Pular para o conteúdo principal



'Um Tempo de Chuva'

A companhia artístia a3 de Natal (RN) realiza nos dias 23 e 24 de maio em Fortaleza oficinas de dança-teatro e sensibilização artística, e apresenta nos dias 25 e 26 de maio o espetáculo Um Tempo da Chuva. As atividades integram o projeto de circulação viabilizado através do programa de patrocínios Banco do Nordeste Cultura, e vai percorrer as cidades de Sousa (PB), Fortaleza e Juazeiro do Norte. As apresentações e oficinas serão sediadas nos Centros Culturais Banco do Nordeste de cada cidade, e são gratuitas.
A iniciativa da companhia a3 vai além da formação de plateias. Trabalhando com as experientes Anízia Marques e Ana Claudia Viana, o projeto Um Tempo da Chuva busca semear o gosto pelo teatro, as artes e a dança, e defende o fortalecimento e valorização da iniciativa, permanência e visibilidade de grupos de pesquisa em dança que atuam com artistas acima de 40 anos.
Para participar das oficinas, basta ter mais de 14 anos e enviar e-mail para a3danca@gmail.cominformando nome completo, CPF, RG, telefone de contato, ocupação e se já estudou dança. As oficinas acontecem às 14h nos dias 23 e 24 e os espetáculos acontece às 18h nos dias 25 e 26. Para assistir a Um Tempo da Chuva, basta retirar o ingresso um hora antes do espetáculo no próprio CCBNB Fortaleza.
Um Tempo da Chuva
O encontro entre duas pessoas debaixo de uma parada em um dia de chuva, e a construção da amizade pelo caminho do desvelamento dos medos e desejos de cada uma delas. Esta é a trama de Um Tempo da Chuva, uma adaptação da peça O tempo da Chuva, texto original de Henrique Fontes, Rafael Ary e Paula Vanina. Em cena, as bailarinas Anízia Marques (Anízia Marques Cia de Dança) e Ana Cláudia Viana (Grupo Nammu) atuam no espaço urbano tomado pela chuva, explorando sensações e sentimentos oriundos do encontro. A dança-teatro surge neste espetáculo como um catalisador do subjetivo humano, integrando expressões artísticas e proporcionando envolvimento do público junto ao espaço cênico.
Contemplado pelo programa de patrocínios Banco do Nordeste Cultura (Lei Rouanet, Art. 18), o projeto está percorrendo os Centros Culturais BNB nas cidades de Sousa-PB, Fortaleza e Juazeiro-CE durante o período de 16 de maio a 23 de junho. Além da peça Um Tempo da Chuva, que será apresentada em cada CCBNB, a bailarina Ana Claudia Viana ministrará oficinas de dança-teatro gratuitas. As oficinas tem duração média de três dias e vão promover a sensibilização corporal por meio da arte. Poderão participar profissionais do teatro e dança, amadores e comunidade em geral. Toda a programação é GRATUITA.
Quem dança-atua
Ana Cláudia Viana e Anízia Marques são as intérpretes de Um Tempo da Chuva. Bailarinas e diretoras de grupos – Nammu e Anízia Marques Dança (Natal-RN) – defendem a atuação contínua do artista, sem abraçar o estigma de a dança ser para corpos jovens. Atuantes no Espaço a3 de dança desde 2014, que abriga as duas companhias independentes, Ana e Anízia compactuam a atuação na arte em prol da sensibilização corporal e convivência através da dança-teatro.
Anízia Marques
Formada pelo Ballet municipal de Natal, foi diretora artística da Domínio Cia de Dança e do Balé da Cidade do Natal. Na Domínio Cia de Dança foi assistente de Mario Nascimento (MG) - Recusa, Sergio Rocha (SP) – Bossa Nossa, e Savio de Luna (RN) – Dançando Mercedes. No Balé da Cidade do Natal foi assistente de coreografia de Luis Arrieta (SP) – Fragmentos da Página 5 e Palhaços, Domingos Costa (RN) - Seco, Marcelo Moacir (BA) - 15 Anos Depois, Armando Duarte (USA) – Você Não Sabe Como Eu te Amo, e Carlos Cotizzo (Alemanha) - Cadeiras.
Recebeu prêmios como bailarina e coreógrafa. No Festival de Joinville, em 2005, ganhou com o duo PELOS ARES (2º lugar). No ano de 2006 no mesmo festival foi indicada a coreógrafa revelação tendo destaque no Solo Prece (1º LUGAR), com o trio No Caminho de Casa (2º LUGAR) e com o solo Marias (3º LUGAR). Recebeu o Troféu Mérito Potiguar da Educação, categoria Cultura em 2005. Em 2008 recebeu o Troféu o Poti IV (Natal/RN). Foi Chefe do setor de atividades culturais da Fundação Capitania das Artes – FUNCARTE, foi professora e coreógrafa do grupo Gira Dança por três anos e fundou a Anízia Marques Dança, em 2013, sendo atualmente gestora do Espaço a3 de dança.
Ana Claudia Viana
É graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998) e mestre em Artes Cênicas pela mesma instituição (2010). Atualmente é dançarina-criadora e diretora artística do Nammu Dança, e sócia do Espaço a3 de Dança. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, atuando principalmente nos temas da condição humana, dança e processos de criação. Foi dançarina da Gaya Dança Contemporânea por 18 anos, atuando em todos os espetáculos do grupo e trabalhos coreográficos assinados por Henrique Rodovalho (Embrulho Embolado), Ivonice Satie (Brincante, Arroq, Chronos), Edson Claro (Matriarca, Raízes Eternas) e Tíndaro Silvano (www.com.br e Fantasia Agreste), além de exercer o cargo de Assistente de Direção. Atuou como preparadora corporal nos seguintes trabalhos teatrais: Os Perigos de Vitória, A Estrada, Meu Nome e Destrilhados, pela Casa da Ribeira (RN), Encruzilhada do Mundo e Margem Ribeira, pela Bololô Cia. Cênica (RN), e Dois Amores y um Bicho, pela companhia Clowns de Shakespeare (RN).
Programação de Oficinas e espetáculos
Um Tempo da Chuva irá circular pelas cidades de Sousa (PB), Fortaleza e Juazeiro do Norte apresentando o espetáculo e realizando oficinas de dança-teatro gratuitamente. As inscrições para as oficinas serão realizadas pelo e-mail a3danca@gmail.com.
Fortaleza
Oficinas: 23 e 24 de maio
Horário: 14 horas
Local: CCBNB
Apresentação: 25 e 26 de maio
Horário: 18 horas
Local: CCBNB
Juazeiro do Norte
Oficinas: 20 a 22 de junho
Horário: 14 horas
Local: CCBNB
Apresentação 23 de junho
Horário: 19h30
Local: CCBNB 

