Pular para o conteúdo principal



Programas oficiais divergem de discurso nas redes dos presidenciáveis

Os planos de governo registrados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nem sempre se refletem nas pautas priorizadas pelos candidatos à Presidência em suas contas oficiais no Facebook e no Twitter.



A Fundação Getulio Vargas (FGV-DAPP) comparou as propostas de cada plano às postagens de cinco candidatos à Presidência ao longo de 45 dias (de primeiro de julho a 15 de agosto).

Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT) tiveram o maior descolamento médio entre programa de governo e redes — alcançando, respectivamente, 8,16% e 8,14% de divergência em média por tema, no período.

Associada à agenda da defesa do Meio Ambiente, Marina Silva prioriza, em suas medidas para Infraestrutura, ações que resultem em uma utilização racional dos recursos naturais. A temática, no entanto, é a que menos se destaca em seu programa de governo, respondendo por apenas 2,6% das propostas registradas junto ao TSE. Por outro lado, predominam no documento proposições relacionadas ao tema Programas Sociais – 17,5%.

Nas redes, a maior parte das postagens enfatiza sua posição em relação a questões de Economia – o assunto gerou 22,6% das publicações no Twitter e no Facebook. Programas Sociais respondem por apenas 2,4% das manifestações de Marina nas redes, e Infraestrutura aparece em somente 1,2% dos casos, menor participação entre os temas citados. Relações exteriores não foi mencionado nenhuma vez.



Ciro despende mais atenção em seu programa para propostas relativas às Relações Exteriores, as quais correspondem a 16,8% do total. No entanto, o assunto não aparece em nenhuma das publicações do candidato nas suas redes sociais, durante o período analisado. Agronegócio/Sustentabilidade é, por sua vez, o tema menos abordado pelo plano de governo, aparecendo em apenas 1,9% das propostas. Nas redes sociais, além de Relações Exteriores, não há nenhuma publicação do candidato sobre temas relativos a Programas Sociais e Agronegócio/Sustentabilidade. O tema com maior engajamento do candidato nas redes é Economia, com 53,5% das publicações voltadas à área.



Segurança, pauta que se mostra recorrentemente associada a Jair Bolsonaro (PSL), não é o tema campeão de propostas nem em seu programa de governo, nem nas postagens produzidas por suas contas oficiais no Twitter e no Facebook. No primeiro caso, o assunto mais mencionado pelo candidato é Economia (41,3% das propostas). Segurança vem em seguida, empatado com Educação/Cultura, ambos ocupando 12,7% das postagens.

Já nas redes, o discurso crítico a pautas de Direitos Humanos é mais recorrente (21,4%), seguido por Administração Pública (19,4%), Corrupção e Segurança (esses dois com 14,6% cada). Economia — assunto predominante nas redes dos outros candidatos monitorados e destaque no programa de governo de Bolsonaro — não ganha tanta atenção em suas redes, respondendo por 9,7% das publicações. Saúde e Infraestrutura não foram mencionados pelas contas oficiais do candidato, que registrou divergência média por tema de 7,76%.



Já no programa de governo de Lula, Educação/Cultura figura como tema mais expressivo, respondendo por 24,8% das proposições do petista — enquanto, nas redes, o destaque está entre as referências à Economia (34,1%), seguido por Corrupção (17,8%) e Administração Pública (13,6%). Educação/Cultura, aqui, aparece somente na quarta posição, com 9,8% das postagens. Por outro lado, o tema menos citado nas propostas de governo é Infraestrutura, com 1,6% das proposições. Nas redes, o último lugar em volume de referências é Inovação/Tecnologia, com 0,5% das postagens em perfis do ex-presidente. O candidato teve 6,17% de divergência média por tema.



Geraldo Alckmin (PSDB) prioriza temas econômicos tanto em seu programa de governo (20% das propostas) quanto nas publicações de seus perfis oficiais nas redes (34,7%) — o tucano apresentou a menor divergência em média por tema, no período analisado: 4,4%. De maneira geral, as maiores divergências estão nos temas menos abordados pelo candidato. No plano de governo, por exemplo, as ações voltadas para Infraestrutura são as menos numerosas (1,4%), enquanto, nas redes, a temática congrega 4,8% do debate.



Programas - A análise global dos programas dos candidatos demonstra que Economia foi o tema mais abordado. Jair Bolsonaro foi o que mais destacou o assunto, dedicando, proporcionalmente, 41,3% de seu programa a ele. Para o mesmo tema, Geraldo Alckmin dedicou 20% do total de seu programa, assim como Lula. Já o programa de Ciro Gomes possui 11,5% de seu conteúdo voltado para propostas na área. Marina Silva foi a que menos destacou o tema em seu programa, com 6,4%.

Relações Exteriores foi o tema mais presente no programa de Ciro Gomes, com 16,8% das propostas relativas a ele. O percentual deste tema no programa do pedetista foi mais do que o triplo do programa de Geraldo Alckmin (5,7%) e de Marina Silva (5,5%). Marina foi, como já mencionado, a candidata que mais atentou para o macrotema Programas Sociais, com 17,5% de seu programa voltado a propostas para a área. O segundo e terceiro colocados foram Lula (12%) e Ciro Gomes (10,1%). Em último lugar, aparece Jair Bolsonaro, com 1,6% de seu programa destinado ao tema – número bastante inferior aos demais.

