do qual o BNDES paga apenas os juros", afirmou, indicando que a dívida do BNDES referente a esse programa chega a R$ 250 bilhões. "Deveria-se acabar com a vinculação e obrigar o BNDES a pagar o principal da dívida, desmobilizando ativos. Com isso, teríamos recursos para pagar mais de quatro anos de abono e seguro-desemprego, e R$ 70 bilhões de arrecadação do PIS ficariam livres", destacou, defendendo ainda que as operações do BNDES deveriam ser alimentadas com captação a mercado como qualquer outro banco.

Arida, que foi presidente do BNDES no governo Itamar Franco e do Banco Central no primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso, criticou a proposta de recriação da CPMF mencionada pelo economista de Jair Bolsonaro (PSL), Paulo Guedes. 

"Se fôssemos substituir a arrecadação do INSS e dos tributos não compartilhados com a União, como foi sugerido, a alíquota seria tão alta que o resultado seria que os pobres iriam pagar, mas os demais deslocariam sua atividade financeira para o Exterior", disse, defendendo o estabelecimento de um IVA por este, " diferentemente da CPMF, não incidir em cascata e ser progressivo".

Arida afirmou que uma Reforma Tributária deve ser clara e gradual - "com prazo de cinco a seis anos" - como foi a implementação do Plano Real, para garantir horizonte de planejamento ao empresário.

Em sua apresentação inicial, o economista explicou o programa econômico de Alckmin a partir de três frentes. A primeira, fiscal, contempla a reforma da Previdência e do gasto público. Nesse ponto, Arida recordou que a tarefa fiscal ganha contornos ainda mais densos se considerado o cenário externo menos favorável aos emergentes. "A chuva está chegando, e é preciso consertar o telhado - no nosso caso, o déficit público", disse, ressaltando a situação da Argentina, que, afirmou, "fez uma série de reformas que o Brasil precisa, mas descuidou do déficit público".

A segunda frente do programa são reformas para tornar o ambiente de negócios favorável ao investimento privado, entre as quais do arcabouço regulatório dos setores de infraestrutura, uma abertura comercial e de serviços, normatização das agências reguladoras, e a regulamentação do cadastro positivo. Quanto à abertura comercial, citou que a equipe do PSDB estima a fixação de uma alíquota máxima de importação de 15%. 

A terceira frente citada por Arida é uma reforma do Estado - "tema difícil que tem recebido pouca atenção", disse -, que inclui governo digital e um programa agressivo de privatização. No caso do tratamento aos servidores, Arida citou o uso da margem de flexibilidade nos gastos obrigatórios com esses funcionários que já existe, como a abertura para revisão de progressões automáticas de carreira, e os casos em que estabilidade pode ser revista.

Arida defendeu uma mudança da política de reajuste do salário mínimo com base em ganhos de produtividade, ressaltando a importância de se ter uma regra definida.

"Lembro-me dos momentos em que não havia, da enorme discussão no fim de ano que parava o Brasil. Uma regra traz disciplina e foca a discussão no que importa. Mas precisa ser certa."

Quanto à pressão fiscal provocada pelo subsídio ao diesel após a greve dos caminhoneiros, o economista de Alckmin defendeu sua revogação, reconhecendo, entretanto, a necessidade de revisão do modelo de reajuste dos combustíveis. "Gostamos do modelo europeu, suaviza flutuações em todos os derivados de petróleo através dos impostos: quando o preço petróleo sobe, reduz-se a carga, promovendo um sistema neutro ao longo do tempo", descreveu, lembrando que tal arranjo depende de negociação com os entes da federação.

Em suas intervenções, Silvia Matos, coordenadora do Boletim Macro IBRE, destacou a importância de que, no arranjo definido pelo PSDB, haja clareza quanto à emergência do curto prazo para o equilíbrio das contas públicas, lembrando que a emenda constitucional do teto dos gastos deverá ser violada já em 2019, de acordo a cálculos do FGV-IBRE. 

"Além disso, o programa do PSDB estima a possibilidade de zerar o déficit primário em dois anos. Para isso, cálculos da pesquisadora Vilma Pinto, do FGV-IBRE, indicam que seria necessário que o PIB crescesse 4% ao ano. Conseguimos chegar a esse nível somente quando o mundo ajudou, entre 2004-2008, e ainda assim somente alcançamos a média de expansão dos países latino-americanos", ressaltou.

Em três de outubro, o sabatinado será o economista Paulo Guedes, da equipe do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), no encerramento da série, que já teve Mauro Filho, economista do presidenciável Ciro Gomes (PDT); Márcio Antônio Rocha, da equipe de Guilherme Boulos (Psol); Márcio Pochmann, da equipe de Fernando Haddad (PT); André Lara Resende, da equipe de Marina Silva (Rede); Gustavo Franco, da equipe de João Amoêdo (Novo); e José Márcio Camargo, do presidenciável Henrique Meirelles (MDB).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará. ...

Morre Júlio Salles

O Blog do Lauriberto e a Agência de Notícias de Fortaleza  comunicam a morte  do narrador esportivo Antônio Júlio Cruz da Imperatriz Salles, aos 83 anos, que teve seu estado agravado, após cirurgia  (Gastroctomia Subtotal) para retirada de um Câncer no Estômago (Neoplasia Gástrica) há 21 dias. Júlio Salles estava internado, em estado grave, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Raimundo-Aldeota-Fortaleza-Ceará.

Mensagem Papal para Campanha da Fraternidade 2025

Mensagem do Papa Francisco por ocasião do início da Campanha da Fraternidade 2025. Papa Francisco: “Que todos nós possamos, com o especial auxílio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar nossas convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas”. A cada ano, os bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acolhendo as sugestões vindas dos regionais, dos organismos do Povo de Deus, das ordens e congregações religiosas e dos fiéis leigos e leigas, escolhem um tema e um lema para a Campanha da Fraternidade, com o objetivo de chamar a atenção sobre uma situação que, na sociedade, necessita de conversão, em vista do bem de todos. Neste ano de 2025, motivados pelos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; pelos 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato si’; pela recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; pelos 10 anos de criação da Rede E...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará. ...

Morre Júlio Salles

O Blog do Lauriberto e a Agência de Notícias de Fortaleza  comunicam a morte  do narrador esportivo Antônio Júlio Cruz da Imperatriz Salles, aos 83 anos, que teve seu estado agravado, após cirurgia  (Gastroctomia Subtotal) para retirada de um Câncer no Estômago (Neoplasia Gástrica) há 21 dias. Júlio Salles estava internado, em estado grave, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Raimundo-Aldeota-Fortaleza-Ceará.

Mensagem Papal para Campanha da Fraternidade 2025

Mensagem do Papa Francisco por ocasião do início da Campanha da Fraternidade 2025. Papa Francisco: “Que todos nós possamos, com o especial auxílio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar nossas convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas”. A cada ano, os bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acolhendo as sugestões vindas dos regionais, dos organismos do Povo de Deus, das ordens e congregações religiosas e dos fiéis leigos e leigas, escolhem um tema e um lema para a Campanha da Fraternidade, com o objetivo de chamar a atenção sobre uma situação que, na sociedade, necessita de conversão, em vista do bem de todos. Neste ano de 2025, motivados pelos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; pelos 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato si’; pela recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; pelos 10 anos de criação da Rede E...