Filme argentino "El Niño y La Noche" (Foto: Divulgação) |
Em caráter não competitivo, as exibições acontecem ao ar livre, em um espaço democrático de projeção de filmes, longe dos grandes centros urbanos. O evento promove o encontro entre o cinema e a população do interior cearense, que nem sempre têm acesso à produção audiovisual contemporânea. A curadoria também abriu espaço para exibir produções realizadas pelos jovens da comunidade, como João Marcos Maia, que hoje multiplica conhecimento para crianças do ensino fundamental de Vazantes.
Para Leo Tabosa, produtor da Mostra Curta Vazantes, esse é um evento preocupado com a integração e a formação da população de Vazantes. “Durante cinco anos, construímos esse vínculo com Vazantes. Além de exibir o que há de melhor no cinema contemporâneo, as oficinas que realizamos são essenciais para aproximar os jovens da comunidade da sétima arte, dando ferramentas não apenas de pensamento crítico, mas também de capacitação profissional”, afirma.
Oficinas de cinema
Esse ano, a Mostra oferecerá oficinas artísticas para estudantes e jovens com idade entre 12 a 25 anos, em situação de exclusão e vulnerabilidade social, residentes no distrito de Vazantes e comunidades vizinhas. O destaque é o “1º Anima Vazantes - Oficina de Cinema de Animação Stop Motion”, com Gabi Saegesser, que pretende apresentar o cinema de animação por meio da técnica de stop motion e produzir um clipe de curta-metragem promovendo a construção de um produto através de uma proposta lúdica.
A segunda oficina é a de “Foto na Caixa”, com Juarez Ventura, que deve apresentar a câmera escura e a famosa técnica pinhole. Os alunos irão aprender a confeccionar sua própria máquina fotográfica usando uma caixa de fósforo. As oficinas são gratuitas para a comunidade.
A V Mostra Curta Vazantes: Cinema em Comunidade é uma realização da Pontilhado Cinematográfico e Produções Culturais e Artísticas Ltda. e tem parceria com a Universidade Católica de Pernambuco, Fundação Fé e Alegria (Vazantes/CE), Fundação Antonio dos Santos Abranches (PE), Girafatur Turismo (CE) e Armazém Coral (PE).
Sobre Vazantes/CE
O Distrito de Vazantes é uma pequena porção administrativa que, juntamente com outros sete Distritos, compõem o município de Aracoiaba, situado na microrregião do maciço de Baturité, no Ceará. Vazantes é o distrito mais antigo de Aracoiaba, destaque em educação e cultura, e possui uma população aproximada de 5.000 habitantes, sendo que 2.200 estão na sua área mais urbana e os demais na área rural.
A grande maioria das famílias é de baixa renda formada por trabalhadores cíclicos que vivem (ou sobrevivem) da agricultura familiar ou do trabalho doméstico temporário, sem renda fixa, servindo aos poucos assalariados da cidade como funcionários públicos, pequenos e médios proprietários rurais ou pequenos comerciantes de bares e mercearias. A população de Vazantes e comunidades vizinhas somam 10 mil habitantes, que não têm acesso ao cinema.
PROGRAMAÇÃO DE FILMES:
(sujeita a alterações)
07 DE JUNHO DE 2018 (QUINTA-FEIRA)
LOS DOS CINES DE YODY JARSÚN (Ficção / 5’/ 2017 / Argentina), de Alejandro Gallo Bermúdez
O CONSERTADOR DE COISAS MIÚDAS (Animação / 10’35”/ 2017 / PE), de Marcos Buccini
LUIZ (Ficção / 16’/ 2017 / SP), de Alexandre Estevanato
SOBRE UM FILME QUE NÃO ACABOU (Documentário / 12’ 22”/ 2017 / RS), de Diego Tafarel
MINHA MÃE, MINHA FILHA (Ficção / 16’/ 2018 / SP), de Alexandre Estevanato
LEIDE (Documentário / 13’/ 2018 / CE), de João Marcos Maia
08 DE JUNHO DE 2018 (SEXTA-FEIRA)
CASTIGO (Ficção / 13’/ 2017 / RJ), de Lucas Maia
EU SOU O SUPER-HOMEM (Ficção / 19’25”/ 2018 / SP), de Rodrigo Batista
CASCA DE BAOBÁ (Ficção / 12’ / 2017 / RJ), de Mariana Luiza
BOCA DE FOGO (Documentário / 9’/ 2017 / RJ), de Luciano Pérez Fernández
A BOTIJA (Ficção / 2’28”/ 2017 / CE), de João Marcos Maia
OS TRÊS ERRES EM AÇÃO (Animação / 3’37”/ 2017 / CE), de João Marcos Maia
09 DE JUNHO DE 2018 (SÁBADO)
BRASAS DE SEBASTIÃO (Ficção / 1’35”/ 2017 / CE), de João Marcos Maia
EU PENEI, MAS AQUI CHEGUEI (Documentário / 18’30” / 2018 / PE), de Chris Oliver
TIMBO (Documentário / 9’ / 2017 / Brasil/Inglaterra), de Peiman Zekavat
FLECHA DOURADA (Documentário / 15’/ 2017 / SC), de Cíntia Domit Bittar
EL NIÑO Y LA NOCHE (Animação / 12’/ 2017 / Argentina), de Claudia Ruiz
Serviço
V Mostra Curta Vazantes: Cinema em Comunidade
Data da Mostra: 04 a 09 de junho de 2018
Entrada gratuita para exibições e oficinas.
Local: Comunidade de Vazantes, distrito de Aracoiaba, no Ceará
Site: http://www.pontilhadocinematografico.com.br/curtavazantes/
Comentários
Postar um comentário