Com o objetivo de oferecer aos cartórios de Registro Civil de todo o Ceará a oportunidade de modernizar seus serviços, melhorar os processos e agilizar os atendimentos à população, a Arpen/Ceará (Associação Cearense dos Registradores de Pessoas Naturais) lança neste sábado (12) o Programa de Modernização e Valorização do Registro Civil do Ceará. A iniciativa é uma parceria da associação cearense com o Sindicato dos Registradores Civis do Estado de Minas Gerais (Recivil) e o Sebrae-Ceará. A solenidade de apresentação do programa reunirá imprensa, titulares e representantes de cartórios da capital e interior do Estado e será realizada às 9 horas, no auditório do Sebrae/CE (av. Monsenhor Tabosa, 777), em Fortaleza.
Na oportunidade, será lançado o software CARTOSOFT, criado pelo núcleo de informática do Sindicato de Minas Gerais, e destinado a automatizar os cartórios de Registro Civil, com todas as rotinas de um cartório de Registro Civil e a parte de notas, com autenticação de cópias, abertura e reconhecimento de firmas e procurações, além de controle de caixa e conexão à Central Nacional do Registro Civil e à Receita Federal, para a emissão do CPF dos recém-nascidos.
“Será uma excelente oportunidade dos cartórios de pequeno e médio porte, especialmente os do interior, automatizarem seus serviços e entrarem definitivamente na era digital, o que irá conferir mais agilidade e confiabilidade nos serviços prestados, além de possibilitar a automação de mais da metade dos cartórios de Registro Civil do Ceará, ainda sem sistema”, destaca Jaime Alencar Araripe, presidente da Arpen/Ceará. A Associação estima atualmente a existência de mais de 400 cartórios de Registro Civil em todo o Estado. “Pelo menos 60% deles ainda estão muito aquém do que se deveria em matéria de automação de serviços”, reforça Jaime Araripe.
O Convênio de Cooperação Técnica e Cessão de Uso de Sistema de Automação para o Registro Civil do chamado Sistema CARTOSOFT inclui a condição de aquisição do software por parte dos cartórios a preços extremamente acessíveis, incluindo no pacote o suporte de uso, por telefone e e-mail, a ser dado tanto pela Arpen/Ceará quanto pelo Recivil de Minas, e ainda treinamentos especiais descentralizados no interior do Estado, por um técnico da Arpen/Ceará treinado em Belo Horizonte na sede do Recivil.
Desta foram, os valores mensais do CARTOSOFT e suporte para os cartórios que aderirem ao Programa ficam em: Cartórios da Sede dos Municípios – R$ 115,00 mensais; Cartórios dos Distritos – R$ 60,00 mensais
Comentários
Postar um comentário