Um raio matou duas pessoas hoje, no assentamento Bernardo Marin II, em Russas, no Sertão Central do Ceará. Morreram Maria da Conceição dos Santos, de 55 anos e João Victor Manuel da Silva Almeida, de oito anos. As primeiras informações é que eles estavam tomando banho no açude Capecé do assentamento e sofreram a descarga elétrica, vindo a morrer imediatamente. Várias pessoas estavam tomando banho no açude no momento do raio.
O assentamento Bernardo Marin II é resultado da reforma agrária feita em Russas há uma década. O assentamento é tido como modelo de reforma agrária no Ceará.
Os assentados estão todos comovidos com as mortes. O velório dos dois acontece na associação comunitária do assentamento e o sepultamento deve ocorrer amanhã.
Este ano (de primeiro de janeiro a 14 de abril), o Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da Enel Distribuição do Ceará registrou mais de 36 mil raios no Estado. Em 2016 foram 22.596. A Enel acusou 38 raios nesta sexta-feira em Russas. Um atingiu fatalmente o casal no assentamento Bernardo Marin II. No Ceará, hoje foram 637 raios em 39 cidades.
E Enel orienta os cuidados dentro de casa durante a incidência de raios: evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada; evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica; evitar consertos de instalações elétricas; e se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.
Os cuidados fora de casa durante tempestade: evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas; e evitar estar em locais como campos abertos, como açudes, praias, lagos, piscinas, árvores isoladas, postes e locais elevados.
Comentários
Postar um comentário