Os nove governadores do Nordeste enviaram uma carta ao presidente Michel Temer repudiando declaração do ministro da Secretaria de Governo (Articulação Política), Carlos Marun, sobre condicionamento de liberação de financiamentos junto a bancos públicos à ajuda dos governadores para aprovar a Reforma da Previdência em fevereiro de 2018, na Câmara dos Deputados.
Eis a integra da Carta dos Governadores do Nordeste
"
Os governadores do Nordeste vêm manifestar profunda estranheza com declarações atribuídas ao senhor Carlos Marun, ministro de Articulação Política. Segundo ele, a prática de atos jurídicos por parte da União seria condicionada a posições políticas dos governadores.
Protestamos publicamente contra essa declaração e contra essa possibilidade, e não hesitaremos em promover a responsabilidade política e jurídica dos agentes públicos envolvidos, caso a ameaça se confirme.
Vivemos em uma Federação, cláusula pétrea da Constituição, não se admitindo atos arbitrários para extrair alinhamentos políticos, algo possível somente na vigência de ditaduras cruéis. Esperamos que o presidente Michel Temer reoriente os seus auxiliares, a fim de coibir práticas inconstitucionais e criminosas.
Camilo Santana - Ceará.
Paulo Câmara - Pernambuco
Flávio Dino - Maranhão.
Wellington Dias - Piauí.
Robson Farias - Rio Grande do Norte.
Ricardo Coutinho - Paraíba
Renan Filho - Alagoas
Jackson Barreto - Sergipe
Rui Costa - Bahia".
Comentários
Postar um comentário