O Corredor Cultural do Benfica torna-se realidade neste final de semana. Idealizado para integrar a população desse e de outros bairros da capital em uma iniciativa de lazer gratuito para todas as idades, o projeto lança sua primeira edição na noite deste sábado (23) e segue com atividades diurnas no domingo (24). Outras três edições estão previstas até o final deste ano, e a expectativa é consolidar o evento para que ocorra mensalmente em 2018.
Com proposta de ocupação inovadora, toda a programação é aberta ao público e promete movimentar as ruas do bairro boêmio e universitário. “Isso é um anseio antigo, um movimento que tem uma história e vem sendo pensado há bastante tempo, tanto pela comunidade universitária quanto pelos movimentos sociais e pelos moradores do bairro do Benfica. Durante muitos anos o Benfica foi um ponto de convergência, principalmente dos estudantes, do mundo acadêmico, e continua sendo”, afirma o Reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos. O dirigente explica ainda que o projeto foi concebido a partir de um trabalho de pesquisa inédito sobre os serviços e equipamentos de todo o Benfica, que culminará no lançamento de um livro sobre o universo de restaurantes, bares, ateliês de artistas, pontos de encontro e associações sociais. É com base nessa história que a gente constrói o Corredor Cultural.
De acordo com o produtor executivo, Chico Célio Vieira, o mapeamento realizado mostrou que a comunidade não conhece nem visita tudo que o Benfica tem a oferecer. “Por isso, o propósito não é reinventar o bairro, mas articular essa programação que já existe à possibilidade da UFC se abrir para o povo aos finais de semana. Esperamos um público muito diverso e participativo”, diz. E o Prof. Henry Campos acrescenta: “A ideia é essa, tornar o evento uma atividade permanente. Com isso, a Universidade cumpre uma função de integração com seu bairro, que é tão importante e tem uma história tão especial na cidade”. Confira a seguir o leque de atividades por área:
Música
Os shows musicais começam às 17 horas do sábado (23), na Concha Acústica da UFC (Av. da Universidade, 2853 – Benfica), quando se apresentam a Camerata de Cordas da UFC, o grupo musical de alunos da Rede Cuca, o Maracatu Solar e o guitarrista paraense Aldo Sena. A partir das 8h do domingo (24), em palco montado na Avenida da Universidade, as atrações são uma aula de zumba com a equipe da Rede Cuca, além de Coral da UFC, grupo 4 em Foco, Oré Anacã, Cantoria de Viola, Espaço Brasileirinho e reisado Brincantes Cordão do Caroá.
Audiovisual
No domingo (24), das 10h às 12h, será realizada mostra retrospectiva da última edição do Dia Internacional da Animação, com curadoria da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Serão exibidas animações de realizadores cearenses que integraram a mostra oficial do evento em 2016.
Oficinas
Brincando de Fazer Notícia – Jornalismo e Cidadania, Confecção de Flipbook e Grafitti e Artesanato em Nó serão as quatro oficinas ofertadas na manhã de domingo (24). As inscrições poderão ser realizadas no horário e local das formações: às 9h no Departamento de Arquitetura ( Av. da Universidade, 2890 – Benfica) para as duas primeiras, e às 9h nos jardins da Reitoria para as duas seguintes.
Feirinhas
Entre 8h e 12h, os corredores da Reitoria e a Avenida da Universidade receberão feiras de livros novos e usados, de antiguidades e de economia criativa. Já o estacionamento do Museu de Arte da UFC (Av. da Universidade, 2854 – Benfica) abrigará uma praça de alimentação com representantes da gastronomia do bairro.
Serviços para o cidadão
Com apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, na manhã do domingo (24) o público terá acesso ao posto de atendimento da Ciclofaixa de Lazer, com aferição de glicemia e pressão arterial, além da distribuição de mudas. Também será possível cadastrar-se no local para emissão de Bilhete Único e para uso de vagas especiais de estacionamento.
(POR
Comentários
Postar um comentário