Em momentos de crise e de um cenário desafiador na economia do país, as empresas precisam estar atentas às oportunidades também no mercado externo. O Ceará criou, em 2015, a Câmara Temática de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro para estimular as exportações. A estratégia reflete a tendência do Governo Federal ao lançar o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), em 2016. Além do estímulo, o profissional do comércio exterior deve estar preparado para entender os diversos cenários encontrados no mercado internacional, como, por exemplo, a política econômica norte-americana a partir do governo de Donald Trump, ou a agressiva política chinesa de exportações.
Nesse cenário, muitas empresas cearenses ainda carecem de profissionais capacitados para atuar no comércio exterior. Uma boa oportunidade de se preparar para um cenário mais promissor em 2017 é o curso de extensão “Economia, Finanças e Aduana no Comércio Internacional”, que está com inscrições abertas até 26 de janeiro.
A capacitação será ministrada por Marcelo Lettieri, Auditor-Fiscal da Receita Federal, Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor colaborador e pesquisador da Universidade Federal do Ceará (UFC); Marcelo Maciel, Auditor-Fiscal da Receita Federal e vice-presidente da Comissão Regional de Alfandegamento da 3ª Região Fiscal – Ceará, Piauí e Maranhão; e Helder Costa da Rocha, Auditor-Fiscal da Receita Federal e Inspetor-Chefe da Alfândega do Porto de Fortaleza, de 2009 a 2013.
O curso, promovido pela Universidade de Fortaleza (Unifor), terá 120 horas/aula, e será realizado entre 6 de fevereiro a 11 de abril de 2017 com aulas de segunda a quinta, de 18h30 às 22h30. As inscrições podem ser feitas no link: http://bit.ly/2hkkd0i. Informações pelos fones (85) 3477.3114 / 3174 / 3178. Uma das facilidades é que não há pré-requisitos de formação para participação no curso, que pode reunir profissionais já atuantes na área ou interessados na temática.
Dentre os objetivos do curso estão:
· Capacitar o profissional a exercer as funções relativas ao comércio e às finanças internacionais, em organizações públicas ou privadas;
· Capacitar o profissional a exercer funções relacionadas ao despacho aduaneiro de importação e exportação e a executarem atividades relacionadas a regimes aduaneiros;
· Capacitar o profissional a exercer as funções relacionadas ao alfandegamento de recintos autorizados às atividades de logística no comércio exterior e à instalação e operação de Zonas de Processamento de Exportações - ZPE;
· Dar ênfase às necessidades de mercado e incorpora questões essenciais do conhecimento avançado, teórico e prático, sobre a economia, o comércio e as finanças internacionais.
Comentários
Postar um comentário