O Forte de Copacabana foi concebido, ao final do século XIX, para compor o sistema defensivo da cidade do Rio de Janeiro e de seu porto. Sua função principal dentro de tal sistema era impedir a aproximação de navios inimigos que pudessem ameaçar a entrada da Baía de Guanabara. Hoje é um dos pontos turísticos de visitação obrigatória no Rio de Janeiro.
Logo na entrada, está o Museu Histórico do Exército com exposições permanentes. No Salão Colônia, está exposição Império, cuja proposta é enfocar os principais fatos históricos ligados às fases colonial e imperial do Brasil. O Salão República reúne os principais fatos ligados ao Exército brasileiro na República, com destaque para a participação da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial.
Na área externa, pode-contemplar a bela paisagem da orla de Copacabana degustando uma das delícias oferecidas pelo cardápio da Confeitaria Colombo ou do Café 18 do Forte. As visitações ao Museu podem ser feitas de terça a domingo, das 10h às 18h. O mirante e os cafés ficam abertos até as 19h30.
O ingresso custa R$ 6 (inteiro) e R$ 3 (meia entrada). O acesso é gratuito para grupos escolares agendados, maiores de 80 anos e militares das Forças Armadas e dependentes.
Comentários
Postar um comentário