O Grande Antônio Bezerra recebeu mais uma ampliação de atuação das iniciativas desenvolvidas dentro do Pacto por um Ceará Pacífico. Foi inaugurada pelo Governo do Ceará, neste sábado (24), a Unidade Integrada de Segurança sediado no bairro Antônio Bezerra. A medida reforçará ações em dez bairros: Antônio Bezerra, Quintino Cunha, Olavo Oliveira, Padre Andrade, Bela Vista, Presidente Kennedy, Parquelândia, Amadeu Furtado, Parque Araxá e Rodolfo Teófilo.
O evento que selou a implantação da Uniseg teve a presença do governador Camilo Santana, que esteve acompanhado do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, de autoridades policiais, e lideranças políticas da região de Fortaleza.
Camilo (foto Davi Pinheiro) destacou que a ação vem para concentrar mais policiais em um menor espaço geográfico na cidade. Antes da chegada da unidade, detalhou Camilo, o policiamento da região detinha 17 bairros. Agora a região é de dez bairros, incrementando a presença ostensiva e comunitária dos profissionais. A área também conta com uma Delegacia de Polícia Civil, uma Companhia da Polícia Militar (PMCE) e atendimento de um grupamento do Corpo de Bombeiros (CBMCE).
“Aqui na AIS (Área Integrada de Segurança) no Antonio Bezerra nós cobríamos 17 bairros. Agora são dez bairros, mais do que duplicando a quantidade de policiais militares, triplicando o número de policiais civis, dobrando o número de viaturas, colocando motos, base móvel”, explicou o governador.
Camilo citou que a Uniseg terá papel importante para garantir mais qualidade de vida para a população, assegurando espaços de lazer, instalação de areninhas, escolas e diversos trabalhos de capacitação, saúde, dentre outros voltados à comunidade. “Serão fortalecidas as ações sociais, todo um trabalho de diálogo com a comunidade será realizado pelo Ceará Pacífico”, complementou.
A área da Uniseg é atendida pelo o 10º Distrito Policial, pela 2ª Companhia do 17º Batalhão da Polícia Militar (1ª Cia 18º/BPM) e pelo Grupamento de Socorro de Urgência (GSU), do Corpo de Bombeiros Militar. São seis delegados, 12 escrivães, 19 inspetores e três viaturas – efetivo dobrado em relação ao anterior. O contingente militar, que antes possuía 140 policiais, passa a ter 299 militares, com 25 viaturas (16 carros e nove motos), e uma Base Móvel. Antes, eram oito carros, sem motos ou base móvel.
O Antonio Bezerra é sede da 5ª Unidade de Segurança em Fortaleza. Encontram-se em funcionamento na Capital as seguintes unidades: Uniseg 1 (Vicente Pizon, Cais do Porto e Mucuripe); Uniseg 2 (Meireles, Aldeota, Praia de Iracema e Varjota); Uniseg 3 (Conjunto Ceará I e II e Genibaú); e Uniseg 4 (Bom Jardim, Granja Lisboa, Siqueira, Canindezinho). No Interior, Sobral já foi contemplada com Uniseg e Território do Ceará Pacífico.
Titular da SSPDS, o secretário André Costa argumentou que as Uniseg que funcionam ativamente em Fortaleza já ajudam a transformar a realidade de comunidades, com a diminuição de ocorrências e mais ações de prevenções contra o crime.
“Nas outras quatro áreas, a gente teve redução dos índices de criminalidade. Temos esse impacto positivo. A Uniseg é um eixo do Ceará Pacífico, que mostra que queremos trabalhar para algo além do policiamento, cuidando da comunidade e tendo olhar público sobre áreas carentes. Temos dentro dela, por exemplo, o policiamento comunitário. Três equipes atuam de segunda a sexta-feira dentro da comunidade, uma delas visitando os comércios, outra visitando mulheres vítimas de violência doméstica em suas casas, e outra equipe visitando escolas, tanto públicas quanto particulares, nesses bairros”, citou Costa.
O secretário reforça que, com a redução da área circunscricional de atuação, os agentes de segurança conseguem desenvolver ações mais específicas e em uma região menor, o que favorece o cidadão, que é beneficiado com trabalhos melhor concentrados. Essa demarcação é estabelecida a partir da redefinição das áreas de atuação da SSPDS e suas vinculadas: Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense.
Ampliar o vínculo da polícia com cidadãos e cidadãs dos bairros de Fortaleza guiam o principal objetivo da Uniseg. A segurança de poder ir a uma praça de lazer, andar nas ruas com amigos, sair de casa com familiares, convivendo em sintonia com o suporte social apresentado pela medida do Ceará Pacífico. Para a aposentada Lourdes Silva, de 75 anos, é de se comemorar a atitude do Governo em implantar culturas de pacificação no Antonio Bezerra.
“A gente precisa da presença desses policiais e sentir que eles se preocupam com a população. Então por isso essa proposta é muito boa. Tem tudo para melhorar muito e diminuir a criminalidade onde nós moramos”, relatou.
Comentários
Postar um comentário