Folia sim. Abuso não. A mensagem do Instituto Maria da Penha (IMP), que desde 2009 luta pelos direitos da mulher, ganha eco durante o Carnaval de 2017 por meio de uma ação criada pela F.biz. A iniciativa começa com o lançamento da marchinha “#NãoMexeComigo”, trilha sonora de um vídeo que estreia hoje.
“A letra da marchinha foi inspirada em depoimentos reais de mulheres que sofreram algum tipo de abuso”, conta Fabio Astolpho, diretor executivo de criação da F.biz. Para Conceição de Maria, coordenadora de projetos do IMP, “esta é uma data pertinente para reforçar o respeito à mulher, pois muitos homens aproveitam o momento de descontração do Carnaval para cometer abusos, confundindo brincadeira com assédio”.
O recado do IMP fica claro ao longo do vídeo. Ao iniciá-lo, a pessoa verá gradativamente diversos links com testemunhos reais das agressões que inspiraram a criação de cada verso da marchinha, composta pela publicitária Ana Mattioni, redatora da F.biz. A expectativa é incentivar a sociedade a coibir comportamentos desrespeitosos, estimulando ainda a realização de doações que ajudem o IMP a continuar lutando pelo direito das mulheres a uma vida sem violência. Para contribuir, as pessoas devem acessar a plataforma de crowdfunding Kickante (https://www.kickante.com.br/campanhas/instituto-maria-da-penha-diga-nao-violencia).
O vídeo já conta com diversos parceiros de mídia para a sua veiculação, como UOL, AOL, Vevo, Cadreon (mídia programática), entre outros. A F.biz negocia ainda com alguns blocos de São Paulo e do Rio de Janeiro para que a marchinha seja tocada durante as apresentações. Os esforços envolvem ainda influenciadores e grupos de mulheres no Facebook. O vídeo poderá ser visto também nas redes sociais do IMP.
Link do vídeo no Youtube
Letra da marchinha “#NãoMexeComigo”
No Carnaval eu vou brilhar
Eu só queria ir pra rua pra festejar
É na semana mais feliz do ano
Que tá assim de homem te abusando
Não mexe comigo
Não mexe comigo
Beijo na boca à força
Não faz o menor sentido
Não mexe comigo
Não mexe com a gente
O seu puxão de braço
Não tem nada de inocente
No Carnaval eu vou brilhar
Eu vim pra rir, eu não vim pra chorar
É na semana mais feliz do ano
Que tá assim de homem te abusando
Não tô te querendo
Não to pedindo
Não toca no meu corpo
Eu não tô te seduzindo
Não mexe comigo
Nem mexe com as outras
Se você mexer com uma
Vai mexer com todas
Se eu sou passista
É seu respeito que eu espero
Se eu disse não
Não força a barra que eu não quero
Se é saia ou burca
Tanto faz o que eu uso
Isso não é paquera
O nome disso é abuso!
Comentários
Postar um comentário