Serviço
Um tempo da Chuva
Oficinas de dança-teatro: Dias 23 e 24 de maio às 14 horas
Inscrições pelo e-mail a3danca@gmail.com.
Espetáculo: Dias 25 e 26 de maio às 18 horas
Local: CCBNB – Fortaleza
Entrada gratuita mediante retirada de ingresso uma hora antes do espetáculo

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Carnaval movimenta R$ 744 milhões no Ceará

Com o Carnaval 2025, o Ceará se consolida como um dos destinos mais procurados do Brasil para os dias de Folia. Segundo a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE), a festa em 2025 deverá movimentar R$ 744,2 milhões no Estado, um crescimento de 18,3% em relação a 2024r. O dado reflete o fortalecimento da região como destino turístico, impulsionado por investimentos estratégicos na promoção e infraestrutura. O cenário positivo indica que o período carnavalesco segue como um dos mais importantes para o setor, garantindo lazer e impactos diretos na Economia local. O Visite Ceará destaca a importância de tal movimentação no primeiro semestre do ano, que costuma apresentar menos eventos de grande porte em comparação com o segundo. - A combinação de infraestrutura qualificada, diversidade cultural e belezas naturais torna o nosso Estado um dos locais mais atrativos para quem busca aproveitar o Carnaval. Além das festas, é uma opção que representa descanso e oportunidade de entretenimento com...

