A ressaca do mar em Fortaleza nos últimos três dias levou a obra "Le Femme Bateau" (foto Gentil Barreira), o barquinho de 1,5 metros por 5,5 metros, de Sérvulo Esmeraldo.
A viúva de Esmeraldo, Dodora Guimarães, no instagram, comentou sobre o fato: "Em que banco de areia estará nossa sereia".
"La Femme Bateau" ficava na ponta da Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema. Construída em 1994, a partir de fibras, a obra era em formato de barco e se movimentava pela direção dos ventos.
"Esta é La FemmeBateau , escultura cinética do artista cearense Sérvulo Esmeraldo. Ela foi reconstruída em aço inox, pintado, nas dimensões 1,50 x 5,50 m e foi instalada na Ponte dos Ingleses, Praia de Iracema. Ontem durante a ressaca do mar ela desapareceu. Gostaria de pedir aos frequentadores e surfistas da região, que caso encontrem a escultura, por favor acionem a Secultfor, a Guarda Municipal ou o Corpo de Bombeiros, órgãos públicos que desde já agradeço por se disponibilizarem a encontrar a obra de arte", escreveu no facebook, a secretário executiva de Cultura de Fortaleza, Paola Braga.A viúva de Esmeraldo, Dodora Guimarães, no instagram, comentou sobre o fato: "Em que banco de areia estará nossa sereia".
"La Femme Bateau" ficava na ponta da Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema. Construída em 1994, a partir de fibras, a obra era em formato de barco e se movimentava pela direção dos ventos.
Mergulhadores do Corpo de Bombeiros iniciam na próxima segunda-feira pela manhã as buscas da "La Femme Bateau".
“O horário foi escolhido porque o mar vai estar secando”, destaca o comandante dos Bombeiros, Heraldo Pacheco. Conforme Pacheco ainda não é possível ver a escultura devido a altura do mar, que continua alta. “De um jeito ou de outro, vamos tirar”, garantiu o comandante ao jornal O Povo.
O prefeito Roberto Cláudio (foto PMF) acompanhou, neste sábado (3), ao lado do titular da Secretaria Regional II, Ferruccio Feitosa, os serviços de limpeza da orla da Praia de Iracema e Avenida Beira-Mar. Essas áreas da Cidade foram atingidas por atividades marítimas, designadas de ressaca da maré e “swell”, que arremessaram areia e pedras no calçadão e, em alguns trechos, na pista.
Uma equipe composta por 80 pessoas realiza a limpeza da área,com auxílio de maquinário específico,como retroescavadeira e pá mecânica. A previsão de finalização dos serviços é na próxima segunda (5). “Essa operação foi necessária devido a todo o material arremessado pela maré no calçadão. Já estávamos preparados para atuar durante e após a finalização da atividade marítima”, afirma o prefeito.
De acordo com o secretário da Regional II, Ferruccio Feitosa, os trabalhos de limpeza da orla foram intensificados na noite da quinta-feira (1) e devolverá brevemente o calçadão, totalmente livre de resíduos, para a população. “Desde a quinta-feira, iniciamos uma ação de limpeza e monitoramento das áreas mais afetadas com as atividades marítimas. Aproximadamente 500 toneladas de material foram removidas da via pública até a manhã deste sábado. Seguiremos trabalhando para devolver o passeio público e a pista totalmente livre de resíduos”, enfatiza o titular.
De acordo com a Capitania dos Portos do Ceará (CPCE), desde o início da ressaca da maré, foram registradas ondas que ultrapassaram três metros e meio de altura.
Comentários
Postar um comentário