O Instituto José Frota (IJF) apresentou o balanço do acolhimento de vítimas de ocorrências no trânsito na Emergência do hospital, em 2017. Entre janeiro e dezembro do ano passado, 15.023 pacientes foram socorridos na unidade por conta de quedas, atropelamentos e colisões em vias públicas. O quantitativo representa uma redução de 28% nas ocorrências, em comparação com os casos registrados no ano de 2014, quando 20.892 pessoas chegaram ao hospital pelos mesmos motivos.
De acordo com o IJF a tendência de diminuição observada nos últimos anos, vem se evidenciando, principalmente, entre os motociclistas, os mais numerosos entre as vítimas do trânsito. Em 2014, o IJF chegou a receber 13.120 condutores e passageiros de moto. Já em 2017, a Emergência recebeu 8.597 pacientes. Uma redução de 34%.
Para os profissionais do hospital, as intervenções urbanas e as ações de educação e fiscalização promovidas pela gestão municipal, assim como também a maior conscientização dos condutores e pedestres para o respeito às normas de convivência no trânsito, têm impacto direto na melhoria dos serviços em saúde, principalmente em unidades que concentram um elevado número de usuários, como o IJF, referência regional no tratamento de traumas e lesões vasculares graves, queimaduras e intoxicações.
O controle do número de acolhimentos resulta no melhor gerenciamento dos leitos e do Centro Cirúrgico, na melhor priorização do atendimento aos idosos e crianças e em mais segurança na atenção ao paciente e na atuação dos profissionais.
Semana Santa - A divulgação do balanço de atendimentos às vítimas do trânsito no IJF ocorre, intencionalmente, na véspera do período de celebração da Semana Santa, com o objetivo de chamar a atenção da população para a necessidade de uma conduta mais responsável, mesmo em momentos de comemoração. Historicamente, o número de atendimentos no período é relativamente maior que nas demais datas comemorativas. Desde o último dia 19 de março, a direção do IJF adotou um plano de contingência para o feriadão, que deverá permanecer até seis de abril. A força tarefa está concentrada na realização de procedimentos, cirurgias e avaliações médicas para dinamizar a circulação de leitos.
Comentários
Postar um comentário