Construções a preço de custo são as novas apostas da Colmeia

Após a entrega bem-sucedida do One Residencial no modelo de vendas a preço de custo, a Colmeia segue inovando no mercado ao replicar a mesma experiência na construção do Edifício Altana Meireles.  Na prática, os proprietários das unidades compõem uma razão social - do tipo Sociedade de Propósito Específico (SPE) - que arca com os custos da obra, enquanto a incorporadora administra e executa o projeto. Entre as vantagens desse tipo de comercialização é que há economia compartilhada e eliminação da incidência de custos financeiros por conta do agente bancário, que deixa de ser acionado como agente de crédito imobiliário. Da mesma forma, como os clientes são sócios, o acompanhamento das obras é feito de perto, sendo do interesse dos próprios investidores a celeridade e qualidade da entrega. Antes do empreendimento Altana, a Colmeia já havia usado da confiança adquirida no mercado para viabilizar outra obra com a prática de construção a preço de custo (também conhecida como construção ...

Mensagem Papal para Campanha da Fraternidade 2025

Mensagem do Papa Francisco por ocasião do início da Campanha da Fraternidade 2025. Papa Francisco: “Que todos nós possamos, com o especial auxílio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar nossas convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas”. A cada ano, os bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acolhendo as sugestões vindas dos regionais, dos organismos do Povo de Deus, das ordens e congregações religiosas e dos fiéis leigos e leigas, escolhem um tema e um lema para a Campanha da Fraternidade, com o objetivo de chamar a atenção sobre uma situação que, na sociedade, necessita de conversão, em vista do bem de todos. Neste ano de 2025, motivados pelos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; pelos 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato si’; pela recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; pelos 10 anos de criação da Rede E...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Carnaval movimenta R$ 744 milhões no Ceará

Com o Carnaval 2025, o Ceará se consolida como um dos destinos mais procurados do Brasil para os dias de Folia. Segundo a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE), a festa em 2025 deverá movimentar R$ 744,2 milhões no Estado, um crescimento de 18,3% em relação a 2024r. O dado reflete o fortalecimento da região como destino turístico, impulsionado por investimentos estratégicos na promoção e infraestrutura. O cenário positivo indica que o período carnavalesco segue como um dos mais importantes para o setor, garantindo lazer e impactos diretos na Economia local. O Visite Ceará destaca a importância de tal movimentação no primeiro semestre do ano, que costuma apresentar menos eventos de grande porte em comparação com o segundo. - A combinação de infraestrutura qualificada, diversidade cultural e belezas naturais torna o nosso Estado um dos locais mais atrativos para quem busca aproveitar o Carnaval. Além das festas, é uma opção que representa descanso e oportunidade de entretenimento com...

Construções a preço de custo são as novas apostas da Colmeia

Após a entrega bem-sucedida do One Residencial no modelo de vendas a preço de custo, a Colmeia segue inovando no mercado ao replicar a mesma experiência na construção do Edifício Altana Meireles.  Na prática, os proprietários das unidades compõem uma razão social - do tipo Sociedade de Propósito Específico (SPE) - que arca com os custos da obra, enquanto a incorporadora administra e executa o projeto. Entre as vantagens desse tipo de comercialização é que há economia compartilhada e eliminação da incidência de custos financeiros por conta do agente bancário, que deixa de ser acionado como agente de crédito imobiliário. Da mesma forma, como os clientes são sócios, o acompanhamento das obras é feito de perto, sendo do interesse dos próprios investidores a celeridade e qualidade da entrega. Antes do empreendimento Altana, a Colmeia já havia usado da confiança adquirida no mercado para viabilizar outra obra com a prática de construção a preço de custo (também conhecida como construção ...

Mensagem Papal para Campanha da Fraternidade 2025

Mensagem do Papa Francisco por ocasião do início da Campanha da Fraternidade 2025. Papa Francisco: “Que todos nós possamos, com o especial auxílio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar nossas convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas”. A cada ano, os bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acolhendo as sugestões vindas dos regionais, dos organismos do Povo de Deus, das ordens e congregações religiosas e dos fiéis leigos e leigas, escolhem um tema e um lema para a Campanha da Fraternidade, com o objetivo de chamar a atenção sobre uma situação que, na sociedade, necessita de conversão, em vista do bem de todos. Neste ano de 2025, motivados pelos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; pelos 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato si’; pela recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; pelos 10 anos de criação da Rede E...