O Governo do Ceará, através da Secretaria Estadual da Cultura (Secult), e a Prefeitura de Aquiraz realizam, na próxima quarta-feira (17), a comemoração de 219 anos de emancipação do Estado. O Ceará foi emancipado de Pernambuco, em 17 de janeiro de 1799.
A programação especial comemorativa ao Dia do Ceará será realizada em Aquiraz, primeira capital do Estado, com abertura oficial às oito da manhã, na Praça Cônego Araripe, a Praça da Matriz.
Estão programadas apresentações culturais, como a da Tapera das Artes, Caninha Verde e Os Alfazemas.
O público também pode conferir uma visita guiada ao Museu Sacro São José do Ribamar, equipamento da Secult, que abriga a exposição "A História do Ceará na Arte Sacra". O evento tem apoio da Secretaria de Cultura de Aquiraz e tem entrada franca.
Às oito da manhã de quarta (17), a programação festiva do Dia do Ceará começa com o hasteamento da bandeira será acompanhado pela música do grupo convidado Sons da Vila, de Aquiraz. Na sequência, de 10h30 começam as visitas guiadas pelo Museu Sacro São José de Ribamar, que está com a exposição de longa duração intitulada "A História do Ceará na Arte Sacra". As visitações continuam até 19 horas.
Criado pela Secult, o equipamento foi o primeiro museu sacro instalado no território cearense, no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia, edificação erguida entre fins do século XVIII. O equipamento cultural passou a abrigar um conjunto de objetos religiosos advindos dos vários municípios e paróquias cearenses. Esse acervo é constituído por uma diversidade de imagens de santos e de anjos, objetos das procissões religiosas, parâmetros litúrgicos, missais etc., totalizando cerca de 1.400 peças, muitas de notório valor artístico e cultural, que nos remetem ao barroco colonial cearense.
Às 18 horas, a Prefeitura de Aquiraz realiza a abertura da Praça Gastronômica. Em seguida, às 18h30, acontece a 6ª Novena de São Sebastião e a Missa da Festa do Co-Padroeiro São Sebastião.
A abertura da solenidade com a presença do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, autoridades e a mestra da cultura Cacique Pequena, acontece às 20 horas. A festa continua com apresentação do grupo musical Tapera das Artes, às 20h30, seguida pela apresentação do grupo Caninha Verde, da Banda de Fanfarra FRS Percusssão do Batoque. O encerramento, às 21h30, fica por conta do show da banda Os Alfazemas.
O Dia do Ceará - O dia 17 de janeiro faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da Lei 13.470, de 18 de maio de 2004, que instituiu a data comemorativa referenciando o dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799, tornando-se administrativamente independente. A emancipação do Ceará foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, dona Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico que a antiga capitania do Ceará apresentava em 1799.
A lei estadual determina a realização anual de um evento oficial em Aquiraz, primeira capital do Estado, por ocasião da data. Além disso, órgãos e entidades da administração estadual, assim como as escolas da rede pública estadual de ensino, devem promover o Dia do Ceará.
Comentários
Postar um comentário