Analisando os dados das estações operadas pela UFRN constatamos a ocorrência de um evento no dia 25 de julho. Esse evento ocorreu às 20h49 UTC (17h49, hora local) e foi bem registrado pelas estações de Riachuelo (RCBR), Pau dos Ferros (PFBR) e Sobral (SBBR). O epicentro foi localizado a aproximadamente 34 km a SSW da cidade de Cascavel. A magnitude preliminar foi estimada em 3.3.
Segundo informações da TV Jangadeiro, de Fortaleza, esse evento foi sentido em Boqueirão (Boqueirão do Cesário).
Já comunicamos a ocorrência do evento à Defesa Civil do Ceará, na pessoa do Sr. Francisco Brandão, que fará um levantamento de onde e como esse evento foi sentido.
O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 1.
O registro do evento na estação PFBR está mostrado na Figura 2.
Figura 2. Registro do evento na estaçãoPFBR. |
Esse evento é mais um que ocorreu nessa região, que é monitorada pela estação NBCL a que não temos acesso no momento. Além de NBCL, no momento, temos uma rede sismográfica local operando na região o que permitirá se obterem os epicentros dos eventos com maior precisão.
Finalmente, cabe salientar que essa atividade sísmica está relacionada à zona sismogênica conhecida como borda da Bacia Potiguar, que envolve o Rio Grande do Norte e o leste do Ceará, onde já ocorreram tremores de magnitude acima de 5.0 em 1980 (Pacajus-CE) e 1986 (João Câmara-RN), sendo uma das áreas de maior atividade sísmica do país.
Fonte: LabSis/UFRN, RSISNE, INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, André Silva
Comentários
Postar um comentário