Pular para o conteúdo principal



Em Limoeiro

A Praça da Matriz (Praça José Osterne) é palco principal do maior evento literário que acontece em Limoeiro do Norte, cidade cearense localizada no Vale do Jaguaribe. De 17 a 19 de novembro, a Feira do Livro de Limoeiro do Norte chega à quarta edição, congregando poetas, cordelistas, livreiros, cantadores, músicos, estudantes, professores, pesquisadores e a população da cidade para três dias de programação gratuita. A solenidade de abertura na quinta-feira, 17, às 20 horas.
Realizado pelo Instituto Brasil de Dentro em parceria com a Editora IMEPH, com o apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult - Lei Estadual de Incentivo a Cultura e o patrocínio da Enel, a IV Feira do Livro de Limoeiro do Norte contará com estandes de editoras, livrarias e cordelistas, abertos a visitação das 9h às 11h e das 17h às 23 horas, na Praça da Matriz. 
CARRETA CULTURAL com programação artística
Uma Carreta Cultural receberá a programação artística nos três dias, na Praça da Matriz, a partir das 18 horas, com apresentações de música, teatro, declamação de cordel e recital de repentistas, encerrando com um grande show às 22h. Na quinta-feira quem encerra é a Banda Renegados, na sexta-feira, Chorinho na Praça, com Luiz José em Quarteto, Luiz José (cavaquinho 6 cordas), Ribamar (violão 7 cordas), Giltácio Santos (clarinete), Paulinho (pandeiro), e no sábado, a atração das 22h é Parahyba e Cia. Bate Palmas.
Na noite de abertura a programação na Carreta Cultural começa com os Brincantes do Grupo Cena's. Em seguida, apresenta-se a Banda Filarmônica Dom Bosco, formada por alunos da Escola Normal. Às 19h, acontece uma homenagem a Patativa do Assaré, com o Grupo Cena's apresentando o espetáculo teatral "O casamento da Bela e o Pássaro". Declamação dos cordelistas Lucarocas e Paulo de Tarsodá continuidade à programação. Após a solenidade de abertura, que será às 20h, os poetas Jorge Macedo e Aldenir Bessa recebem convidados para o recital A Tradição do Repente.
Na sexta-feira, acontece um Sarau de Poesia organizado por João Filho, Jade Chaves e Isaac Cangaia, e no sábado haverá um recital do cordelista Antônio Francisco, do Rio Grande do Norte. A programação musical, além do show das 22h, terá ainda, na sexta-feira, a Banda Aécio de Castro, formada por alunos do Colégio Diocesano, sob a regência de Bergson de Castro, e no sábado, mais uma apresentação daBanda Filarmônica Dom Bosco.
Na área teatral, o público poderá conferir na Carreta Cultural os espetáculos: "A Megera Domada, por alunos da Escola Normal; "Lampião e Maria Bonita em O Rei do Cangaço e a Mulata da Terra do Condor", apresentado pelas associações Paz e União (Cidade Alta) e Unidos para o Progresso (Espinho); "Turma da Mônica", com o Clube das Palavras Reluzentes; e "Um Novo Conto", com o grupo Cena’s.
TENDA DAS ARTES para estudantes e IV JORNADA DAS LETRAS
Este ano a Feira do Livro está com a TENDA DAS ARTES, uma grande estrutura 400m² na Praça da Matriz, que pela manhã receberá a programação especial para os estudantes e à noite a IV Jornada das Letras, com rodas de conversa e lançamentos literários.
Na sexta e no sábado pela manhã, a Tenda das Artes recebe os alunos do Colégio Diocesano, Escola Pe. José de Anchieta e da Escola Normal com apresentações de teatro e dança, lançamento de livro, contação de história e oficina de artes. 
A Jornada das Letras começa na quinta-feira, com um bate-papo sobre o Fanzines na Escola, projeto do PIBID/FAFIDAM, realizado por alunos das escolas públicas, com mediação da professora Lúcia Helena. Na sexta-feira, o tema da Roda de Conversa será "Literatura feminina x literatura escrita por mulheres", tendo como convidadas Ana Remígio, Fernanda Cardoso e Leila Tabosa. Também participaGraciele de Lima, que lança o livro Toda Mística é de Si. No sábado, Liduina Moura lança Dabacuri – O Oráculo da Gastronomia e mitologia agrária nos sabores e saberes da Amazônia.
OFICINAS NA ACADEMIA LIMOEIRENSE DE LETRAS
Na sexta e no sábado pela manhã a IV Feira do Livro realiza duas atividades formativas na Academia Limoeirense de Letras. Na sexta, às 9h, Arlene Holanda ministra a oficina Contando em Cordel - Criação nas modalidades sextilha e sétima. No sábado, o escritor Jorge Pieiro ministra a oficina de Criação Literária, também com início às 9h.
ENCONTRO COM O AUTOR
Um dos pontos altos da Feira do Livro de Limoeiro do Norte é o Encontro com o Autor, que acontecerá nos três dias, às 20h30, na Sala dos Autores, na Praça da Matriz, proporcionando uma contato direto entre o autor e seus leitores. A cada dia, autores convidados apresentam uma de suas obras e haverá ainda lançamentos e sessão de autógrafos. 
Na quinta-feira, o Encontro será com Rouxinol do Rinaré, autor de Jorge e Carolina, versão de A Viuvinha em cordel, e Evaristo Geraldo, autor de O Pescador Encantado. Neste dia haverá ainda o lançamento do livro Histórias & Estórias, do jornalista Nelson Faheina. 
Na sexta-feira o Encontro será com a escritora Arlene Holanda, que lança O piolho, a princesa e o trovador. Para a sessão de autógrafos estarão presentes os poetas Dércio Braúna, autor de Aridez lavrada na carne, e Alan Mendonça, que autografa De Peixes e Aquários e outras obras de sua autoria.
No último dia, os três autores convidados conversam sobre seus novos livros. São eles, Antônio Francisco/RN (Os animais tem razão), Jorge Pieiro (A Menina do picolé azul) e Rinaldo de Fernandes (Contos Reunidos). Em seguida, haverá sessão de autógrafos com a presença dos diversos autores. 
A IV Feira do Livro de Limoeiro do Norte tem o apoio da Câmara Cearense do Livro, Academia Limoeirense de Letras, FAFIDAM/UECE, CDL Limoeiro do Norte, Auritransp, Unimed, Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC, Prefeitura de Limoeiro do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Educação. 

