O deputado Fernando Hugo fala aos estudantes do Colégio Kennedy sobre educação financeira (foto Divulgação) |
O Procon/Assembleia Legislativa do Ceará iniciou, hoje, o projeto “Conscientização Financeira do Jovem”. Com palestra para 100 alunos, entre 11 e 14 anos, o local escolhido para dar início ao projeto foi o Colégio Kennedy, no bairro Papicu, em Fortaleza. A iniciativa propõe conscientizar os jovens desde cedo sobre consumo responsável, ensinando e formando para se tornarem cidadãos responsáveis financeiramente.
De acordo com o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia, deputado Fernando Hugo (PP), o Colegiado tem realizado ações de conscientização da população cearense sobre seus direitos como consumidores, e esse novo projeto se soma aos esforços para disseminar informações e conhecimento sobre o tema.
“Procuramos levar informações e contemplar tudo aquilo que o Código de Defesa do Consumidor pode ofertar ao povo, direcionando isso aos adolescentes, para que, a partir de agora, eles busquem resolutividade quando consumirem”, salientou o parlamentar.
A coordenadora do Procon/Assembleia, Telma Valéria, que também conversou com os alunos, falou sobre a importância de tratar dessas questões com jovens nessa idade, para que eles já tenham consciência de como lidar com o dinheiro e aprender a economizar.
“Todo jovem tem um sonho. Para que possamos realizar nossos sonhos, precisamos ter um projeto, e um desses projetos é, desde cedo, começar a economizar e poupar dinheiro, repassando esse conhecimento para os seus próximos. Tudo para que possam ser adultos mais responsáveis financeiramente”, ressaltou Telma Valéria.
Para Fernando Hugo, a ideia é que neste primeiro momento, as palestras aconteçam em escolas da rede pública e privada do Estado, mas a intenção é que, futuramente, possam trabalhar em parceria com o projeto “O Parlamento e sua História”, coordenado pelo Memorial da Assembleia Legislativa (Malce).
Participaram da palestra os advogados do Procon/Assembleia, Rômulo Augusto, Airton Martins, Érica Conde e Lorena Leite, que abordaram temas e termos específicos do mercado de consumo, como quilo, dinheiro, troco e validade de produtos.
Comentários
Postar um comentário