Foto: Divulgação |
Diversas atividades movimentaram a manhã desta sexta-feira (1/12) no Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Testes rápidos de HIV, distribuição de preservativos, atendimentos médico e odontológico e outros serviços de saúde convidavam a população a fazer parte do Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado hoje. Em alusão à data, o equipamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abriu as portas para receber a comunidade e prestar orientações quanto à prevenção da doença.
Nos últimos dois anos, cerca de 430 pessoas tiveram o diagnóstico de HIV positivo confirmado junto ao SAE. Atualmente, 235 são acompanhadas, tendo acesso a consultas, exames e o monitoramento do CD4, a chamada carga viral. “A importância do paciente ser acompanhado pelo SAE é saber que ele pode conviver com o vírus. Se ele fizer o acompanhamento corretamente com os profissionais especializados, ele não vai morrer”, destaca a coordenadora do SAE, Geórgia Correia Castro.
Com uma equipe formada por médicos (clínico geral e infectologista), enfermeiros, assistente social, farmacêutico e psicólogo, o equipamento atende aos pacientes soropositivos às segundas, terças e sextas-feiras. Já nas quartas e quintas, o espaço fica aberto aos testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B. Durante toda a semana, o local também funciona como ponto de distribuição de preservativos femininos e masculinos.
“É um teste simples, dura em torno de 20 minutos e a pessoa já sai com o laudo. Para ter acesso, basta vir portando um documento com foto e, se for menor de idade, vir acompanhado de um responsável”, explica Geórgia, reforçando que o exame é sigiloso e fundamental para um diagnóstico precoce.
Ao longo do mês de dezembro, o SAE vai reforçar as atividades de educação em saúde com a promoção de um calendário de palestras com a temática da prevenção. Mais informações podem ser obtidas no número 3342.4174.
SERVIÇO
SERVIÇO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO
Funcionamento: 2ª a 6ª feira, de 8 às 14 horas
Endereço: avenida Edson da Mota Correa, nº 420, no Centro.
Telefone: 3342.4174
Comentários
Postar um comentário