SERVIÇO
IV Feira do Livro de Limoeiro do Norte - De 17 a 19 de novembro em Limoeiro do Norte/CE. Solenidade de abertura: Dia 17, às 20 horas, na Praça da Matriz (Praça José Osterne). Informações: (88) 9.9661.0512. www.facebook/brasildedentro.com.br

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Construções a preço de custo são as novas apostas da Colmeia

Após a entrega bem-sucedida do One Residencial no modelo de vendas a preço de custo, a Colmeia segue inovando no mercado ao replicar a mesma experiência na construção do Edifício Altana Meireles.  Na prática, os proprietários das unidades compõem uma razão social - do tipo Sociedade de Propósito Específico (SPE) - que arca com os custos da obra, enquanto a incorporadora administra e executa o projeto. Entre as vantagens desse tipo de comercialização é que há economia compartilhada e eliminação da incidência de custos financeiros por conta do agente bancário, que deixa de ser acionado como agente de crédito imobiliário. Da mesma forma, como os clientes são sócios, o acompanhamento das obras é feito de perto, sendo do interesse dos próprios investidores a celeridade e qualidade da entrega. Antes do empreendimento Altana, a Colmeia já havia usado da confiança adquirida no mercado para viabilizar outra obra com a prática de construção a preço de custo (também conhecida como construção ...

