Coletiva de imprensa divulgou o Plano Operacional para o Réveillon 2018 (foto Kaio Machado/Prefeitura de Fortaleza) |
O Plano Operacional do Réveillon Popular 2018, no Aterro da Praia de Iracema, foi divulgado com estrutura de segurança, saúde, limpeza e mobilidade para fortalezenses e turistas.
“Nós estamos aguardando 1,3 milhão de pessoas, sendo cerca de 650 mil turistas, no Réveillon Popular de Fortaleza. A Cidade está em festa, porque teremos um Réveillon muito organizado, tranquilo, com muita alegria e diversão com 12 horas de duração para comemorar a chegada do Ano Novo. Temos certeza que será um dos maiores eventos do País”, destaca o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira. O show pirotécnico da virada terá 18 minutos.
Dentre as atrações, subirão no palco do Réveillon 2018 de Fortaleza: Xand Avião, Wesley Safadão, DJ Alok e Simone e Simaria. As apresentações nacionais ficam por conta de Luan Santana e Capital Inicial. Participam também a banda de rock cearense Selvagens à Procura de Lei, Marcos Lessa, Chico Pessoa e Fábio Carneirinho.
A programação começa às 17 horas do domingo (31 de dezembro), com Felipe Adjafre e Gustavo Serpa ao pôr-do-sol, e encerra-se abrindo o ciclo carnavalesco da Capital, com as apresentações do Luxo da Aldeia e do Bloco Unidos da Cachorra. A contagem regressiva para a virada será comandada pelo humorista Tirulipa.
Os deslocamentos para o Aterro da Praia de Iracema devem ser feitos, prioritariamente, utilizando o transporte coletivo (ônibus, vans e táxis). Neste ano, os participantes têm outra opção que é o bolsão de estacionamento gratuito no RioMar Fortaleza no Papicu. Os usuários deixam seus veículos e podem pegar o ônibus gratuitamente direto para o aterro da Praia de Iracema. A partir de 18 horas, o estacionamento estará livre, e os ônibus começam as viagens em direção à festa, de acordo com a demanda. O local de embarque e desembarque será a Avenida Rui Barbosa esquina com Deputado Moreira da Rocha.
Sete linhas especiais serão criadas para fazer a ligação expressa entre os sete terminais de integração e o aterro da Praia de Iracema. Nos terminais, uma operação especial de reforço foi elaborada com o acréscimo de 115 ônibus reservas que estarão disponíveis das 18 horas de domingo (31) até 6 horas da segunda (primeiro de janeiro de 2018). A região do evento é atendida por 20 linhas regulares.
Devido ao desvio nas proximidades da festa a partir de 17 horas, os pontos de parada da Avenida Abolição serão desativados temporariamente durante o evento. Os itinerários das linhas que trafegam pelo local serão desviados, realizando o embarque e desembarque na Rua Tenente Benévolo e na Rua Pereira Filgueiras, no sentido leste/oeste e oeste/leste respectivamente.
As pessoas que optarem por fazer o deslocamento no transporte coletivo contam ainda com o benefício da Tarifa Social, que nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro reduzirá o valor da passagem para R$ 2,60 (inteira) e R$ 1,10 (tarifa estudantil).
- Linhas especiais
930 – Antônio Bezerra / Aterro Praia de Iracema
931 – Parangaba / Aterro Praia de Iracema
933 – Lagoa / Aterro Praia de Iracema
935 – Messejana / Aterro Praia de Iracema
936 – Conjunto Ceará / Aterro Praia de Iracema
937 – Papicu / Aterro Praia de Iracema
938 – Siqueira/ Aterro Praia de Iracema
Além dessa frota extra, algumas linhas de ônibus terão seu horário prolongado, circulando até 4 horas. São elas:
011 - Circular I
012 - Circular II
017 - Intershoppings
033 - Corujão/Circular I
051 - Grande Circular I
052 - Grande Circular II
054 - Corujão/Praia do Futuro/Caça e Pesca
055 - Corujão/Grande Circular I
056 - Corujão/Grande Circular II
071 - Antônio Bezerra/Mucuripe
077 - Parangaba/Mucuripe
092 - Antônio Bezerra/Papicu/Praia de Iracema
130 - Vila do Mar/Náutico II
711 - Barra do Ceará/Cais do Porto (Complementar)
752 - Caça e Pesca/Centro (Complementar)
762 – Caça e Pesca/Centro/IE
903 - Varjota
905 - Meireles/Centro
906 - Caça e Pesca/Serviluz/Centro
907 - Castelo Encantado/Centro
909 – Praia do Futuro/Caça e Pesca/Beira Mar
Desvios de tráfego - Um efetivo composto por 140 agentes de trânsito e orientadores de tráfego será mobilizado para garantir a segurança dos pedestres, promover o controle de circulação dos veículos, reduzir os riscos de acidentes e coibir infrações no entorno. As equipes operacionais estarão distribuídas em 40 viaturas e 20 motocicletas, além de postos fixos nos principais pontos de bloqueio.
