A jornalista e advogada Dra. Wanda Palhano, presidente do jornal O Estado, faleceu na manhã de hoje (21), ás 10h20 no hospital Monte Klinikum, após algumas paradas cardíacas. Segundo o laudo médico, a causa foi parada cardiorespiratória.
O velório será na Funerária Ethernus Complexo Velatório, a partir das 17 horas, localizado na Rua Padre Valdevino, 1688 – Aldeota.
Wanda Palhano foi a primeira mulher cearense a ocupar o cargo de procuradora Geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs); foi procuradora federal e a primeira conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE). Além disso, foi advogada e jornalista.
História
A narrativa social do O Estado começa em 24 de setembro de 1936, com a sua criação. Com mais de 21 mil edições o jornal é conhecido por sua credibilidade e tradição. E na grande maioria das vezes o simples ato de folhear estas páginas de notícias esconde a verdadeira VIDA presente neste papel: desafios, perdas e conquistas contidas nas mais de 500 mil folhas já publicadas, aproximadamente.
Por ser uma empresa familiar a história do Jornal às vezes se confunde com a biografia da vida de alguns dos principais personagens. Ninguém melhor para falar sobre essa tal intimidade do que a atual presidente, Wanda Palhano. Após a morte do seu marido, Venelouis Xavier Pereira, em 1996, resolveu enfrentar as dificuldades e tocar o jornal.
“O Jornal tem sempre sido remodelado e novas funções foram, com o tempo, distribuídas entre os irmãos. “Eu trago como característica da presidência, o meu tom conciliador e nossa capacidade de fazer parcerias”, completa Wanda Palhano.
Livro “Espelho”
Wanda Palhano lançou em 2013 o livro “Espelho”, que reúne poesias, crônicas e artigos de sua autoria. A autora revelou que “sempre escrevia e nunca tinha lançado um livro, apesar da vontade de fazer isso. É uma maravilha dividir com vocês aqui esse momento tão importante”. Solange Palhano afirmou que sentia que “era meu dever fazer uma coletânea com alguns dos textos escritos por minha mãe”. Na apresentação do livro, ela revela a dificuldade de “contar as histórias de minha mãe e falar sobre elas. Primeiro porque tenho verdadeira adoração por ela e segundo porque são milhares de histórias a serem contadas.”
Leia mais:
Parentes e amigos relatam tristeza com a perda:
Danilo Forte, deputado federal PSB
“Uma mulher extraordinária e de uma beleza física encantadora. Wanda Palhano sempre esteve comprometida com a responsabilidade social e política, que projetou o jornal O Estado para exercer importante papel na consolidação da nossa democracia, e à busca da verdade no nosso Ceará. Sentimos muito a partida desta grande mulher, primeira a ocupar a procuradoria do Dnocs e a primeira conselheira da OAB-CE”.
Margarida Borges, sua grande amiga
” Estou muito emocionada. Acabo de perder minha melhor amiga. Uma estrela que saiu da Terra para brilhar no Céu.”
http://www.oestadoce.com.br/geral/morre-presidente-do-jornal-o-estado-wanda-palhano
Comentários
Postar um comentário