Mensagem Papal para Campanha da Fraternidade 2025

Mensagem do Papa Francisco por ocasião do início da Campanha da Fraternidade 2025. Papa Francisco: “Que todos nós possamos, com o especial auxílio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar nossas convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas”. A cada ano, os bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acolhendo as sugestões vindas dos regionais, dos organismos do Povo de Deus, das ordens e congregações religiosas e dos fiéis leigos e leigas, escolhem um tema e um lema para a Campanha da Fraternidade, com o objetivo de chamar a atenção sobre uma situação que, na sociedade, necessita de conversão, em vista do bem de todos. Neste ano de 2025, motivados pelos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; pelos 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato si’; pela recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; pelos 10 anos de criação da Rede E...

Morre atleta de Fut7 Lucas Serpa

  Rinardo Xavier Lima :  #luto -É com grande pesar, que informo o falecimento do atleta cearense de Futebol 7, Lucas Serpa. A Federação Cearense de Futebol 7 (FCEF7) anunciou a triste notícia em suas redes sociais, destacando-o como um atleta exemplar dentro e fora de campo. Diversos clubes e organizações esportivas também expressaram suas condolências e homenagens a Lucas Serpa, ressaltando sua importância para o Esporte local. Neste momento de luto, a comunidade do Futebol 7 Cearense presta solidariedade aos amigos e familiares de Lucas Serpa". fcef7oficial : É com muita tristeza, que recebemos a notícia do falecimento do nosso atleta Lucas Serpa, atleta exemplar dentro e fora de campo! Desejamos que amigos e familiares possam encontrar conforto nesse momento tão difícil! Lucas Serpa teve morte súbida, nesta terça-feira (4/3/2025).

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Construções a preço de custo são as novas apostas da Colmeia

Após a entrega bem-sucedida do One Residencial no modelo de vendas a preço de custo, a Colmeia segue inovando no mercado ao replicar a mesma experiência na construção do Edifício Altana Meireles.  Na prática, os proprietários das unidades compõem uma razão social - do tipo Sociedade de Propósito Específico (SPE) - que arca com os custos da obra, enquanto a incorporadora administra e executa o projeto. Entre as vantagens desse tipo de comercialização é que há economia compartilhada e eliminação da incidência de custos financeiros por conta do agente bancário, que deixa de ser acionado como agente de crédito imobiliário. Da mesma forma, como os clientes são sócios, o acompanhamento das obras é feito de perto, sendo do interesse dos próprios investidores a celeridade e qualidade da entrega. Antes do empreendimento Altana, a Colmeia já havia usado da confiança adquirida no mercado para viabilizar outra obra com a prática de construção a preço de custo (também conhecida como construção ...

Mensagem Papal para Campanha da Fraternidade 2025

Mensagem do Papa Francisco por ocasião do início da Campanha da Fraternidade 2025. Papa Francisco: “Que todos nós possamos, com o especial auxílio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar nossas convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas”. A cada ano, os bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acolhendo as sugestões vindas dos regionais, dos organismos do Povo de Deus, das ordens e congregações religiosas e dos fiéis leigos e leigas, escolhem um tema e um lema para a Campanha da Fraternidade, com o objetivo de chamar a atenção sobre uma situação que, na sociedade, necessita de conversão, em vista do bem de todos. Neste ano de 2025, motivados pelos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; pelos 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato si’; pela recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; pelos 10 anos de criação da Rede E...

Morre atleta de Fut7 Lucas Serpa

  Rinardo Xavier Lima :  #luto -É com grande pesar, que informo o falecimento do atleta cearense de Futebol 7, Lucas Serpa. A Federação Cearense de Futebol 7 (FCEF7) anunciou a triste notícia em suas redes sociais, destacando-o como um atleta exemplar dentro e fora de campo. Diversos clubes e organizações esportivas também expressaram suas condolências e homenagens a Lucas Serpa, ressaltando sua importância para o Esporte local. Neste momento de luto, a comunidade do Futebol 7 Cearense presta solidariedade aos amigos e familiares de Lucas Serpa". fcef7oficial : É com muita tristeza, que recebemos a notícia do falecimento do nosso atleta Lucas Serpa, atleta exemplar dentro e fora de campo! Desejamos que amigos e familiares possam encontrar conforto nesse momento tão difícil! Lucas Serpa teve morte súbida, nesta terça-feira (4/3/2025).