A primeira ação da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), que começa às cinco da manhã do domingo (31), será coibir o estacionamento em toda a área do Aterrinho, na Beira-Mar, entre as ruas Arariús e Ildefonso Albano, além da Historiador Raimundo Girão e todas as vias transversais, entre a Avenida Rui Barbosa e Rua Ildefonso Albano. As proibições permanecerão válidas até o fim do evento.
Os bloqueios viários serão iniciados às 17 horas. As principais vias bloqueadas serão a Beira-Mar, no trecho compreendido entre as ruas Arariús e Ildefonso Albano, e a Historiador Raimundo Girão, entre a Barão de Studart e Ildefonso Albano.
Os desvios serão realizados da seguinte forma: o condutor que estiver trafegando no sentido leste-oeste (Mucuripe/Centro) na Abolição terá que entrar à esquerda na Av. Barão de Studart e à direita na Moreira da Rocha. Já quem vem no sentido contrário (Centro/Mucuripe) na Historiador Raimundo Girão deve dobrar à direita obrigatoriamente na Ildefonso Albano e à esquerda na Monsenhor Tabosa. O motorista que circula pela Carlos Vasconcelos em direção ao Aterro terá que desviar à direita na Monsenhor Tabosa. Agentes estarão em pontos estratégicos auxiliando os motoristas sobre as alternativas que devem ser seguidas.
As vias perpendiculares que dão acesso ao Aterrinho e ao Aterro da Praia de Iracema também serão bloqueadas, sendo liberadas apenas para o fluxo de pedestres. O acesso local estará assegurado. Para tanto, moradores e hóspedes dos hotéis que dispõem de garagem localizados no trecho interditado terão acesso de carro somente mediante a apresentação de comprovante de endereço e liberação dos agentes de trânsito nos postos de controle.
Para auxiliar os motoristas e os cidadãos ao final do evento, os agentes de trânsito permanecerão distribuídos no local da festa para orientar o fluxo de veículos. A previsão é que o desbloqueio das vias aconteça às 6 horas do dia primeiro de janeiro de 2018.
Saúde - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai disponibilizar uma base de posto médico, que terá sala de observação; sala de procedimentos; sala de estabilização equipada com cardioversor, ventilador mecânico, aspirador, cilindro de oxigênio e material de resgate (prancha, colar cervical, colete de imobilização adulto e imobilizadores de membros inferiores e superiores). O posto contará com um coordenador operacional, três médicos, dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e um auxiliar de serviços gerais.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Fortaleza) vai ter uma Unidade de Suporte Avançado com um médico, um enfermeiro e um condutor de veículo de urgência. A Unidade de Suporte Básico será composta por um condutor de veículo de urgência e um técnico de enfermagem. O Samu também terá uma Unidade Incidente de Múltiplas Vítimas com um condutor de veículo de urgência.
Além disso, seis equipamentos de saúde estarão de plantão para dar apoio ao evento. São eles: Instituto José Frota, Unidades de Pronto Atendimento do Pirambu e da Praia do Futuro, Frotinha de Messejana, Frotinha do Antônio Bezerra e Hospital Geral de Fortaleza.
Segurança Municipal - A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã terá o reforço de 484 guardas municipais, que estarão distribuídos para atuar no isolamento do espigão da João Cordeiro, onde ocorrerá a queima de fogos; com salvamento aquático; apoio aos fiscais da Agefis, AMC, Etufor e Urbfor; e nos sete terminais de ônibus.
Policiamento - A Polícia Militar do Ceará contará com um efetivo de 869 policiais militares para fazer a segurança do evento no Aterro. Além disso, o órgão vai instalar ainda dez torres de observação elevada, terá uma base móvel para registrar boletim de ocorrências e um helicóptero estará disponível para o Réveillon 2018.
Já a Polícia Civil divulgou o reforço de 39 policiais, que atuarão em sistema de plantão nas delegacias especializadas, 2º DP e 34º Distrito Policial.
O Réveillon 2018 de Fortaleza conta com patrocínio da Skol, Crediamigo do Banco do Nordeste e Governo do Ceará.
Comentários
Postar um comentário