Educação/Cultura, destaque no programa de Lula (24,8%) teve, proporcionalmente, menor espaço em outros planos de governo: 15,5% entre as propostas de Marina Silva, 12,7% nas de Bolsonaro e 11,1% nas de Ciro.

Direitos Humanos, tema menos repercutido no programa de Bolsonaro (0,8%), também não contou com grande adesão dos demais candidatos, cujas propostas para a área não alcançam 10% do total de seus programas. Propostas neste tema compõem 8,6% do programa de Alckmin, 7,2% de Lula, 6,7% de Ciro e 6,4% de Marina.

Inovação/Tecnologia supera os 5% apenas no programa de Marina (11,1% das propostas). O programa de Ciro Gomes tem 4,3% de propostas voltadas para a área; o de Alckmin, 2,9%; o de Bolsonaro, 2,4%, assim como o de Lula 2,4%.

Como foi feito o levantamento - A FGV DAPP classificou tópicos e propostas detalhadas nos programas de governo e nas publicações em redes sociais (Facebook e Twitter) dos candidatos à Presidência em 12 macrotemas: Administração Pública, Agronegócio e Sustentabilidade, Corrupção, Direitos Humanos, Economia, Educação/Cultura, Infraestrutura, Inovação/Tecnologia, Programas Sociais, Relações Exteriores, Saúde e Segurança.

A análise descartou menções de redes sociais que não se coadunam com o conteúdo temático dos programas de governo, como críticas a adversários, divulgações de campanha, referências familiares, comentários não políticos e afins.

O percentual de cada tema na análise por candidato considera o total de propostas, no caso do programa, e o total de menções ao assunto, no caso das redes sociais. A divergência é calculada a partir da média das diferenças entre as porcentagens das duas bases (representação do tema no programa – representação do tema na rede / o total de temas).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Mensagem Papal para Campanha da Fraternidade 2025

Mensagem do Papa Francisco por ocasião do início da Campanha da Fraternidade 2025. Papa Francisco: “Que todos nós possamos, com o especial auxílio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar nossas convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas”. A cada ano, os bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acolhendo as sugestões vindas dos regionais, dos organismos do Povo de Deus, das ordens e congregações religiosas e dos fiéis leigos e leigas, escolhem um tema e um lema para a Campanha da Fraternidade, com o objetivo de chamar a atenção sobre uma situação que, na sociedade, necessita de conversão, em vista do bem de todos. Neste ano de 2025, motivados pelos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; pelos 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato si’; pela recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; pelos 10 anos de criação da Rede E...

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará. ...

Morre atleta de Fut7 Lucas Serpa

  Rinardo Xavier Lima :  #luto -É com grande pesar, que informo o falecimento do atleta cearense de Futebol 7, Lucas Serpa. A Federação Cearense de Futebol 7 (FCEF7) anunciou a triste notícia em suas redes sociais, destacando-o como um atleta exemplar dentro e fora de campo. Diversos clubes e organizações esportivas também expressaram suas condolências e homenagens a Lucas Serpa, ressaltando sua importância para o Esporte local. Neste momento de luto, a comunidade do Futebol 7 Cearense presta solidariedade aos amigos e familiares de Lucas Serpa". fcef7oficial : É com muita tristeza, que recebemos a notícia do falecimento do nosso atleta Lucas Serpa, atleta exemplar dentro e fora de campo! Desejamos que amigos e familiares possam encontrar conforto nesse momento tão difícil! Lucas Serpa teve morte súbida, nesta terça-feira (4/3/2025).

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Mensagem Papal para Campanha da Fraternidade 2025

Mensagem do Papa Francisco por ocasião do início da Campanha da Fraternidade 2025. Papa Francisco: “Que todos nós possamos, com o especial auxílio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar nossas convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas”. A cada ano, os bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acolhendo as sugestões vindas dos regionais, dos organismos do Povo de Deus, das ordens e congregações religiosas e dos fiéis leigos e leigas, escolhem um tema e um lema para a Campanha da Fraternidade, com o objetivo de chamar a atenção sobre uma situação que, na sociedade, necessita de conversão, em vista do bem de todos. Neste ano de 2025, motivados pelos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; pelos 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato si’; pela recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; pelos 10 anos de criação da Rede E...

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará. ...

Morre atleta de Fut7 Lucas Serpa

  Rinardo Xavier Lima :  #luto -É com grande pesar, que informo o falecimento do atleta cearense de Futebol 7, Lucas Serpa. A Federação Cearense de Futebol 7 (FCEF7) anunciou a triste notícia em suas redes sociais, destacando-o como um atleta exemplar dentro e fora de campo. Diversos clubes e organizações esportivas também expressaram suas condolências e homenagens a Lucas Serpa, ressaltando sua importância para o Esporte local. Neste momento de luto, a comunidade do Futebol 7 Cearense presta solidariedade aos amigos e familiares de Lucas Serpa". fcef7oficial : É com muita tristeza, que recebemos a notícia do falecimento do nosso atleta Lucas Serpa, atleta exemplar dentro e fora de campo! Desejamos que amigos e familiares possam encontrar conforto nesse momento tão difícil! Lucas Serpa teve morte súbida, nesta terça-feira (4/3/2025).